Além do usuário final, empresa também vende a tecnologia para empresas realizarem treinamento com funcionários. Modelos não têm previsão de chegada ao Brasil.
Por Thiago Lavado, G1 — San José, Estados Unidos - o jornalista viajou a convite do Facebook
Postado em 03 de maio de 2019 às 19h10m
Postado em 03 de maio de 2019 às 19h10m
Veja como é o Oculus Quest, aparelho de realidade virtual do Facebook
Os Oculus são os principais investimentos do Facebook em realidade virtual. Na F8 de 2019, o encontro anual da empresa com desenvolvedores, foram anunciados dois modelos, que vão além da diversão doméstica para o consumidor comum. Ao todo, 22 países receberão os modelos ainda neste mês de maio, mas o Brasil não está na lista. Veja como funciona no vídeo acima.
Grandes empresas e instituições já usam os óculos como treinamento e aperfeiçoamento. Um dos exemplos é a rede de supermercados Walmart, que treina funcionários para grandes operações, como a Black Friday americana, com os óculos de realidade virtual.
Indo além, hospitais também usam a tecnologia para treinar cirurgiões: segundo o Facebook, os médicos que são treinados com VR tem uma performance 230% em relação aos instruídos da maneira convencional.
Apesar disso, analistas de mercado afirmam que é preciso ainda que o custo seja menor para o consumidor final e que mais desenvolvedores precisam trabalhar em softwares específicos em VR, aumentando o alcance desse tipo de tecnologia.
Mais sobre o F8 de 2019
Mais sobre o F8 de 2019