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sábado, 16 de setembro de 2017

Varejo é o segmento mais avançado na transformação digital na América Latina


Mafalda Freire, 
2017/09/15, 10:00 
Postado em 16 de setembro de 2017 às 23h35m


A pesquisa SAP Digital Transformation Executive Study: 4 Ways Leaders Set Themselves Apart, realizado por iniciativa da SAP, mostra como transformação digital está na ordem do dia para as empresas mas que apenas 3% delas estão fazendo esforços para que essa mudança aconteça.

O estudo, que entrevistou mais de 3 mil executivos seniores em 17 países, identificou desafios, oportunidades, valor e tecnologias relevantes usadas na transformação digital e revelou que 84% das companhias globais afirmam que a transformação digital é fundamental para sua sobrevivência nos próximos cinco anos.

As empresas na América Latina e no Brasil têm consciência de que, nos próximos dois anos, a velocidade das mudanças no mercado deve aumentar e 56% das companhias brasileiras esperam um crescimento de receita de 5,1% a 10% a partir da transformação digital já a partir do próximo ano. E 51% delas querem acelerar o mercado.

Já não se trata mais, para as empresas de todos os segmentos, hoje, de uma simples escolha. A transformação digital é o motor essencial para receitas, lucros e crescimento no mercado, refere Claudio Muruzabal presidente da SAP LAC e Caribe. 

A pesquisa realizada pela SAP aponta que as empresas estão investindo em Big Data and Analytics (63%), Plataformas de segurança (59%), Mobile (51%), Cloud (50%), IoT (45%) mas que nos próximos dois anos elas investirão prioritariamente em Big Data and Analytics (78%), Cloud (61%), Plataformas de segurança (58%), IoT (53%), Mobile (44 %), Aprendizado de Máquinas / AI (29%).

O estudo também mostra que os maiores desafios às iniciativas de transformação digital no Brasil são a falta de liderança (24%), falta de gerenciamento (19%) e de habilidades na força de trabalho (16%).

A empresa refere ainda que a indústria que mais se está preparando para a transformação digital, estando em pleno desenvolvimento de projetos é o varejo. O setor se encontra em um momento cheio de oportunidades e no qual a inovação é chave para se aproximar e dinamizar a conversa com uma nova geração de consumidores, muito mais atento e exigente.

O Varejo está-se consolidando como uma das indústrias estratégicas da SAP na América Latina. No primeiro semestre deste ano, as vendas deste setor totalizaram dois dígitos, tanto em soluções na nuvem como em instalações on premises, diz o executivo.

A experiência do cliente é a porta de entrada para uma transformação digital bem sucedida e as ferramentas do dia a dia, como as que proporcionam dados emergentes para entender os padrões de comportamento do cliente; a omnicanalidade para gerenciar o relacionamento, e as tecnologias emergentes como a aprendizagem de máquina – capazes até de detectar o humor da pessoa de acordo com seus comentários – são vitais para gerar as respostas desejadas pelas empresas, completa.

No Brasil, o Grupo Boticário e as lojas Marisa são alguns dos exemplos que adoptaram soluções da empresa alemã para alavancar sua transformação digital.
Para ter acesso à pesquisa completa (em inglês), clique aqui.

Gartner afirma que quase todos os programas terão IA até 2020


Mafalda Freire, 
2017/09/15, 17:00 
Postado em 16 de setembro de 2017 às 23h00m


A consultoria afirma que quase todos os programas terão Inteligência Artificial (IA) até ao final de 2020. A revelação é feita com base nas estratégias dos fornecedores de software, que estão introduzindo IA em seus produtos.

Em janeiro de 2016, o termo Inteligência Artificial não estava entre os 100 mais procurados no site do Gartner mas agora é o sétimo. Ora isso quer dizer que em cerca de um ano e meio, a tecnologia evoluiu bastante e se tornou central nas estratégias de negócios digitais. O Gartner prevê que, até 2020, IA será uma das cinco prioridades de investimento para mais de 30% dos CIOs.

Conforme a Inteligência Artificial cresce nas pesquisas do Gartner no formato Hype Cycle, mais fornecedores de software ampliam sua participação para essa corrida, diz Jim Hare, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner.

A Inteligência Artificial oferece possibilidades empolgantes, mas a maior parte dos fornecedores infelizmente está focada em simplesmente construir e vender um produto baseado em IA, em vez de primeiro identificar necessidades, usos potenciais e valor de negócio para os consumidores, acrescenta o executivo.

Para explorar as oportunidades da IA, o Gartner aponta três questões-chave que provedores de tecnologia devem ter em atenção:
1) Ausência de diferenciação cria confusão e atrasa decisões de compra O grande aumento de startups e fornecedores que dizem oferecer produtos com Inteligência Artificial sem nenhum diferencial real está confundindo os consumidores. 

Mais de mil vendedores com aplicações e plataformas descrevem a si mesmos como fornecedores de IA ou dizem que usam IA em seus produtos. Para construir uma relação de confiança com seus usuários finais, as organizações devem focar em construir um portfólio de estudos de caso com resultados quantificáveis usando Inteligência Artificial.

Use o termoIA com sabedoria em suas vendas e materiais de marketing. Seja claro sobre o que diferencia suas ofertas de Inteligência Artificial e que problemas elas resolvem, completa Hare.

2) Recursos já testados e menos complexos de Aprendizado de Máquina podem cuidar de muitas necessidades do usuário final Avanços em IA, como Aprendizagem Profunda (Deep Learning), criam muita expectativa, mas ofuscam o valor de abordagens mais diretas e testadas. O Gartner recomenda que fornecedores usem uma abordagem mais simples que consiga atingir o objetivo em vez de técnicas de Inteligência Artificial sofisticadas.

3) As organizações não têm as habilidades para avaliar, construir e implementar soluções de IA Uma pesquisa exclusiva realizada pelo Gartner mostra que mais da metade dos entrevistados indica que a falta de habilidades necessárias na equipe foi o maior desafio para adotar a IA em suas organizações.

A pesquisa constatou que as empresas estão atualmente procurando soluções de IA que possam melhorar a tomada de decisão e a automação do processo. Se tivessem escolha, muitas empresas comprariam soluções de IA já integradas em vez de tentarem construir uma solução customizada.

Fornecedores de software precisam focar em oferecer soluções para problemas de negócios em vez de apenas tecnologia de ponta, explica Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner. 

O tema, que tem chamado cada vez mais a atenção das empresas, será discutido no Symposium/ITxpo 2017 que terá sua edição brasileira de 23 a 26 de outubro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.