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quinta-feira, 20 de agosto de 2015

McDonald’s presenteia consumidores com batata dos Minions

"Para ter direito à oferta, clientes devem apresentar print com a postagem da promoção na fanpage da rede de restaurantes. Iniciativa segue até o dia 25 de agosto."

 

*.\0/.* Por Roberta Moraes | 20/08/2015

Em ação no Facebook, o McDonald’s está presenteando os consumidores com uma porção de batata frita em formato de Minion’s. 

Para ter direito à caixinha com 20 unidades, basta apresentar o print da postagem que divulga a iniciativa e que está disponível na Fanpage da rede de restaurantes. 

Mas não são todas as unidades que participam da promoção. No hotsite, é possível ver quais as lojas disponíveis. A ação se estende até o dia 25 de agosto ou enquanto durarem os estoques e cada cliente só poderá realizar a troca uma vez.

As batatas em formato dos personagens foram lançadas em junho deste ano, quando os bonequinhos amarelos invadiram a rede de fast-food como brindes do combo McLanche Feliz. 

A ativação fez parte da estratégia de lançamento do filme Minions, que chegou aos cinemas no Brasil no dia 25 junho. 
McDonald’s, Minions

Philip Kotler aponta para um novo modelo de capitalismo

"Em entrevista exclusiva ao Mundo do Marketing, guru aponta falhas na forma como as empresas conduzem seus negócios e quais serão os contornos de um novo mercado no futuro próximo."

 

*.-x-.* Por Bruno Mello e Renata Leite | 20/08/2015

Philip KotlerPhilip Kotler se formou, originalmente, com professores da economia clássica, como Milton Friedman e Paul Samuelson. Só mais tarde enveredou-se pelo Marketing e, agora, se volta para as falhas do capitalismo. 

O autor de clássicos como Marketing 3.0, Marketing de A a Z e Administração de Marketing - que estão sempre entre os best-sellers do Top 10 Livros Mais Vendidos, lista organizada pelo Mundo do Marketing - publica agora Confronting Capitalism, ainda sem tradução para o português.

Após anos perseguindo o lucro a todo custo, as empresas precisam repensar suas formas de atuação para continuarem no mercado. Em breve, não deve mais haver espaço para o capitalismo predatório, tal qual ele se configurou ao longo dos séculos. 

As pessoas desejam hoje marcas humanas, que trabalhem em prol do planeta e de seus habitantes. A partir de agora, o modelo econômico precisa se redimir dos erros do passado com urgência.

Professor da Kellogg School of Management, Kotler aponta as falhas, mas mostra também soluções em seu novo livro. O principal problema atual do capitalismo, na visão do autor é a “crescente desigualdade de renda e de riqueza”, discutida no segundo capítulo da obra. 

“O trabalho de uma empresa não é maximizar seus lucros às custas de todos os demais. Cada companhia deve redefinir o seu propósito, dizendo como pensa que seu trabalho está beneficiando a sociedade”, diz Philip Kotler, em entrevista exclusiva ao Mundo do Marketing, concedida por e-mail.

Mundo do Marketing: Se você fosse apontar a principal falha do capitalismo, entre as 14 listadas em seu novo livro, qual seria?
Philip Kotler: O problema fundamental é a crescente desigualdade de renda e de riqueza. O segundo capítulo de Confronting Capitalism discute essa falha, que leva a muitas outras questões. Ela conduz à alta remuneração para poucos e a outra bem baixa para muitos. 


A consequência é um grande número de pessoas pobres, com baixa renda. Até mesmo a Classe Média precisa se endividar para comprar os itens de necessidade básica. O alto nível de endividamento do consumidor é resultado de uma remuneração inadequada à nossa força de trabalho.

Este baixo nível de salário também leva à baixa taxa de crescimento econômico, porque as pessoas não têm dinheiro suficiente para comprar os bens que a indústria produz. Isso, por sua vez, causa o ciclo de expansão e contração do capitalismo, já que a especulação começa assim que a situação parece melhorar e, logo, torna-se exagerada. 

Enquanto isso, os ricos e super-ricos começam a financiar os políticos cujos interesses pairam sobre a proteção da riqueza e a manutenção dos baixos salários e benefícios sociais. A democracia se torna uma pseudo-democracia, na qual cidadãos votam, mas têm pouca influência sobre o resultado. Falo desses e de outros problemas no livro.

Mundo do Marketing: A economia compartilhada e a tecnologia estão impactando o modelo tradicional de capitalismo ao redor do mundo, com companhias como Uber e Airbnb gerando desafios para as indústrias de transporte e hoteleira. Você acredita que essa pode ser uma nova via para o capitalismo?
Philip Kotler: Este é basicamente um bom desenvolvimento, que leva a mais emprego e renda em uma sociedade em que há uma crescente escassez de postos de trabalho. Aqueles que têm ativos (como carros ou casas) podem alugá-los e rentabilizá-los. 


As pessoas vão cada vez mais se tornando uma classe de locadores, deixando que outros usem suas máquinas de cortar grama, suas coleções de música etc. Mais pessoas vão mudar para a mentalidade dos empreendedores, que é a base de uma sociedade inovadora.

Mundo do Marketing: Crises são parte dos ciclos do capitalismo, o que impacta diretamente os negócios. Como reduzir esses efeitos em momentos como o que o Brasil vive hoje?
Philip Kotler: A ocorrência de altos e baixos são uma característica inerente ao capitalismo, mas esses momentos podem ser antecipados e moderados. 


O papel do governo é justamente domar as especulações quando se torna evidente que um momento de baixa se aproxima, antes que ele leve a uma verdadeira crise. O governo pode usar a política monetária e fiscal para suavizar a subida do PIB de forma que ele não exploda.

Mundo do Marketing: Qual o papel das gerações mais jovens no processo de mudança do modelo capitalista?
Philip Kotler: Os Millennials são um tesouro com suas novas habilidades digitais e nas mídias sociais. Mais empresas vão ser vaporizadas se falharem na aquisição dessas habilidades. 


A nossa economia verá mais produtos e dispositivos se desdobrando em APPs em nossos smartphones, por meio dos quais fazer pedidos é fácil e ir a lojas físicas, menos importante. Os Millennials trarão uma mentalidade mais empreendedora para as empresas.

Mundo do Marketing: Como companhias que foram guiadas pelo lucro em primeiro lugar por décadas devem agir de agora em diante?
Philip Kotler: O trabalho de uma empresa não é maximizar seus lucros às custas de todos os demais. A tarefa da companhia é criar valor e compartilhar esse valor com acionistas, funcionários, fornecedores e distribuidores, em uma base justa. Cada empresa deve redefinir o seu propósito, dizendo como pensa que seu trabalho está beneficiando a sociedade.


Leia também: Economia compartilhada. O que é, desafios e oportunidades. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

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