Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Raspberry Pi ganha câmera de 8 megapixels da Sony

<<>--------------                    -------------____--__  _============____--_____-------------                    ---------------<.>>
Raquel Freire
por
Para o TechTudo

27/04/2016 06h00 - Atualizado em 27/04/2016 06h00
Postado às 23h30m


O Raspberry Pi ganhou duas novas câmeras de 8 megapixels. Uma delas oferece tecnologia tradicional e outra possui infravermelho, destinada para visão noturna. Ambas são equipadas com sensor IMX219, da Sony, que apresenta resolução superior a da antiga câmera, de 5 megapixels.

Raspberry Pi: conheça os modelos e saiba qual o mais indicado para você
Os dois modelos custam U$ 25 (cerca de R$ 90). Integrando a linha Exmor R, o sensor suporta resolução máxima de 3280 x 2464 pixels nas fotos e captura vídeos Full HD (1080p) a 30 fps. 
Raspberry Pi ganha câmera de 8 megapixels da Sony (Foto: Divulgação/Raspberry Pi Foundation)
Raspberry Pi ganha câmera de 8 megapixels da Sony (Foto: Divulgação/Raspberry Pi Foundation)

As câmeras têm dimensão de 2,38 x 2,5 x 0,9 cm, operam entre –20º C e 60°C e funcionam com todos os modelos do Raspberry Pi.
 
Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone.
Câmera de visão noturna da Raspberry Pi (Foto: Divulgação/Raspberry Pi Foundation)
Câmera de visão noturna da Raspberry Pi (Foto: Divulgação/Raspberry Pi Foundation)

O primeiro acessório oficial da Raspberry Pi Foundation foi lançado em 2013. O motivo para tanta demora na atualização da câmera é que a fundação e seus parceiros compraram grande quantidade do antigo sensor OmniVision OV5647, fazendo com que o estoque durasse muitos anos.

Via Raspberry Pi Blog e Engadget

Microcomputador dispensa bateria e funciona com energia das ondas de rádio

<<>--------------                    -------------____--__  _============____--_____-------------                    ---------------<.>>
Paulo Alves
por
Para o TechTudo

01/05/2016 06h00 - Atualizado em 01/05/2016 12h55
Postado em 04 de maio de 2016 às 22h00m


Engenheiros da Universidade de Washington, nos EUA, desenvolveram um microcomputador WISP que funciona sem bateria. Com o corpo menor que uma moeda, o mini PC retira energia de ondas de rádio já presentes no ar, dispensando também alimentação na tomada. 

O truque é feito graças à tecnologia RFID, que, originalmente, serve para transmitir informação por radiofrequência em cartões, tags NFC e até próteses.

Dia do Trabalho ganha Doodle do Google; entenda Primeiro de Maio
Na prática, o dispositivo captura ondas de radiofrequência que já estão no ambiente, emitidas por diversos outros eletrônicos continuamente, e as converte em energia elétrica. 

Como seu consumo é baixo, o resquício de ondas de rádio no ar é suficiente para mantê-lo em operação indefinidamente – para isso, é equipado com antenas maiores do que o computador em si.
Wisp mede menos que uma moeda (Foto: Divulgação/Universidade de Washington)
Wisp mede menos que uma moeda (Foto: Divulgação/Universidade de Washington)

A ideia dos pesquisadores, em conjunto com a Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, é usar o computador em projetos da Internet das Coisas. Ou seja, como não precisa de bateria, o PC poderá equipar móveis, eletrodomésticos e outros aparelhos de casa que originalmente não têm recursos inteligentes sem se preocupar com a troca de baterias.

Performance
A potência do pequeno computador não pode ser comparada com a oferecida por smartphones ou muito menos computadores convencionais. Aliás, em termos de desempenho, o mini PC ainda está muito aquém do famoso microcomputador Raspberry Pi, que é maior e opera com fonte de energia elétrica externa, via USB.

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone
Apesar das dimensões pequenas, antena ainda é grande demais Wisp mede menos que uma moeda (Foto: Reprodução/Universidade de Delft)
Apesar das dimensões, antena ainda é grande demais (Foto: Divulgação/Universidade de Delft)

Porém, assim como o Raspberry, o WISP também é criado com a premissa do código livre, o que significa que potencialmente qualquer desenvolvedor do mundo poderá usá-lo para criar seus próprios projetos – seja uma tranca de porta, um controle de luzes para casa ou um chip para a roupa.

O computador é modesto, mas pode ser programado como qualquer outro, e pode ser adaptado para praticamente qualquer tipo de sensor.
Disponibilidade
Por enquanto, o desafio é criar uma maneira de programá-lo sem precisar conectar a um computador com ajuda de cabos. Afinal, a configuração sem fio é essencial para tornar o WISP um verdadeiro microcomputador independente.

“Nossa visão é ter computadores sem bateria configurados por meio de software programáveis verdadeiramente sem fio, onde e quando quisermos”, diz um dos integrantes do grupo de pesquisa Przemyslaw Pawelczak.

Como ainda se trata de pesquisa em desenvolvimento, não há previsão de lançamento do WISP no mercado.