Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Seu Wi-Fi está seguro? Veja dicas para proteger a internet sem fio de invasores

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Desconhecidos podem usar aplicativos para burlar a proteção ou descobrir a senha para, então, ter acesso à sua rede. Informações pessoais podem ser acessadas pelo Wi-Fi caso a conexão não seja segura.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Murillo Otavio, g1

Postado em 09 de novembro de 2023 às 07h35m

Post. N. - 4.759

Logo do Wi-Fi. — Foto: Divulgação
Logo do Wi-Fi. — Foto: Divulgação

Você sabe como melhorar a segurança do seu Wi-Fi? Não é incomum que pessoas tentem invadir a sua rede sem autorização com aplicativos que roubam a senha ou tentando descobrir a senha caso ela seja frágil.

E até mesmo suas informações pessoais podem ser acessadas pela rede sem fio caso a conexão não seja segura. É o que explica Marcelo Teixeira, professor e pesquisador em segurança da informação e redes de comunicação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Alphaville).

Por exemplo, acessando o Wi-Fi, é possível monitorar onde você está navegando na internet. Se está pesquisando sobre convênios médicos, por exemplo, informações sobre saúde podem ser usadas para aplicar um golpe.

Além disso, o acesso aos seus dados pessoais e até atividades fraudulentas em seu nome podem ser feitas a partir da conexão à internet.

Por isso, é importante "conhecer as proteções mesmo que seja um usuário sem experiência digital", acrescenta.

Para evitar essas situações, o pesquisador sugere algumas dicas de proteção. Veja abaixo

🔑 Não coloque senhas fracas

Um ponto importante é alterar a senha padrão do roteador. Ela é propositalmente fácil para, num primeiro momento, o dono da rede conseguir alterá-la. Porém, algumas pessoas acabam mantendo essa configuração.

De preferência, crie a sua própria senha seguindo as dicas abaixo:

  • Use letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais, como @ e $;
  • Não use a mesma senha que você utiliza em outros lugares;
  • Evite senhas óbvias, como data de aniversário ou seu próprio nome.
Deixe sua rede 'invisível'

Há uma função do roteador chamada Service Set Identifier ("Identificador do Conjunto de Serviços" ou SSID) que, quando ativada, pode deixar a rede "invisível", tornando-a mais segura.

Na prática, esse recurso é o nome da rede, que aparece na lista de conexões disponíveis ao pesquisar pelo computador ou celular, por exemplo.

É possível acionar o "modo invisível" da rede pelo computador ou pelo celular, por exemplo. Com os aparelhos, é possível alterar essas e outras configurações. Veja no manual do seu modelo do roteador para saber como.

Se quiser compartilhar a rede com algum conhecido, basta informar o nome e a senha correta. Não é preciso pesquisar redes disponíveis neste formato.

Neste caso, o nome da rede não vai ser exibido para quem pesquisar o Wi-Fi nas proximidades.

Os equipamentos de roteador têm padrões de criptografia, processo que embaralha dados para dificultar a espionagem, oferecendo, assim, mais proteção.

Nas configurações da conexão Wi-Fi, dê preferência aos protocolos WPA2 ou WPA3. Os dois protegem a conexão sem fio e, ao mesmo tempo, escondem dados e preservam comunicações, além de bloquear aplicativos que tentam invadir o sistema.

Os padrões usam criptografia AES, uma padronização de segurança norte-americana. Esse ajuste, por sua vez, permite uma camada de segurança mais robusta com senhas mais complexas.

🛜 Deixe o roteador atualizado

O roteador tem um sistema operacional de segurança chamado "firmware". Você precisa atualizá-lo manualmente. Para isso, acesse as configurações do aparelho através de um computador ou celular.

A atualização é baixada pela internet. Após obter a versão mais recente no seu aparelho, ative-a manualmente.

As novas versões incluem, geralmente, correções de segurança importantes. Sem esses ajustes, a rede poderá ter brechas e ser acessada por terceiros.

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----