Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de abril de 2022

Conheça 5 aplicativos que podem ser alternativas ao Twitter, comprado por Elon Musk

===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====


Acordo entre a empresa e o bilionário recebeu críticas de alguns usuários, que prometeram abandonar a plataforma.
===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====
Por g1

Postado em 26 de abril de 2022 às 16h30m

Post. N. - 4.331

Fachada da sede do Twitter em San Francisco, Califórnia — Foto: REUTERS/Stephen Lam/File Photo
Fachada da sede do Twitter em San Francisco, Califórnia — Foto: REUTERS/Stephen Lam/File Photo

A compra do Twitter por Elon Musk repercutiu na rede social, onde a hashtag "RIPTwitter" ficou entre os assuntos mais comentados na segunda-feira (25). Alguns dos usuários criticaram o acordo e prometeram abandonar a plataforma.

O Twitter é uma rede social de postagens curtas, com até 280 caracteres cada uma, e também pode ser usada para compartilhar fotos e vídeos. É possível fazer isso no Facebook e no Instagram, mas outros serviços também podem ser considerados por quem pensa em abandonar a rede de Musk.

Confira abaixo algumas alternativas ao Twitter.

Tumblr

Tumblr — Foto: Reprodução
Tumblr — Foto: Reprodução

Com 135 milhões de usuários, o Tumblr é uma opção para quem não quer redes sociais gigantes, como Facebook, Instagram ou TikTok. Por ele, é possível postar textos, fotos, vídeos e áudios no perfil, também chamado pela plataforma de blog.

O aplicativo do Tumblr é bem parecido com o Twitter: é possível navegar em um feed e acompanhar os assuntos em alta entre os outros usuários. A rede social também permite seguir perfis e assuntos, além de enviar mensagens privadas para outras pessoas.

Discord — Foto: Reprodução
Discord — Foto: Reprodução

Popular entre gamers, o Discord tem ganhado espaço entre quem não faz parte desse universo. O serviço é centrado em grupos em que centenas de pessoas podem conversar sobre diversos temas por meio de mensagens de texto, imagens, GIFs e vídeos.

Esses grupos são conhecidos na plataforma como "servidores" e funcionam como fóruns. Dentro de cada um, é possível criar salas (chamadas de "canais"), onde é possível conversar por voz ou vídeo. A plataforma também permite adicionar amigos para conversar individualmente.

Reddit — Foto: Reprodução
Reddit — Foto: Reprodução

Assim como o Tumblr, o Reddit também é focado em grupos. Ao criar uma conta, os usuários podem indicar assuntos pelos quais se interessam e entrar em uma das comunidades sugeridas pela rede social.

Em seguida, é possível acessar o que é discutido nesses espaços e curtir, comentar e compartilhar as publicações. Segundo o Reddit, há mais de 100 mil comunidades disponíveis em sua plataforma para os seus mais de 50 milhões de usuários participarem.

Mastodon

Mastodon — Foto: Reprodução
Mastodon — Foto: Reprodução

O Mastodon é uma plataforma descentralizada que oferece seu código-fonte para outras pessoas criarem suas próprias redes sociais. Serviços como o Twitter são centralizados, ou seja, os usuários compartilham o mesmo espaço.

As redes sociais criadas com o Mastodon funcionam em um endereço próprio e têm suas próprias regras. Em todas, porém, é possível publicar mensagens de texto com até 500 caracteres – no Twitter, o limite é de 280 caracteres.

O Mastodon não interfere nas comunidades criadas com o seu código e diz que a descentralização traz benefícios: a plataforma alega que não tem risco de ir à falência, não pode ser vendida, nem ser totalmente bloqueada por governos.

Plurk

Com foco em mensagens curtas como o Twitter, o Plurk permite postagens com até 360 caracteres. Nas publicações, também é possível usar cores diferentes para verbos, como "amar" e "odiar" – o que, segundo a plataforma, ajuda os usuários a se expressarem melhor.

Um desses verbos é "sussurrar", que esconde o nome do autor da mensagem. Para combater o uso indevido, a rede social exige que os usuários tenham o e-mail verificado para usarem o recurso e define um limite de até 10 mensagens anônimas por dia.

Raio X do Twitter — Foto: Arte/g1
Raio X do Twitter — Foto: Arte/g1

Elon Musk e o Twitter: Uma relação antiga e polêmicaElon Musk e o Twitter: Uma relação antiga e polêmica
------++-====-----------------------------------------------------------------------=================--------------------------------------------------------------------------------====-++-----