Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Como descobrir um fake na Internet?


João Kurtz
por
Para o TechTudo

13/06/2016 08h00 - Atualizado em 13/06/2016 08h00
Postado em 13 de junho de 2016 às 21h45m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
As redes sociais são métodos de comunicação comuns e por isso, é difícil encontrar alguém que não esteja inscrita em, pelo menos, uma delas. Facilitam o relacionamento entre as pessoas, mas se tornam locais propícios para a criação de perfis fakes ou que se passem por famosos para enganar os desavisados. 

Se você recebeu um pedido de amizade ou está desconfiado de que alguém seja um perfil falso, confira algumas dicas para evitar fraudes nas suas redes sociais.

Facebook caça perfis falsos e clonados que usam sua foto ou nome
Aprenda a usar o Facebook como nuvem para armazenar fotos (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Aprenda a usar o Facebook como nuvem para armazenar fotos (Foto: Luciana Maline/TechTudo))
Facebook pode estar cheio de fakes; saiba avaliar perfils falsos 
(Foto: Luciana Maline/TechTudo))

1. Busque pela pessoa no Google
Uma das formas mais simples de encontrar informações sobre uma pessoa é fazendo uma pesquisa no Google com o nome dela. O objetivo não é descobrir dados pessoais, mas se ela existe. Se a pessoa foi citada em jornais, editais de concurso ou teve seu nome divulgado de alguma forma, será fácil encontrar este registro.

2. Cruze os dados disponíveis e cuide com oversharing
Se uma pessoa diz ser de uma cidade específica, deve ter vários amigos adicionados que também são daquele local. O mesmo vale para escolas e locais de trabalho. Outra dica é verificar quais dados estão disponibilizados.

Muitos internautas são cautelosos e prezam a própria privacidade, evitando compartilhar informações sensíveis como números de telefone e endereços. Se o perfil com quem estiver conversando for mais completo do que o que está acostumado a encontrar, desconfie.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

3. Pesquise por outras redes sociais
É muito comum que uma pessoa possua contas em mais de uma rede social. Se estiver em dúvida sobre alguém, experimente buscar em outras plataformas para garantir que ela seja verdadeira.

4. Veja com quem ele fala
Verifique com quem esta pessoa mantém conversas públicas em seus perfis. Se estas outras contas também forem suspeitas, desconfie. Donos de perfis fakes costumam adicionar uns aos outros para dar a impressão de uma vida social movimentada.
Veja como marcar seus grupos como favoritos no Facebook (Foto: Divulgação/Facebook) (Foto: Veja como marcar seus grupos como favoritos no Facebook (Foto: Divulgação/Facebook))
Descubra um fake na internet (Foto: Divulgação/Facebook)

5. Compare estilos de escrita
Se a pessoa com quem estiver conversando possuir um blog ou conta em outra plataforma, compare a forma de comunicação dessa pessoa. Geralmente, ela mantém a mesma maneira, independente do sistema.

6. Procure por amigos em comum e inconsistências
Se estiver desconfiado de um perfil, veja se vocês têm amigos em comum e fale com essa pessoa para confirmar a veracidade da conta. Outra dica é convencer a pessoa a conversar com um amigo seu e detectar qualquer inconsistência nas conversas, como respostas diferentes para as mesmas perguntas – idade ou cidade de origem.

7. Entre em contato de outras formas
Se estiver desconfiado de que há um fake em sua conta, procure entrar em contato com ela usando outras formas. Por exemplo, se vocês conversarem muito por Twitter, tente adicioná-la no Instagram.
8. Desconfie de perfis famosos
Pessoas muito conhecidas têm maior possibilidade de terem fakes usando seus nomes. Redes sociais, como Twitter e Facebook, dão a estas pessoas um selo de conta verificada, o que significa que a plataforma confirma a identidade do usuário. Se estiver conversando com alguém que se diz um famoso, fique atento a este detalhe.

Como descobrir quem te visitou no Facebook? Descubra no fórum TechTudo.

9. Poucas ou nenhuma foto
É comum que as pessoas divulguem fotos de eventos sociais para que seus amigos e parentes também tenham acesso às imagens. Um perfil falso tem dificuldade em criar esta aparência de normalidade e terá poucas fotos com seu rosto marcado por outras pessoas. Também desconfie de quem não usa uma foto de seu próprio rosto.

10. Fotos copiadas
Uma tática comum de perfis fakes é copiar a identidade de outra pessoa e, assim, reproduzir atualizações dela, inclusive fotos, para ajudar a manter a farsa. Use ferramentas de pesquisa de imagem como o Google para garantir que as fotos são únicas e não estão sendo usadas em outras contas.

Microsoft compra LinkedIn por US$26,2 bilhões


Solange Calvo, 
2016/06/13, 10:20
Postado em 13 de junho de 2016 às 21h25m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

A Microsoft anuncia nesta segunda-feira (13) acordo para comprar a rede social LinkedIn por 26,2 bilhões de dólares em dinheiro.

A oferta de US$ 196 por ação representa um prêmio de 49,5 % sobre o preço de fechamento das ações do LinkedIn na sexta-feira (10).

Hoje, estamos refundando o LinkedIn, afirmou Reid Hoffman, presidente do conselho de administração da rede social voltada a profissionais, em comunicado.

Jeff Weiner continuará como presidente-executivo da rede social se reportando ao presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella. O acordo deve ser concluído ainda neste ano.

* Com informações da Reuters

Hewlett Packard Enterprise reforça estratégia em IoT


Solange Calvo, 
2016/06/13, 11:00
Postado em 13 de junho de 2016 às 21h00m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anuncia o Edgeline EL1000 e o Edgeline EL4000, os primeiros sistemas convergentes do setor para a Internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). Com os lançamentos, a empresa reforça atuação no segmento.

Esses sistemas integram captura de dados, controle, computação e armazenamento para fornecer análises robustas e insights na borda, permitindo tomada de decisões em tempo real. A HPE anunciou ainda recursos aprimorados de segurança e novos serviços de IoT, além de um ecossistema de parceiros para avançar a adoção e o impacto da Internet das coisas.


As organizações que aproveitam a grande quantidade de dados e executam análises profundas na ponta podem se tornar disruptivas digitais em seus setores, diz Mark Potter, vice-presidente sênior e diretor de Tecnologia do Enterprise Group, Hewlett Packard Enterprise.

Ele acrescenta que  a HPE integrou aprendizado automatizado e análises em tempo real a suas plataformas de IoT, permitindo maior eficiência e redução de custos aos clientes.

As novas soluções de IoT apresentadas pela companhia permitem que as organizações aproveitem o poder de seus dados ao fornecer análises em tempo real e aprendizado automatizado na ponta, onde as coisas estão.


A HPE destaca que o Edgeline EL1000 e o Edgeline EL4000 são os primeiros sistemas convergentes do setor para a IoT, integrando computação, armazenamento, captura de dados, sistemas de classe empresarial, controle e gerenciamento de dispositivos criados para prosperar em ambientes protegidos e lidar com choque, vibração e temperaturas extremas.

Afiando a estratégia
A HPE está fazendo parceria com líderes de IoT industriais como a GE Digital, a National Instruments e a PTC como parte de seu plano de lançamento no mercado para oferecer soluções conjuntas para os clientes. 

Essas soluções abordam casos de uso industrial para combinar o que há de melhor em Tecnologia operacional (OT) e TI para oferecer suporte aos setores de petróleo e gás, aeroespacial, de manufatura, automotivo e de energia.

Outra ação importante é a criação de quatro Laboratórios de inovação de IoT e especialização em todo o mundo, resultado de parceria da HPE e a Intel, para ajudar os clientes a prever como a IoT pode ser aplicada em seus setores, criar e testar aplicativos de IoT e acessar especialização técnica. 

Os laboratórios já estão abertos e localizam-se nas instalações da HPE em Houston, Texas; Grenoble,França; Bangalore, Índia; e Singapura.