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quarta-feira, 28 de maio de 2014

Panasonic se reinventa e busca dobrar faturamento no país até 2018


"Japonesa deixa as TVs e a linha branca um pouco de lado para focar no mercado B2B, enxergando nas Olimpíadas uma oportunidade para se aproximar de potenciais clientes."



*$* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 27/05/2014


Velha conhecida dos brasileiros, a japonesa Panasonic perdeu espaço nas vendas de televisores no país diante do aumento da competitividade do mercado, com a presença de marcas como Samsung, Sony e LG. O cenário, no entanto, não inibe o audacioso plano da companhia de dobrar seu faturamento por aqui até 2018, ano em que completa um centenário de atividades no mundo. Seu foco hoje é outro. Apesar de ainda vender aparelhos de televisão e equipamentos da linha branca, a aposta da empresa é no mercado B2B.

A realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro é a grande oportunidade para a Panasonic se aproximar dos clientes brasileiros e comprovar a qualidade de seus produtos. 

A japonesa é patrocinadora oficial do evento desde 1988 e acaba de inaugurar um escritório na cidade-sede para coordenar os trabalhos junto ao COI. Ela será responsável pelas soluções em vídeo, áudio e segurança que equiparão a Vila Olímpica e as arenas esportivas durante a competição.

O desafio da filial é contribuir para as metas da japonesa de elevar seu resultado global de US$ 77 bilhões, registrado em 2013, para R$ 100 bilhões, até 2018. “Fornecemos basicamente sistemas de B2B para as Olimpíadas e isso deve ajudar a Panasonic a trazer mais projetos nessa área para o país. 

Nossa ideia é equipar cada vez mais as arenas esportivas brasileiras e nos aproximar também dos setores hoteleiros e de transporte”, explica Masahiro Shinada, Vice-Presidente da Panasonic do Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Atuação na Copa
A companhia não vai esperar pelo maior evento esportivo do mundo para mostrar sua força. Ela já forneceu telões e câmeras de segurança para a Arena Pantanal, em Cuiabá, e para a Arena da Baixada, em Curitiba, ambos palcos da Copa do Mundo. Também firmou contrato de patrocínio de quatro anos com o estádio de Curitiba, outro local de jogos do mundial.


A companhia não é patrocinadora do mundial, mas ganha visibilidade por contar com o jogador Neymar como garoto-propaganda de sua linha marrom. Já o rosto por trás das divulgações da linha branca da marca é a apresentadora Fernanda Lima, que também está atrelada ao evento por ter feito sucesso como mestre de cerimônia no sorteio dos grupos de times no fim do ano passado.

A abertura do novo escritório no Rio busca tanto potencializar os investimentos temporários para a realização dos jogos, quanto os posteriores ao evento. 

“Sempre estivemos muito direcionados para o segmento de áudio e vídeo para o consumidor final, mas agora nosso objetivo é ampliar a atuação na relação empresa-empresa, com foco especial no setor automotivo. 

O novo escritório é estratégico para isso”, ressalta Chairman da Panasonic Corporation, Nagae Shusaku, que veio pela primeira vez ao Brasil para a abertura do novo espaço, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Consolidação da imagem da marca
Os resultados dos investimentos devem extrapolar o simples fornecimento de equipamentos.  “Esperamos também projetar e consolidar a imagem da Panasonic como marca. 


Ao nos aproximarmos dos parceiros e clientes, teremos a oportunidade de fazer com que eles conheçam melhor os negócios da empresa”, afirma Yorihisa Shiokawa, Presidente da Panasonic Latin America, em entrevista concedida no novo escritório da companhia.

A grande novidade tecnológica prevista para as Olimpíadas está nos equipamentos com resolução em 4K, que permitem a percepção de detalhes mais próximos aos captados pelo olho humano, em relação às imagens disponíveis hoje nas transmissões. Para abastecer o Brasil com seus produtos, a Panasonic conta hoje com três fábricas no país, empregando cerca de 1.800 pessoas nelas.

Uma delas está localizada em Extrema (MG) e atua na produção da linha branca. A unidade de Manaus se dedica a TVs, equipamentos de áudio, como mini systems e car áudios para as montadoras, e telefones de uso residencial. 

A companhia pretende aumentar a linha de produção desta fábrica, tanto em relação à capacidade quanto à variedade, incluindo micro-ondas comerciais. Já a unidade mais antiga da marca no Brasil fica em São José dos Campos e há 44 anos é responsável pelas pilhas vendidas pela japonesa.

Continente americano em destaque
A reestruturação focada na ampliação da venda de produtos para outras empresas levou a companhia a ter lucro operacional global de cerca de US$ 6,7 bilhões no ano fiscal de 2013/2014, que terminou em 31 de março. 


As contribuições da operação brasileira para esse resultado ainda é muito pequeno, já que nos últimos anos o grupo aportou capital prioritariamente em mercados na Ásia e na África. O continente americano agora passa a ser apontado como importante território para no novo direcionamento dos investimentos.

O Brasil responde hoje por metade do faturamento na América Latina. Para se aproximar dos compradores daqui, a marca tem investido forte também na produção de vídeos para a internet. “A web é um dos melhores canais disponíveis para explicarmos melhor para o consumidor o diferencial de nossos produtos em relação à tecnologia. 

É nela que temos respostas em tempo real e disponibilizamos tutoriais com informação mais clara e precisa. Apesar de não podermos abandonar as mídias tradicionais de massa, o digital é hoje visto por nós como o melhor caminho”, ressalta Renata Assis, gerente de Marketing no Brasil da Panasonic, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A marca tem investido também na aproximação aos varejistas, desde que fechou o showroom que existia em São Paulo. “Percebemos que o efeito da loja era muito pontual, atingia apenas uma parte de São Paulo. Optamos por direcionar esforços para as regiões em que nossa atuação é mais representativa, como Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul. 

No Sudeste, temos importante parceria com a Fast Shop, que não deixa de funcionar como uma espécie de showroom. Buscamos desenvolver material de ponto de venda convidativo e conquistar bons espaços de exposição em revendedores estratégicos”, acrescenta Renata.

Linha branca e de TVs
Apesar do foco B2B, desde fevereiro, o portfólio da linha branca fabricado pela Panasonic em Extrema foi ampliado, com o início da produção de lavadoras de roupa. 


A empresa também espera vender 30% mais TVs este ano por conta do aquecimento do mercado com a Copa do Mundo da FIFA. A Panasonic não adianta as expectativas com as Olimpíadas, nem as ações de Marketing previstas, apenas que algumas delas devem ser realizadas em parceria com outras patrocinadoras.

A marca perdeu espaço nas casas no país nos últimos tempos, mas ainda tem boa aceitação por aqui, como demonstrou pesquisa realizada pela CVA Solutions em fevereiro do ano passado. O estudo apontou a Panasonic como a companhia com melhor valor percebido, considerando-se a relação custo-benefício percebido pelos clientes. 

Em seguida aparecem Samsung, Sony e Philco. As concorrentes se destacam em relação a força de marca (atração menos rejeição) com destaque para Sony, seguida de Samsung, LG e Philips.
A filial brasileira busca aumentar suas receitas também exportando para países vizinhos, como já está fazendo com parte da produção de máquinas de lavar e geladeiras de Extrema. 

A empresa enfrenta as barreiras impostas no ambiente político e econômico da Venezuela e da Argentina, o que leva a japonesa a apostar ainda mais no Brasil para seus investimentos. O apito já soou para a fabricante, que trabalha para garantir uma goleada e poder comemorar o aniversário de 100 anos em grande estilo.

Gol convida artistas urbanos para pintarem avião que levará Seleção


"Dupla paulista OsGemeos pintou a aeronave durante cerca de 100 horas, com uso de mil latas de spray de tintas vindas da Espanha. Primeiro voo acontece nesta terça."



*#* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 27/05/2014


A Gol Linhas Aéreas Inteligentes convidou os artistas urbanos Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos como OsGemeos, para customizarem a aeronave que transportará a Seleção durante a Copa do Mundo da FIFA. 

O desenho escolhido homenageia os brasileiros, destacando a sua etnia. O projeto é assinado pela agência de marketing esportivo e entretenimento 9ine.

A dupla de artistas paulistas já imprimiu sua arte em castelos, prédios, túneis e trens, mas é a primeira vez que coloca seus traços em um avião. 

Devido ao formato e às dimensões da aeronave, foram necessárias cerca de 100 horas para a conclusão da pintura e mil latas de spray de tintas vindas da Espanha.

O primeiro voo com a arte será realizado na tarde desta terça-feira, na rota Confins-Congonhas. 

A aeronave é um Boeing 737-800 Sky Interior, com maior espaço para bagagens de mão, iluminação interior de LED e tomadas abaixo de todos os assentos para carregarem equipamentos eletrônicos portáteis.  Após o fim do mundial, o avião continuará em uso pela companhia aérea.
Gol, OsGemeos, Copa do Mundo, Seleção Brasileira, avião

Spoleto colore massa de verde-amarelo e distribui kit de tinta facial


"Rede preparou três novos pratos nas cores da bandeira brasileira e produziu dois vídeos para ação digital, um deles feito em parceria com o Porta dos Fundos."



*$* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 27/05/2014


O Spoleto coloriu sua massa de verde e amarelo para comemorar o momento esportivo no Brasil. Três novos pratos receberam as cores da bandeira nacional na rede de restaurantes, que também distribui kits de tinta facial para os clientes. Para complementar as ações, a empresa realizou dois filmes, sendo que um deles em parceria com o Porta dos Fundos.

O outro vídeo mostra a “Blitz Verde e Amarela” promovida pelo restaurante no Rio de Janeiro. A rede armou uma tenda no Largo do Machado, no Rio de Janeiro, e convidou os pedestres para maquiarem o rosto. No final da brincadeira, os cerca de 150 participantes degustaram um dos lançamentos, o Gnocchi verde e amarelo.

Os novos pratos são Lasagnabolognesa ao molho sugo (a partir de R$ 21,50), penne ao molho bolognesa (a partir de R$ 17,90) e gnocchi ao molho quatro queijos (a partir de R$ 19,00). Todos incluem os oito ingredientes escolhidos pelo cliente na hora da preparação.
Spoleto, massa, Copa do Mundo

Mundo do Marketing oferece ferramentas de planejamento de Marketing


"Assinantes podem baixar planilhas sobre plano de Marketing, precificação de produtos e serviços, além de análise SWOT e de concorrentes. Material vem com conteúdo explicativo."




*$* Por Redação, do Mundo do Marketing | 26/05/2014


O Mundo do Marketing fechou uma parceria com a empresa Luz Planilhas Empresariais e passa agora a disponibilizar aos seus assinantes ferramentas de planejamento de Marketing. Quem assina o Mundo do Marketing Inteligência têm a sua disposição para download planilhas de Precificação de Produtos, Precificação de Serviços, Plano de Marketing, Análise de Concorrentes e Análise SWOT. 

Todos os materiais criados pela Luz têm incluso orientações sobre o preenchimento correto das tabelas e sua utilização, além de vídeos informativos sobre o tema.
Esses são os primeiros materiais dos novos conteúdos que serão adicionados à área exclusiva do site. 

Até o fim do ano, novas planilhas serão inseridas ao Mundo do Marketing Inteligência, que conta ainda com pesquisas, estudos, dicas e mais de 30 mil registros de registros de Cases, artigos, entrevistas, vídeos, notícias e reportagens sobre conceitos, ferramentas, tendências, marcas, produtos e serviços.