por Felipe Vinha
Para o TechTudo
21/04/2016 08h00 - Atualizado em 21/04/2016 10h02
Postado em 21 de abril de 2016 às 20h30m
Virtual Boy, Sega Saturn, CD-I e Jaguar são alguns dos videogames que foram fracassos de vendas no mundo todo. Alguns consoles desta lista até são razoáveis, com bons games lançados no catálogo. No entanto, os aparelhos falharam no mercado e logo saíram de linha, seja pelo marketing, preço ou outros fatores.
Conheça alguns deles:
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Virtual Boy
O Virtual Boy é a “ovelha negra” na família da Nintendo. Lançado em 1995, o portátil apresentava a premissa de ter games com gráficos 3D em tempo real, graças ao visor especial que devia ser acoplado na cabeça do jogador – e que também era o console inteiro. Vendeu menos de 770 mil unidades, quantidade bem baixa para a época.
O estranho Virtual Boy (Foto: Divulgação/Nintendo)
Sega Saturn
O Saturn foi lançado em 1994 pela Sega e tinha a premissa de ser o primeiro videogame completo da empresa a utilizar CD como mídia principal, com gráficos 32-bit, o que permitiria jogos com visual 3D e outros efeitos. Ele só tinha um grande problema pela frente: o rival PlayStation.
Saturn foi um bom console, mas sofreu no mercado
(Foto: Divulgação/Sega)
O console da Sega vendeu 1,2 milhão de unidades até 1996, contra 2,9 milhões do PlayStation One. Além disso, a concorrência extra do Nintendo 64, que veio poucos anos depois, tratou de enterrar de vez o console.
Nomad
O Nomad é outro fracasso comercial da Sega. Lançado em 1995, veio para ser uma versão portátil do Mega Drive. Curiosamente, a empresa optou por nunca lançá-lo no mundo todo, e disponibilizou apenas no mercado norte-americano – com direito a trava de região para jogos. Uma receita para o fracasso.
Nomad era o Mega portátil (Foto: Reprodução/Amibay)
N-Gage
O N-Gage foi lançado para também ser um celular. Produzido pela Nokia, o aparelho tinha qualidades como a ergonomia para jogar seus principais títulos. Algumas versões de games lançados nele eram bem competentes, como Tomb Raider e Sonic Advanced.
N-Gage (Foto: Reprodução/Classic Portable)
CD-I
O CD-I é o filho gerado entre Philips e Nintendo, mas neste caso a culpa recai mais para a Philips. Originalmente o aparelho seria um adicional para o Super Nintendo, e tornaria o console compatível com CDs. A parceria não deu certo, mas a Philips teve o direito de levar o projeto adiante e ainda usar algumas marcas famosas nele, como The Legend of Zelda e Super Mario.
O fracassado CD-I (Foto: Reprodução/Retro Gamer)
Jaguar
Lançado pela Atari em 1993, o Jaguar foi um console a frente de seu tempo. Com a missão de ser o primeiro aparelho 64 bits já lançado, o Jaguar trouxe alguns jogos interessantes e diferentes ao mercado, mas falhou por não ter um catálogo tão grande de software oferecido aos fãs.
Jaguar falhou no mercado e quebrou a Atari
(Foto: Reprodução/Retro Gamer)
3DO
O 3DO, da Panasonic, tinha tudo para dar certo. Usava CD – a grande mídia da época –, sua equipe de desenvolvimento contava com pessoas que trabalharam no clássico videogame Amiga, e ainda havia o marketing da Electronic Arts, que desde aquela época era uma grande empresa. Porém, o mercado foi cruel.
3DO, da Panasonic (Foto: Reprodução/Retro Gamer)
Gizmondo
O Gizmondo chegou em 2005 para ser muito mais do que um simples videogame portátil. Ele tinha GPS, câmera integrada, gravador de áudio e outras funções que o tornavam uma espécie de “computador de bolso”. Custava US$ 250, mais caro que os consoles da época, como o Nintendo DS.
Gizmondo sofreu por não ter o foco certo
(Foto: Reprodução/SLCentral)
Apple Pippin
Parceria entre Apple e Bandai, o Pippin não deu certo por uma série de motivos. Lançado em 1995 no Japão e 1996 nos EUA, o console tinha a difícil missão de superar concorrentes como PlayStation e Nintendo 64. Ele até apresentava inovações, como um modem para Internet embutido e sistema operacional baseado em um Mac da época.
Pippin foi lançado pela Apple (Foto: Reprodução/Cult Mac)
Neo Geo Pocket
O Neo Geo Pocket foi criado pela SNK Playmore para ser o que o nome denuncia: uma versão portátil do antigo console Neo Geo. Lançado em 1998, o aparelho já vinha com a missão de fazer sucesso em um mercado dominado pela Nintendo. Para piorar, a SNK nunca o lançou fora do Japão, o que limitou bastante seu mercado.
Neo Geo Pocket ficou só no Japão e falhou
(Foto: Reprodução/Retro Gamer)