Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Viber aposta no mercado brasileiro e detalha seus planos


"Após venda do WhatsApp para o Facebook, concorrentes investem em promoções e inovam em tecnologia. Viber conquista o segundo lugar na App Store e foca em crescimento."



*#.||.#* Por Luisa Medeiros, do Mundo do Marketing | 27/02/2014




A venda do WhatsApp para o Facebook acirrou a competição entre os aplicativos de mensagens instantâneas. O japonês Line, por exemplo, passou a oferecer desde a última quarta-feira, dia 26, a opção de chamadas internacionais tarifadas para telefones fixos e celulares. 

O serviço atenderá incialmente a seis países: Japão, Estados Unidos, México, Espanha, Tailândia e Filipinas. Já o Viber aposta no mercado brasileiro e já em janeiro inaugurou seu escritório no país para agora oferecer o serviço de ligações gratuitas para telefones fixos de todo território nacional até o fim do carnaval.

A movimentação é tão grande que os usuários estão participando ativamente deste momento. Nesta semana, foram gerados mais de 95 mil postagens nas redes sociais sobre a venda e sobre uma instabilidade WhatsApp, de acordo com um levantamento da R18 empresa de Social Data Analysis. 


No primeiro sábado após a negociação do WhatsApp, no dia 22 de fevereiro, uma falha no sistema deixou o programa fora do ar durante mais de quatro horas e abriu espaço para os outros aplicativos.

A repercussão aumentou a visibilidade do concorrente Viber. O aplicativo ocupava a 60ª posição ranking da App Store e pulou para a segunda da categoria em uma semana. “Muita gente começou a mencionar no Facebook e Twitter que ia migrar para o  Viber. Isso nos levou ao Trend Topics no Brasil. 


Nossa taxa de download média diária que era de 10 mil downloads por dia triplicou no sábado. Nestes últimos cinco dias ultrapassamos o WhatsApp em número de downloads diários no mercado brasileiro”, conta Luiz Felipe Barros, Country Manager do Viber no Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Investimento em inovação mira liderança
O Viber passa a investir em inovação para se manter na disputa por espaço. A empresa que já oferece chamadas de voz desde seu lançamento em 2011 não se sente ameaçada pelo projeto do WhatsApp de incluir o serviço. “O fundador do WhatsApp disse que não vai adaptar uma versão para Desktop, o que consideramos um erro, pois o usuário quer multiplataformas. 


Sempre oferecemos chamada de Viber para Viber e desde novembro é possível comprar créditos e falar para fixos e celulares que não possuem o aplicativo. Este serviço que está temporariamente gratuito e neste quesito estamos um passo a frente”, avalia Luiz Felipe Barros.

A companhia que foi comprada no último dia 14 pela japonesa Rakuten em uma transação de US$ 900 milhões, pretende ainda oferecer vídeo chamada para plataformas mobile. Outro foco é se inserir também no mercado de games. 


“A vídeo chamada já é uma realidade para desktop e brevemente teremos em todos os tipos de dispositivos.  Queremos interagir com o nosso usuário também em games de uma forma leve e próxima”, diz o executivo da Viber no Brasil.

O foco está em ganhar o mercado brasileiro por meio da oferta de serviços e da experimentação das plataformas. A empresa não tem planos de investir em propaganda. “Os aplicativos que se tornaram líderes no Brasil cresceram de uma maneira orgânica. 


Não adianta pagar celebridade para anunciar, a pessoa tem que perceber vantagem no uso. Queremos acelerar o nosso crescimento no Brasil”, complementa Luiz Felipe Barros.

Levi’s comemora 185º aniversário de seu fundador



"Marca sobreviveu a guerra e se tornou referência na fabricação de calças jeans. As peças originalmente pensadas para trabalhadores rurais se transformaram em moda."



*.#||#.* Por Luisa Medeiros, do Mundo do Marketing | 27/02/2014


Levi’s Strauss, fundador da Levi's comempletaria 185 anos e a marca comemora o aniversário do imigrante bávaro  que chegou a Califórnia, nos Estados Unidos, em 1853. 

A atuação da empresa se iniciou  na indústria têxtil com a fabricação de bolsos com rebite para trabalhadores rurais. 

A compnhia resistiu a recessão da Guerra Fria aproveitando o período para se inserir no mercado da antiga União Soviética em uma feira de negócios em 1959.

A Levi's se tornou mundialmente conhecida com o lançamento do Jeans 501 que rompeu as barreiras do campo e passou a integrar o cenário da moda. 

Uma das principais inovações da marca foi a distribuição de catálogos para os comerciantes com os detalhes dos produtos e cartões personalizados para os revendedores.

Leia o case da marca: O segredo do sucesso centenário da Levi’s


Veja uma galeria com fotos do arquivo histórico da marca:

 
Primeiro catálogo da Levi's para revendedores
 
Cartão para lojistas

Feira de negócios em Moscou
 
  Cowgirls em 1930

Jeans 501