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sábado, 7 de julho de 2012

Toddy amplia portfólio e lança biscoitos



"Marca investe em nova categoria, que deve dobrar as negociações no próximo ano. Em formatos de canudo e casquinha, snacks são crocantes, feitos com wafer e chocolate."



*\\* Por Isa Sousa || 06/07/2012


A PepsiCo ampliou o portfólio da marca Toddy e lançou neste mês o Toddy Tube e o Toddy Cone. Em formato de canudo e casquinha, respectivamente, os biscoitos são de wafer com recheio de chocolate. A estratégia é se aproximar cada vez mais do público jovem, por meio da linguagem do segmento. Neste ano, a PepsiCo aumentou o investimento em comunicação e Marketing em 50%, em comparação a 2011.

A entrada da marca na categoria de biscoitos se justifica pelo crescimento da área, prevista para dobrar nos próximos dois anos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados. Por enquanto, os novos produtos estão disponíveis em 350 pontos de venda da rede de Lojas Americanas em 10 estados, exceto nas regiões Norte e Nordeste.

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McDonald's tem ações sustentáveis mais conhecidas por brasileiros



"Marca é seguida por Hering, Avon e Bradesco em pesquisa realizada pela GfK Brasil em 2012. Para 93% dos consumidores entrevistados, é importante que empresas participem de causas diversas."



*\\* Por Isa Sousa || 05/07/2012


O McDonald's, Hering, Avon e Bradesco são as marcas com ações sustentáveis mais conhecidas pelos consumidores brasileiros. A conclusão é parte de uma pesquisa realizada pela GfK Brasil, a pedido da revista Consumidor Moderno. A rede de fast food é a que apresenta os maiores índices devido à campanha “McDia Feliz”. Dos entrevistados, 97% tinham ouvido falar na causa. Destes, 71% já participaram em algum momento e 40% continuam participando.

Na segunda posição aparecem duas marcas: Hering, com a campanha “Câncer de mama no alvo da moda”, e Avon, com a causa “Contra o câncer de mama”, lembradas por 75% dos consumidores. A pesquisa também considerou o Bradesco como segundo lugar, com 70% de conhecimento, por meio da Fundação Bradesco.

A terceira posição é ocupada pela Porto Seguro, com a ação “Trânsito+gentil”, com 64% de reconhecimento. Ainda como terceiro lugar estão o Itaú, por meio do “Itaú Cultural”, com 64%, O Boticário, com “Proteção à Natureza”, e Coca-Cola, com a causa “Viva Positivamente”, com índice de 62% de conhecimento.

Os consumidores
Para os entrevistados, os temas que mais motivam a participação ou contribuição nos projetos de sustentabilidade são Educação, com 76%, Saúde e Qualidade de Vida, com 74%, e Meio Ambiente, com 73%. Nos dois anos nos quais a pesquisa foi realizada, 93% responderam considerar muito importante o envolvimento de uma empresa em causas diversas e 96% são pré-dispostos a comprar produtos de marcas que participem.

Entre os ouvidos em 2011 e 2012, 43% e 41%, respectivamente, declararam participar ou contribuir para alguma causa social ou ambiental. Os principais motivos que levam as pessoas a se engajarem em uma causa são: fazer a diferença para um mundo melhor, com 84% em 2012 e 83% em 2011, exercer o papel de cidadão, com 80% em 2012 e 83% em 2011, e “sentir-se útil”, com 67% em 2012 e 65% em 2011.

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Consultoria é área com maior dificuldade em encontrar fornecedores



"Segundo pesquisa do Mundo do Marketing, disciplina fica à frente de Digital, Pesquisa e Relacionamento. Estudo traçou perfil dos leitores do portal."



*//* Por Sylvia de Sá || 05/07/2012


Profissionais e executivos de Marketing têm tido dificuldade na hora de contratar uma boa Consultoria Estratégica. A PESQUISA anual realizada pelo Mundo do Marketing com seus leitores indica que a área foi citada por 34% dos respondentes, à frente de DIGITAL e Pesquisa, empatados com 30% cada, e Relacionamento, com 27%.

Completam a lista Trade Marketing (21%), Marketing Direto (15%), Eventos e Incentivo (ambos com 14%), Promoção (13%) e Publicidade (7%). A análise ouviu 1.043 pessoas de todo o Brasil, durante o mês de junho, e mapeou o PERFIL da audiência do portal e de parte dos profissionais de Marketing do país. Metade deles tem idades entre 25 e 36 anos, 22% com 18 a 25 anos, 21% entre 36 e 50 anos, e o restante com mais de 51 anos.

Quase metade dos entrevistados (48%) é profissional de Marketing e 16% são Publicitários. Os demais se dividem entre Administradores (13%), outras áreas (12%), Relações Públicas (4%), Jornalistas (3%), Designers (3%) e Engenheiros (2%). A maioria atua como Coordenador/Supervisor (24%), seguida de perto por Analista (22%). Os demais se distribuem entre Gerente e Assistente (empatados com 16% cada), Diretor (12%), Estagiário (5%), Presidente (3%), VP/Superintendente (1%) e Trainee (1%). Mais da metade está em empresas de pequeno porte (54%) e o restante trabalha em empresas de médio (23%) e grande porte (23%).

Maioria tem salários acima de R$ 5 mil
Entre os profissionais ouvidos, 24% recebem mais de R$ 5 mil mensalmente, o mesmo percentual também afirmou ter rendimentos entre R$ 1 mil e R$ 2 mil. Logo em seguida, aparecem os executivos que recebem de R$ 2 mil a R$ 3 mil (22%). Há ainda 15% com salários de R$ 3 mil a R$ 4 mil; 8% ganhando até R$ 1 mil, e 7% que recebem entre R$ 4 mil e R$ 5 mil.

O nível de escolaridade é alto: ao menos 46% têm Pós-Graduação ou MBA. Há ainda 6% com Mestrado, 2% com Doutorado e 1% com Pós-Doutorado. Mais de 40%, no entanto, possuem apenas Ensino Superior, mas 65% do total de pesquisados afirmam que pretendem fazer alguma Pós-Graduação ou MBA nos próximos 12 meses. A maioria (81%) também demonstra interesse em estudar outros idiomas.

Setenta por cento dos profissionais não têm filhos e, curiosamente, apenas 16% disseram investir ou já terem investido na Bolsa de Valores. Grande parte (64%) também não pretende comprar um imóvel nos próximos 12 meses, mas 57% esperam trocar ou adquirir um carro novo no período.

Itaú e Tim são favoritos
Entre os bancos, o Itaú lidera a preferência, com 26% dos entrevistados como clientes. Em seguida aparecem Banco do Brasil (20%), Bradesco e Santander (ambos com 18%), Caixa (11%), HSBC (3%), outros (2%) e Citibank (1%). A Tim é a operadora de telefonia móvel de 35% dos pesquisados, a Vivo é citada por 27% e a Oi, por 18%. A Claro tem 17% dos entrevistados como clientes e a Nextel, 3%.

A compra pela INTERNET é uma realidade para estes profissionais. Trinta e nove por cento adquirem produtos pelo e-commerce todo mês e 36% afirmam utilizar o varejo eletrônico a cada três meses. Entre as categorias preferidas estão Livros, Assinaturas de Revistas e Jornais (78%), Informática e Eletrônicos (empatados com 52% das citações cada), Viagens e Turismo (41%), Eletrodomésticos (40%), Roupas e Acessórios (33%), Saúde, Beleza e Medicamentos (31%) e Cama, Mesa e Banho (10%).