"No ranking com as 20 empresas, apenas sete são nacionais. Quarta e quinta posições são ocupadas por Facebook e Petrobras, respectivamente. Pesquisa mede a reputação."
*\\\* Por Bruno Garcia || 26/09/2012
Google, Apple e Microsoft são as marcas mais influentes do Brasil. As empresas ocuparam as três primeiras colocações na pesquisa Thought Leaders 2012 que indicou as 20 organizações mais influentes no país. O Facebook aparece na quarta colocação e em seguida a Petrobras. A pesquisa é realizada pela Ideal – The Reputation Agency e pela CONSULTORIA britânica The Leadership Group (TLG) e os resultados foram apresentados na manhã de hoje, dia 26, em São Paulo. Para elaborar este ranking são ouvidos governo, empresários, mídia, ONGs e acadêmicos, além de formadores de opinião. O resultado sugere que no Brasil as empresas de tecnologia norte-americanas possuem grande influência.
Entre as top 20, somente sete são locais. Entre as marcas nacionais Petrobras, Boticário e Vale são as mais influentes. Na quarta e na quinta posição entre as brasileiras, aparecem Natura e Banco do Brasil. A presença das estatais também é considerável. Das brasileiras, três são estatais – Petrobras, Banco do Brasil e Correios. Segundo o estudo, para 80% dos entrevistados, o principal benefício que uma empresa tem ao ser considerada líder de influência é a CONFIANÇA das pessoas. Este elemento foi apontado como crítico, que dá à empresa uma espécie de “licença” para operar e crescer. Veja a lista completa:
20 marcas mais influentes do Brasil
1 | Google |
2 | Apple |
3 | Microsoft |
4 | Facebook |
5 | Petrobras |
6 | Nestlé |
7 | Boticário |
8 | Sony |
9 | Visa |
10 | Coca-Cola |
11 | Volkswagen |
12 | Vale |
13 | Nike |
14 | Natura |
15 | Honda |
16 | Banco do Brasil |
17 | Correios |
18 | Mastercard |
19 | TAM |
20 | McDonald’s |
10 marcas nacionais mais influentes
1 | Petrobras |
2 | O Boticário |
3 | Vale |
4 | Natura |
5 | Banco do Brasil |
6 | Correios |
7 | TAM |
8 | Itaú-Unibanco |
9 | Bradesco |
10 | Petróleo Ipiranga |