Total de visualizações de página

sábado, 11 de novembro de 2023

6,4 milhões de casas do país não têm acesso à internet, diz IBGE

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios sobre tecnologia de 2022, divulgada nesta quinta-feira (9).
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1

Postado em 11 de novembro de 2023 às 17h30m

Post. N. - 4.761

6,4 milhões de casas do país não têm acesso à internet, diz IBGE. — Foto: Reprodução/Jornal Hoje
6,4 milhões de casas do país não têm acesso à internet, diz IBGE. — Foto: Reprodução/Jornal Hoje

Em 2022, 6,4 milhões de domicílios do país não utilizavam a internet, mostram os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), divulgada nesta quinta-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os motivos foram:

  • nenhum morador sabia usar a Internet (32,1%);
  • serviço de acesso à internet era caro (28,8%);
  • falta de necessidade em acessar à rede (25,6%);
  • serviço de acesso à Internet não estava disponível (5,4%);
  • equipamento para acessar a Internet era caro (3,9%);
  • falta de tempo (1,1%);
  • preocupação com segurança (0,6%)
  • e outro motivo (2,6%).

Por outro lado, a internet é utilizada na maior parte das casas brasileiras. Em 2022, 68,9 milhões de domicílios (91,5%) tinham acesso à rede, o que representou uma alta de 1,5 ponto percentual em relação a 2021.

Segundo o IBGE, essa taxa de crescimento vem desacelerando na medida em que o país se aproxima da universalização. Além disso, o instituto destaca que a expansão tem sido mais rápida nas áreas rurais.

A banda larga tem sido o principal tipo de conexão à internet nos domicílios, variando entre 99,7% e 99,9%- entre 2016 e 2022.

Em 2021, a proporção de domicílios com banda larga móvel se reduziu, voltando a subir em 2022. Já a adoção da banda larga fixa cresceu ao longo de toda a série, superando a banda larga móvel em 2021 e 2022.

O menor percentual de domicílios com banda larga móvel estava no Nordeste (65,3%), enquanto as demais regiões superaram os 80%, com o Sudeste liderando (88,7%).

Mais idosos usando a internet

A pesquisa mostrou ainda que a proporção de pessoas com 10 anos ou mais de idade que utilizaram a Internet no país passou de 84,7% em 2021, para 87,2% em 2022.

A alta também ocorreu entre a terceira idade. O percentual de pessoas com 60 anos ou mais que utilizam a Internet subiu de 24,7% em 2016 para 62,1% em 2022.

O equipamento mais utilizado para se conectar foi o celular (98,9%), seguindo pela TV (47,5%).

Uso por região

A região com maior percentual de usuários da internet é o Centro-Oeste, influenciado pelo Distrito Federal, que tem a maior proporção (96,6%) de usuários entre as 27 Unidades da Federação (UFs).

As regiões Norte (82,4%) e Nordeste (83,2%) permaneceram com os menores resultados, mesmo apresentando as maiores expansões entre 2021 e 2022.

Na área rural, o percentual era menor, mas vem crescendo: começou em 33,9% em 2016, passou para 67,5% em 2021 e atingiu 72,7%, em 2022.

Streaming de vídeo está em 43,4% das casas

Entre os domicílios com televisão, 43,4% (ou 31,1 milhões) utilizavam algum serviço pago de streaming de vídeo.

Entre os domicílios com esse serviço, 95,3% também acessavam canais de televisão, sendo 93,1% na TV aberta e 41,5% com TV por assinatura.

Apenas 4,7% dos domicílios com acesso pago a streaming de vídeo não tinham TV aberta ou por assinatura.

Isso mostra que o streaming ainda está longe de substituir as modalidades mais tradicionais de TV, explica Leonardo Quesada, analista da pesquisa.

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----

Do 'crush' ao crime: veja dicas para se proteger do 'golpe do amor' usado para sequestrar e roubar vítimas

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Segundo o Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), crime é classificado como estelionato. Na quinta-feira (9), em São Paulo, um homem foi forçado a compartilhar as senhas das contas bancárias a criminosos após marcar um encontro com uma mulher que ele conheceu no Tinder.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1

Postado em 11 de novembro de 2023 às 12h15m

Post. N. - 4.760

Entre as estratégias dos criminosos, estão atrair as vítimas para bairros isolados logo após os contatos no aplicativo de paquera — Foto: Priscilla Du Preez via Unsplash
Entre as estratégias dos criminosos, estão atrair as vítimas para bairros isolados logo após os contatos no aplicativo de paquera — Foto: Priscilla Du Preez via Unsplash

Você já usou algum aplicativo de relacionamento para marcar um encontro com um "crush" - termo usado para descrever sentimentos por alguém - virtual? Se sim a resposta for sim, é melhor tomar cuidado. Plataformas digitais como Tinder, Bumble e Happn têm sido usadas por criminosos para atrair novas vítimas.

Na quinta-feira (9), na Zona Leste de São Paulo, um homem de 52 anos foi sequestrado e roubado ao se encontrar pela terceira vez com uma mulher que ele conheceu pela internet.

O homem foi abordado pelos criminosos enquanto aguardava a mulher na Cidade Tiradentes, dentro de um carro de aplicativo. Ele havia solicitado a corrida para buscá-la e, depois, ir a um shopping.

Em depoimento à Polícia Civil, a vítima disse que foi levada por três homens para uma rua escura, onde foi forçada a desbloquear o celular e informar as senhas dos aplicativos bancários e do cartão.

Esse tipo de crime não acontece de forma isolada. Em São Paulo, entre janeiro até março deste ano, a Divisão Antissequestro do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), unidade especializada em sequestro da Polícia Civil paulista, registrou 18 casos de "golpe do Tinder".

Entre as ocorrências, 14 foram esclarecidas e resultaram na prisão de 56 suspeitos. Em 2022, foram 115 casos durante todo ano.

Diante desta onda de crimes de estelionatos, o g1 reuniu dicas sobre o que fazer durante o uso dos apps para evitar cair em armadilhas dos "golpistas do amor".

As informações foram obtidas com o delegado da Divisão Antissequestro do Departamento de Operações Policiais Estratégicas e especialistas em segurança digital.

Essas "dicas de ouro" não garantem 100% a proteção, mas são os filtros básicos que podem evitar muita coisa ruim, segundo presidente da Associação Brasileira de Segurança Cibernética, Hiago Kin.

Não compartilhe informações pessoais com a outra pessoa: evite falar se mora sozinho, se tem carro, se a família é de outro estado, o endereço de trabalho ou em que dias você vai à academia.

🤥 Verifique se o perfil do crush é fake: criminosos muitas vezes acabam utilizando fotos que geralmente pertencem a outra pessoa; veja abaixo como fazer uma análise após o match:

🎭 Observe se há sinais que podem indicar manipulação da imagem: bordas ou sombras irregulares e resolução baixa são indícios de montagem ou retirada de fotos de outros perfis.

🔎 Pesquise pelo nome que aparece no perfil: utilize buscadores e outras redes sociais para ver quais informações aparecem sobre o crush e se a foto corresponde com as imagens que foram apresentadas pela pessoa.

🖼️ Cadastro sem foto ou com imagens disponíveis em bancos: isso aumenta a chance de ser um perfil enganoso.

🧐 Faça uma pesquisa reversa: é possível utilizar a busca de imagens do Google. Para isso, clique no botão de câmera. Arraste ou envie o arquivo de uma imagem que desejar pesquisar, por upload ou link, e o buscador exibirá resultados iguais ou semelhantes. Desse modo, será possível verificar se a foto é original ou tem outras versões distintas, além de saber quem mais já divulgou o conteúdo.

Pesquise qualquer imagem com o Google Lens — Foto: Reprodução/ Google
Pesquise qualquer imagem com o Google Lens — Foto: Reprodução/ Google

📱 Cuidado na elaboração do seu perfil: levando em consideração que os golpistas acabam explorando detalhes como sobrenome ou local de trabalho para manipular as vítimas ou cometer crimes, seguem algumas orientações:

  • Utilize o nome abreviado ou apelido;
  • Reduza as informações pessoais como gosto de cachorros ou do RJ para o mundo, pois são características particulares que podem atrair o golpista para o lado sentimental da vítima;
  • Evite colocar informações sobre profissão;
  • Não use fotos que mostram viagens internacionais e ao lado de carros de luxo.

💵 Nunca envie dinheiro ou compartilhe dados bancários: se alguém fizer algum pedido de dinheiro ou números de documentos pelo aplicativo de relacionamento, informe a plataforma de paquera.

📵 Evite convites para conversar em outros apps: prefira manter a conversa pelo aplicativo que iniciou a interação. Então, nada de cair no papo de que "não consigo entrar aqui toda hora ou que "minha assinatura do app está prestes a expirar.

⚠️️Proteja sua conta: escolha uma senha forte e sempre tome cuidado ao fazer login em um computador público ou compartilhado. O Tinder, por exemplo, não envia e-mail solicitando nome e senha. Se receber esse tipo de solicitação, denuncie imediatamente.

🔗 Cuidado para links enviados pelos usuários: é preciso ter atenção para não clicar em qualquer link suspeito. Denuncie se receber spam ou ofertas, incluindo links para sites comerciais ou tentativas de vender produtos ou serviços.

🤝🏻 Uso de confiança para aplicar golpe: evite falar para o crush sobre informações de amigos e familiares. O golpista pode continuar a conversa por semanas para conseguir dados para roubar sua identidade ou de conhecidos, que também podem ser futuras vítimas.

🤳🏻 Videochamada: a Polícia Civil e o Tinder recomendam fazer uma videochamada antes do encontro.

😶 Modo anônimo e dispositivo para bloquear: o Tinder disponibiliza para os usuários premium o "modo anônimo", que permite ocultar totalmente o perfil. Os usuários também podem bloquear um perfil para evitar que ele apareça nas sugestões. A plataforma explica que é uma forma de evitar ver colegas de trabalho e ex-namorados (as).

📍 Escolha do lugar: marque o encontro durante o dia, evite encontros em uma residência, escadarias de shopping ou estacionamento de supermercados. Escolha um local público, movimentado e fora de uma região de risco. Avise colegas e familiares onde será o primeiro date e compartilhe a sua localização.

🚨 Combine uma ligação de emergência: peça para que pessoas de confiança liguem para saber como está a situação. Se ela não conseguir resposta poderá tomar providências ou até mesmo acionar socorro.

Mudanças de planos: se de última hora a pessoa mudar o ponto de encontro, a recomendação é cancelar.

🚘 Não aceite caronas: tenha o controle de como chegar e sair de seu encontro, para poder ir embora quando quiser. Se você estiver dirigindo, é recomendável ter um "plano B", como um aplicativo de transporte ou um amigo para ajudar com uma carona.

Como denunciar

🤬 Se ficar desconfortável, vá embora: se você não sentir em segurança, peça ajuda nas plataformas ou ligue para autoridades policiais (190).

Saiba o que fazer se o seu namorado virtual pediu dinheiro e sumiu


Teve um nude vazado? Prática é crime; saiba como denunciar
Teve um nude vazado? Prática é crime; saiba como denunciar 
Teve um nude vazado? Prática é crime; saiba como denunciar 

Golpe do cartão por aproximação: veja como agem os criminosos
Golpe do cartão por aproximação: veja como agem os criminosos
Golpe do cartão por aproximação: veja como agem os criminosos

ChatGPT: como usar o robô no dia a dia
ChatGPT: como usar o robô no dia a dia
ChatGPT: como usar o robô no dia a dia
------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----