Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Veja dicas para manter sua conta no X mais segura; Janja teve sua rede social hackeada

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Verificação em duas etapas e senhas mais fortes podem tornar sua rede mais segura; perfil da primeira-dama teve publicações atacando o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes nesta segunda-feira (11).
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1

Postado em 12 de dezembro de 2023 às 11h25m

Post. N. - 4.789

A escolha das senhas é um passo importante para dificultar o surgimento de problemas no mundo digital.  — Foto: Reprodução
A escolha das senhas é um passo importante para dificultar o surgimento de problemas no mundo digital. — Foto: Reprodução

Usamos senhas para as redes sociais todos os dias. Mas como manter tudo isso seguro? Um dos caminhos para evitar ataques hackers é ativar a dupla verificação e criar senhas difíceis de serem descobertas.

A conta do X (antigo Twitter) da primeira-dama, Janja Lula da Silva, foi bloqueada após ser hackeada na noite desta segunda-feira (11) atendendo ao pedido da Polícia Federal (saiba mais abaixo).

O perfil foi invadido por volta das 21h30. Depois disso, o hacker fez publicações ofensivas contra Janja, o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Ainda não se sabe exatamente como a conta da primeira-dama foi invadida.

De todo modo, veja a seguir dicas que dificultam ataques hackers na rede social X.

Use a verificação em duas etapas

Muitas redes sociais possuem algum modelo de acesso em verificação de duas etapas.

Com essa função ativada, o usuário precisa usar, além da sua senha, um código recebido por SMS ou gerado em um aplicativo no seu celular para ter acesso a conta.

A verificação em duas etapas oferece uma alta proteção contra ataques, já que um invasor não conseguirá acessar sua conta nem mesmo tendo sua senha. Ele precisará, além da sua senha, do acesso ao seu celular.

Em entrevista para o g1, Miriam von Zuben, analista sênior de segurança do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), explica que essa é uma das melhores maneiras de evitar acesso de terceiros.

No X, siga o passo a passo abaixo:

  1. No menu lateral, clique em "Mais" e em "Configurações e privacidade";
  2. Clique em "Segurança e acesso à conta", depois clique em "Segurança";
  3. Clique em "Autenticação em duas etapas";
  4. Há três métodos disponíveis: Mensagem de texto, Aplicativo de autenticação ou Chave de segurança;
  5. Depois de se registrar, assim que entrar em sua conta, você precisará informar o método de autenticação em duas etapas que usou no acesso anterior e a sua senha.
Senhas mais seguras 🔐

  • Crie senhas longas, que são mais difíceis de serem adivinhadas por tentativa e erro – uma dica é usar truques para criar senhas mais criativas, como pequenos trechos de frases ou músicas importantes para você;
  • Use letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais, como @ e $;
  • Não use a mesma senha em vários sites ou aplicativos;
  • Use gerenciador de senhas para memorizar as suas credenciais (veja opções abaixo);
  • Evitando a obviedade, crie senhas que são frases porque são facilmente memorizáveis e difíceis de serem descobertas;
Como lembrar da senha? 🤔

Sistemas de gerenciamento ajudam a criação e proteger de senhas. Eles contam com criptografia, o que dificulta o acesso de terceiros a informações privadas. Veja algumas opções gratuitas:

  • Gerenciador de Senhas do Google (integrado navegador Chrome e à conta Google);
  • LastPass;
  • Microsoft (integrado ao Authenticator para Android, também pode ser usado no Windows, no Edge e com extensão para o Chrome);
  • KeePass (com Keepass2Android para sincronizar suas senhas no Android).

Outras opções pagas incluem Dashlane, 1Password e Dropbox Passwords.

Avalie links no X

Usuários do X publicam links usando encurtadores de URL, como bit.ly ou TinyURL, para criar links abreviados que sejam mais fáceis de compartilhar em posts. No entanto, como os encurtadores de URL podem ocultar o domínio final, fica difícil saber para onde o link aponta.

Alguns navegadores, como Chrome e Firefox, têm plug-ins gratuitos que mostram as URLs estendidas sem precisar clicar neles.

Em geral, tome cuidado ao clicar em links. Se você clicar em um link e inesperadamente for encaminhado para uma página que pareça a página de acesso do X, não digite seu nome de usuário e senha.

Em vez disso, vá para X.com e acesse diretamente da página inicial do X.

A invasão

A conta no X (antigo Twitter) da primeira-dama, Janja Lula da Silva, foi bloqueada após ser hackeada na noite desta segunda-feira (11). Segundo o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos, o bloqueio foi feito a pedido da instituição, que já está investigando o caso.

A conta da primeira-dama foi invadida por volta das 21h30. Depois disso, o hacker fez publicações ofensivas contra Janja, o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

A conta de Janja no X tem mais de 1 milhão de seguidores. Por volta das 22h45, o perfil da primeira-dama continuava no ar. No entanto, todas as publicações haviam sido removida.

Procurado, o diretor-geral afirmou que o perfil teve o acesso bloqueado e deve ser desativado em breve, após a preservação dos dados.

Andrei Passos disse ainda que a PF já está atuando no caso e que uma investigação preliminar está em curso. O inquérito será instaurado na terça-feira (12).

Além disso, a Advocacia-Geral da União enviou uma notificação extrajudicial ao X solicitando o congelamento da conta até o fim das investigações e a preservação de dados de acesso, mensagens diretas e endereços de IP.

A assessoria da primeira-dama informou que entrou em contato com a PF e que também acionou o X.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, afirmou que os responsáveis serão identificados e não ficarão impunes.

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----