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quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Diretores de Marketing mais influentes de 2014. Forbes lista Top 50


"Executivo da Apple, Phil Schiller, lidera ranking formado por 50 profissionais, enquanto Lorraine Twohill, da Google, amarga 36° lugar. Revista avaliou 500 empresas."



*$:$* Por Roberta Moraes, do Mundo do Marketing | 12/11/2014



A revista americana Forbes abriu a lista dos 50 Diretores de Marketing mais influentes do mundo. No topo da relação aparece Phil Shiller, da gigante de tecnologia Apple. O top 5 é composto por executivos da Ralph Lauren, General Motors, Ford e Hasbro. 

De julho a outubro, a publicação americana analisou dados das 500 primeiras empresas que estão na lista das duas mil maiores companhias do mundo levantadas pela Forbes. Os profissionais foram classificados de acordo com o impacto que suas opiniões provocam no mercado.

Confira a lista dos Diretores de Marketing mais influentes anunciados pela Forbes:
1.
2. David Lauren, Ralph Lauren
3. Tim Mahoney, General Motors
4. Jim Farley, Ford
5. John Frascotti, Hasbro
6. Kristin Lemkau, JPMorgan Chase
7. Trevor Edwards, NIKE
8. Beth Comstock, General Electric
9. Seth Farbman, Gap
10. Alain visser, Volvo
11. Matt Jauchius, Nationwide Mutual
12. Richelle Parham, eBay
13. Marine Reardon, Macy’s
14. Kevin Krone, Southwest
15. Olivier Francois, Fiat Chrysler
16. Stephanie Linnartz, Marriott
17. Andrew Nocella, American Airlines
18. Barb Rechterman, GoDaddy
19. Blair Christie, Cisco
20. Anne Finucane, Bank of America
21. Russell Wager, Mazda
22. Jim Berra, Carnival
23. Jeremy Burton, EMC
24. Alan Gershenhorn, UPS
25. Tony Pace, Doctor’s Associates (Subway)
26. Keith Weed, Unilever
27. Dorothy Dowling, Best Western
28. Ola Kallenius, Mercedes-Benz
29. Dana Anderson, Mondelez
30. Ariel Kelman, Amazon
31. Michael Zuna, Aflac
32. Jeanine Haas, Avis Budget Group
33. Karen Quintos, Dell
34. Ken Chaplin, Trans Union
35. Khaled Elkhouly, Etisalat
36. Lorraine Twohill, Google
37. Mark Hug, Prudential Financial
38. Roel de Vries, Nissan
39. Mike Wege, Hershey Company
40. Brian Smith, Lexus
41. David Christopher, AT&T
42. Loren Angelo, Audi
43. Deanie Elsner, Kraft
44. Roy Benin, Mars
45. Andrea Riley, Frito-Lay
46. Andrea Riley, Ally Financial
47. Ann Glover, Voya Financial
48. Jeffrey A. Hirsch, Time Warner
49. Andy England, MillerCoors
50. Johan Buse, SingTel

 Phil Schiller, Apple

User Experience Branding: interação com o consumidor chega aos logos


"Marca passa a ser constituída a partir da experiência das pessoas com ela - e não por si mesma, numa sociedade em rede que derruba hierarquias e discursos centralizadores."



*#:#* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 12/11/2014



A revolução tecnológica está transformando uma sociedade linear, cartesiana, mecanicista e funcional, inspirada nas máquinas que proporcionaram a Revolução Industrial, em uma sociedade randômica, criativa e orgânica. 

A conectividade promovida pelo mundo digital faz com que as relações aconteçam em rede, derruba hierarquias e põe o modelo centralizado de liderança em xeque. Os reflexos são sentidos não apenas na horizontalização das funções dentro das empresas, mas até em seus logotipos, que precisam dialogar com consumidores e funcionários empoderados.

No passado, as marcas eram representadas por grafismos monolíticos, sólidos e estáticos, que traduziam o peso das organizações. O desafio atual é justamente abrir mão do discurso centralizador de poder para permitir ao consumidor se apropriar dessa representação. O jovem conceito de User Experience (UX) Branding prevê uma marca constituída a partir da experiência das pessoas com ela - e não por si mesma.

Aos poucos, as companhias começam a enxergar as oportunidades de abrir esse canal de interação com o público. “Algumas empresas começaram adotando o conceito que eu chamo de marca fluida, em que o logotipo assume formas variadas de acordo com o contexto em que está inserido, como o Nickelodeon e a Oi. 


Nestes exemplos, no entanto, os consumidores ainda não podiam interagir com a representação. O que vemos agora são marcas abertas, que permitem às pessoas se apropriarem delas. É o caso do logotipo que criamos para o aniversário de 450 anos do Rio”, diz Ricardo Leite, Sócio e Diretor de Criação da Crama Design Estratégico, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Apropriação da marca
O desafio de desenvolver uma imagem capaz de representar a todos os 6,5 milhões de moradores da cidade conduziu a equipe do escritório carioca até a solução ganhadora do concurso promovido pela prefeitura. 


Nela, os algarismos que compõem a efeméride que será comemorada em 2015 formam um rosto estilizado. A partir daí, as pessoas são convidadas a intervirem, criando figuras únicas e próprias. A ideia é que a marca possa ser utilizada livremente por todos, inclusive pelas empresas.

Essa apropriação já pode ser notada em diferentes pontos da cidade, como na fachada do Shopping Rio Sul, em Botafogo, Zona Sul do Rio, e até nas barracas de artesanato na Feira Hippie, em Ipanema. Bolsas vendidas no comércio de rua passaram a ter, entre suas estampas, a marca comemorativa estilizada com fuxicos e bordados. 


Já o centro comercial instalou um painel de 600 metros quadrados em que ícones da cidade, como os Arcos da Lapa, o Pão de Açúcar e a Pedra da Gávea, representam o cabelo no rosto formado a partir dos números. O grafismo dará origem também a mobiliários urbanos, como bancos de praça e brinquedos infantis.

A forma geométrica do logotipo é fácil de ser replicada, o que potencializa a sua customização e, consequentemente, o engajamento com ele. “Assim como os produtos começaram a ser construídos coletivamente, com o crowdsourcing, a tendência é que as marcas sigam o mesmo caminho. 


As pessoas querem ter voz, participar. Daí, as redes sociais darem tão certo. Buscamos focar na relação do carioca com a cidade e no jeito dele de ser. Chegamos a uma solução única, porém múltipla; assim como a carioquice, que é singular e plural”, resume Ricardo Leite.

Storytelling narrado pelo usuário
A utilização do conceito por trás da marca dos 450 anos do Rio não é único. O Airbnb aplicou o UX Branding ao lançar o Bélo em julho. O novo logo da empresa busca transmitir, por meio desta apropriação, a sensação de pertencimento. 


A marca da rede de hospedagem ancorada no compartilhamento já estava nas mãos dos usuários desde suas origens, já que são os anfitriões que promovem a experiência prometida pela companhia. O storytelling também é narrado pelos hóspedes do serviço, que relatam no site o que viveram na viagem.

A principal recompensa oferecida pelo Airbnb é pessoal e não financeira. “Criamos a página create.airbnb para cada um customizar sua marca, fazendo menção a alguma experiência que tivesse vivido com a empresa. O usuário escolhe formato, cor e textura, além de poder subir uma imagem. 


Em um mês, tivemos cerca de 20 mil logos diferentes geradas. Clicando nela, descobre-se a história por trás de cada uma delas, o que aponta para peculiaridades das viagens. Elas são únicas. 

Outros meios de hospedagem podem ter como valor o fato de serem iguais em qualquer parte do mundo, mas em nosso caso o valor está na diversidade”, diz Samuel Soares, Gerente de Marketing do Airbnb, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A nova marca não ficou apenas no site e no material de divulgação. O Bélo está em chaveiros, camisetas, bolsas e outros produtos, que levados pelos usuários do serviço também proporcionam o sentimento de perecimento a uma comunidade. 


O item é feito com base no logo criado individualmente por cada um dos anfitriões. A produção é realizada em San Francisco, mas o Brasil - quarto maior mercado da empresa - foi um dos países que mais encomendou a novidade.

Estranhamento revertido pela comunicação
Sair na frente em uma tendência tem seus desafios, especialmente num conceito que pressupõe significados construídos pelo uso. 


Os novos logos que seguem o UX Branding podem parecer enigmáticos num primeiro momento, mas esse estranhamento inicial é transformado por meio da comunicação posterior à apresentação da solução. O Airbnb, por exemplo, criou um vídeo em que apresenta o que está por trás das linhas que parecem um coração de cabeça para baixo ou mesmo o “A” do nome da empresa.
Mesmo assim, com a cultura do “troll” típica da era digital, o logotipo não passou incólume aos usuários. Muitos completaram o desenho para fazer piada, mas isso faz parte do jogo, quando se chama as pessoas a participarem. “Encaramos com bom-humor e fizemos até um report dos casos mais engraçados. 

Abrimos espaço para a criatividade. Teve gente que não entendeu, que não gostou, mas, colocando na balança, não podíamos estar mais felizes. O novo logo abriu um leque de oportunidades. Muitas imagens foram compartilhadas no Instagram e em outras redes sociais, com a marca desenhada na areia de uma praia e até em um bolo de aniversário”, conta Samuel Soares.

Mais cases
O Myspace já havia inovado em seu logo em 2010, com a palavra “my”, na tipologia Helvetica, e um símbolo delineando um espaço em branco, que pode ser preenchido pelo usuário da forma que lhe convier. A solução pioneira partiu de uma companhia que, na época, já contava com um Vice-Presidente de User Experience.

A Ocad University desenvolveu uma solução com a mesma ideia, deixando uma área para intervenção dos funcionários e alunos. Assim, os cartões de trabalho, por exemplo, passaram a ganhar um incentivo à customização. 


A construção coletiva de marcas, até o momento, alcança, portanto, companhias de educação, de tecnologia e sociais, mas ainda não chegou às corporações mais tradicionais, como as de bens de consumo. A semente está plantada.