Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Brasil terá déficit de 530 mil profissionais de tecnologia até 2025, mostra estudo do Google

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Levantamento do Google for Startups sobre escassez no mercado de TI aponta que a falta de diversidade, a ausência de talentos com perfil sênior, entre outros fatores, têm impactado o setor.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Darlan Helder, g1

Postado em 31 de maio de 2023 às 15h00m

Post. N. - 4.635

Patricia Alves é engenheira de dados e entrou na área estudando programação. — Foto: Celso Tavares/g1
Patricia Alves é engenheira de dados e entrou na área estudando programação. — Foto: Celso Tavares/g1

O Google divulgou nesta quarta-feira (31) um estudo em que mostra os principais desafios do mercado de tecnologia da informação (TI) no Brasil. Segundo a empresa, o país terá um déficit de 530 mil profissionais da área até 2025.

O relatório, produzido em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), aponta que 53 mil profissionais irão se formar entre 2021 e 2025, mas a demanda por novos talentos nesse período será de 800 mil, segundo a associação das empresas de tecnologia, a Brasscom.

"O resultado é um déficit de 530 mil profissionais, evidenciando ainda mais o desequilíbrio entre oferta de trabalho e talentos disponíveis", diz o Google. "A falta de habilidades digitais do Brasil o coloca na terceira posição entre os países do G20 que mais desperdiçam a oportunidade de aumentar o PIB".

O levantamento também mostra que 92% das startups participantes do estudo acreditam que faltam profissionais de tecnologia no Brasil e que isso gera impacto na inovação de seus negócios, podendo até prejudicar a sobrevivência das empresas.

O que tem gerado a escassez

O Google diz que ouviu startups, executivos e profissionais da área que listaram os motivos que geram a escassez de mão de obra qualificada no setor. Alguns causadores são:

  • o ensino de pensamento lógico está defasado nas escolas brasileiras;
  • existem grandes barreiras para pessoas negras e mulheres no mercado de tecnologia;
  • o mercado de TI no Brasil não desenvolve o número de profissionais seniores que deveria;
  • a dificuldade de conseguir o primeiro emprego em tecnologia faz com que os jovens busquem outras áreas;
  • existem grandes limitações para pessoas de regiões distantes dos grandes centros do país;
  • existem condições muito mais atrativas internacionalmente, esvaziando o mercado nacional.

Segundo o estudo, as áreas que apresentam os maiores déficits globais de talentos são segurança da informação, inteligência artificial, arquitetura de nuvem e organização de T.I. Automação, respectivamente.

Para André Barrence, diretor do Google for Startups para a América Latina, "são muitas vagas e poucos profissionais qualificados para atender às atuais necessidades do mercado".

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----