por Paulo Alves
Para o TechTudo
06/10/2016 06h00 - Atualizado em 06/10/2016 18h57
Postado em 06 de outubro de 2016 às 23h15m
Quase sete anos – e oito smartphones – depois, o Google colocou o fim da linha Nexus, que ganhou destaque por oferecer celulares com o chamado "Android puro". Os celulares serviram como referência de funcionamento do sistema, com direito a atualizações mais rápidas, mas nunca decolaram em termos de popularidade.
No Brasil, somente três modelos chegaram a ser vendidos oficialmente. Os preços também sofreram várias mudanças, passando de valores subsidiados no começo para o mesmo patamar do iPhone 6.
Android 7.0 Nougat é revelado em detalhes; conheça as novidades do sistema
Traseira do Google Pixel XL, com tela de 5,5 polegadas,
e parte frontal do Google Pixel, com display de 5 polegadas
(Foto: Divulgação/ Google)
Nexus One
O primeiro Nexus chegou aos Estados Unidos em janeiro de 2010, fabricado pela HTC e equipado com Android 2.1. O hardware era avançado para a época, com tela maior do que no iPhone 4 – ela tinha 3,7 polegadas e resolução de 800 x 480 pixels. Desde aquela época, a preferência já era por processadores da Qualcomm, na ocasião um Scorpion de 1 GHz.
Nexus One, com Android 2.1 Eclair, foi lançado em 2010
(Foto: Divulgação)
Nexus S
Em dezembro de 2010, o Google anunciou o Nexus S, em parceria com a Samsung. A ideia era mostrar o funcionamento do Android 2.3 Gingerbread, que permaneceu como o mais popular do mundo por muito tempo depois do lançamento. O display aumentou para 4 polegadas, porém com os mesmos 800 x 480 pixels de resolução, e o armazenamento era de 16 GB, um número altíssimo para a época.
Outra novidade foi a presença de NFC, tipo de comunicação que só agora começa a se popularizar com sistemas de pagamentos digitais como Samsung Pay e Apple Pay. O Nexus S foi atualizado até o Android 4.1 Jelly Bean, que permanece presente em 5,6% dos dispositivos atualmente, na sexta posição entre versões do Android ativas.
Nexus S, fabricado pela Samsung, foi lançado em dezembro
de 2010 com Android 2.3 Gingerbread (Foto: Divulgação)
Segundo aparelho fabricado pela Samsung, o Galaxy Nexus estreou em novembro de 2011 com um design diferenciado e também era conhecido como Galaxy X. O aparelho se destacou pelo display curvo de 4,65 polegadas Super Amoled com resolução HD (1280 x 720 pixels), características que causam inveja até em alguns modelos atuais. O processador saltou para dual-core de 1,2 GHz e a memória RAM, para 1 GB, com direito a armazenamento interno de 16 GB ou 32 GB.
O aparelho foi a vitrine do Android 4.0 Ice Cream Sandwich, que marcou a primeira grande mudança de design do sistema, herdado da versão 3.0 Honeycomb, presente somente em tablets. O celular foi o primeiro Nexus a ser vendido oficialmente no Brasil, comercializado com o nome de Galaxy X por causa de uma briga no registro de marcas.
Galaxy Nexus, da Samsung, foi lançado em 2011 com Android 4.0
(Foto: Divulgação)
A quarta geração dos Nexus, fabricada pela LG e lançada em novembro de 2012, foi marcada por outra grande inovação no design. O Nexus 4 foi elogiado pelo visual elegante principalmente por conta do vidro estilizado na parte traseira. O hardware também não ficou atrás, com chipset quad-core Snapdragon de 1,5 GHz e 2 GB de RAM, além de uma câmera de 8 megapixels com foco automático.
A tela quase não aumentou de tamanho, chegando a 4,7 polegadas, mas a resolução sofreu melhora sensível, para 1280 x 768 pixels. O Nexus 4 veio para o Brasil com Android 4.2 Jelly Bean e foi o primeiro da linha a contar com carregamento sem fio, algo que até hoje não se vê no iPhone.
Nexus 4, o smartphone top de linha do Google em 2014
(Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
Nexus 5
Internamente, trouxe chipset quad-core Qualcomm Snapdragon 800, 2 GB de RAM e 16 ou 32 GB de armazenamento. A tela saltou para 4,95 polegadas e finalmente chegou ao Full HD (1920 x 1080 pixels), com proteção Gorilla Glass. Até hoje ele é considerado por muitos o aparelho com desempenho mais equilibrado da linha.
Fabricado pela LG, assim como o Nexus 4, o smartphone sofreu uma mudança grande no design da parte traseira, que ganhou um acabamento de policarbonato mais resistente, de modo a evitar dores de cabeça com vidro trincado. Já em termos de software, o modelo estreou o Android 4.4 Kitkat, que permanece como a versão única mais popular no planeta.
Nexus 5, de novo da LG, lançado em 2013 com Android 4.4 Kitkat
(Foto: Divulgação)
Nexus 6
A Google decidiu mudar de estratégia de preços e, em parceria com a Motorola, lançou em outubro de 2014 o Nexus 6 com preço de top de linha. O modelo foi baseado no Moto X e trouxe especificações potentes, incluindo uma tela enorme de 5,96 polegadas com resolução Quad HD (2560 x 1440 pixels), processador Snapdragon 805 e 3 GB de RAM, além de 32 GB ou 64 GB de armazenamento.
Nexus 6 vinha equipado com processador quad-core e câmera
de 13 megapixels (Foto: Divulgação/Google)
Nexus 5X
Há um ano, a Google lançou uma dupla de aparelhos. O Nexus 5X era o modelo mais modesto, com sensor de impressão digital na parte traseira e câmera potente, de 12,3 megapixels, com foco a laser.
Nexus 5X conta com tela Full HD de 5,2 polegadas
(Foto: Reprodução/Google)
Nexus 6P
Top de linha de 2015 e último Nexus lançado no mercado internacional, o Nexus 6P foi produzido pela Huawei e colecionou elogios pela junção de hardware de ponta e design premium. O celular foi o primeiro aparelho do Google a vir com acabamento todo em alumínio, e não deixou a desejar na performance com um processador Snapdragon 810, 3 GB de RAM e armazenamento de 32 GB, 64 GB e 128 GB.
Nexus 6P com leitor de digitais (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)
A partir de agora, com o Pixel, a gigante das buscas passa a controlar o hardware e o software, assim como já faz a Apple há nove anos com o iPhone.