"Pesquisa produzida pela RockContent mostra como o conceito vem sendo explorado pelas marcas e quais as nuances da produção desses materiais pelas empresas."
No Brasil, as empresas que mais se dedicam à produção de materiais de Content Marketing são as agências. É o que aponta uma pesquisa produzida em junho deste ano pela Rock Content sobre a aplicação do conceito dentro do mercado nacional.
As agências correspondem por 21% das empresas que utilizam a estratégia em seu planejamento. Em seguida, aparecem companhias de cloud computing/ software como serviço (12%), consultorias (10%), educação (7%) e comércio eletrônico (7%).
Metade dos entrevistados afirmam que mantém uma equipe de duas a cinco pessoas responsáveis pela área de Marketing de Conteúdo. Já um número expressivo de 43% dos respondentes diz que apenas um funcionário é destacado para essa tarefa.
Em relação ao porte das empresas que apostam no conceito, 65% têm entre um e 25 colaboradores, enquanto apenas 9% possuem mais de 500 funcionários.
Enquanto para 65% das empresas a produção dos materiais é feita exclusivamente de forma interna, 16% apostam em uma estrutura híbrida, formada por colaboradores da própria companhia trabalhando em conjunto com funcionários terceirizados. Confira no site oficial da pesquisa o relatório completo.