Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Intel realiza o maior investimento em Marketing no Brasil


"Companhia aproveita o Natal para conquistar o consumidor e aumentar as vendas com prêmio de R$ 100 mil em barras de ouro e treinamento online para vendedores e promotores do varejo."


 *\\* Por Letícia Alasse | 25/11/2011


A Intel Brasil lançou a promoção “Futuro de Presente Intel” para conquistar a atenção dos consumidores durante a época de Natal. A iniciativa representa o maior investimento em Marketing de geração de demanda da marca nos últimos anos. Para o desenvolvimento da ação, a empresa encomendou uma pesquisa à Ipsos.


O levantamento apontou que cerca de 56% dos lares sem computadores têm planos de adquiri-los ainda em 2011. Aproveitando o crescimento das vendas do produto no país, a companhia espera que a promoção seja um incentivo a mais para atribuir relevância à marca Intel nesta época do ano.

Na compra de um computador com processador Intel, até o dia 31 de janeiro, o usuário poderá concorrer ao equivalente a R$ 100 mil em barras de ouro. Para participar, basta realizar um cadastro no hotsite promocional, que dará direito a um cupom. O número de cupons recebidos varia de acordo com o processador adquirido, quanto maior a performance do sistema, mais cupons o cliente ganha. O sorteio será realizado no dia 8 de fevereiro de 2012.

Os internautas poderão ainda utilizar a ferramenta interativa “Futurômetro”, disponível no hotsite, que dá sugestões do que fazer com o prêmio da promoção para construir um futuro melhor. O projeto inclui campanhas nas redes sociais, na mídia online e offline, além de materiais para os pontos de venda, que também indicarão quanto cupons vale cada processador.

A Intel desenvolveu ainda o portal Varejo Expert para o treinamento de vendedores e promotores, orientando sobre a promoção e com informações que os auxiliem a esclarecer mitos e dúvidas mais comuns dos consumidores sobre o setor. O site também tem a função de incentivar e estimular os colaboradores no engajamento de vendas.


Os desafios do Marketing da Cisco vencidos com êxito


"Empresa mais voltada para grandes empresas desenvolve eventos, treinamento e comunicação segmentada"


*\\* Por Bruno Mello


Os desafios do Marketing da Cisco vencidos com êxito
Graças a Cisco você está lendo esta reportagem agora. A empresa é líder mundial na transformação em como as pessoas se conectam e se comunicam. Você pode não saber, mas para acessar a internet precisa de um roteador e este equipamento foi criado pela Cisco em 1984. Mais de 25 anos depois, não é exagero dizer que o uso da rede mudou a forma de fazer negócios e a vida das pessoas.

Hoje, a empresa vende desde sistemas de rede até telepresença. São produtos e serviços vendidos para grandes, médias e pequenas empresas e ao consumidor final. O forte da Cisco são as grandes aplicações, mas a companhia que faturou US$ 39,5 bilhões em 2008 no mundo já está na casa de muita gente por meio de roteadores sem fio, através da marca Linksys, e de conversores HDTV.

Os grandes clientes da Cisco são as empresas. No Brasil, são nomes como Casas Bahia, Bungue, Drogão, Procter & Gamble, Pfizer, Riachuelo e Vivo. Para a maior rede varejista de eletrônicos do país, a Cisco implementou a tecnologia de rede WAAS, que possibilitou as Casas Bahia acelerar o tráfego de dados de seu sistema de vendas e saber em tempo real como estão as vendas em suas mais de 500 lojas espalhadas por todo o Brasil.

Desafio a mais
Agora, imagine comunicar ferramentas como esta a altos executivos de tecnologia da informação ou sobre um roteador para internet sem fio para a casa das pessoas. Aqui está toda a complexidade de Marketing da companhia. São muitos os produtos e serviços e uma decisão de compra muitas vezes pautada apenas por números. “O grande trabalho do Marketing é aumentar a relevância para os clientes. Nosso maior trabalho é envolver toda essa cadeia nas ações de Marketing que fazemos no país”, aponta Marco Barcellos, Diretor de Marketing da Cisco Brasil.

As ações as quais Barcellos se refere são eventos de relacionamento e exposição de produtos, comunicação direta e principalmente treinamento e redes de colaboração. A principal plataforma de Marketing é o Cisco Networks, um evento bianual de desenvolvimento de novas soluções e network realizado mundialmente que em sua última edição brasileira reuniu quase cinco mil pessoas.

Os desafios do Marketing da Cisco vencidos com êxitoOs treinamentos de certificação Cisco também são importantes ferramentas de Marketing. É, inclusive, o segundo certificado mais procurado, atrás apenas da gigante Microsoft. Por ele, passaram mais de 20 mil alunos no Brasil e tem outros 20 mil em formação. Boa parte da informação agora está também na internet. A rede mundial se transformou em uma grande aliada da Cisco. Há centenas de profissionais trocando ideias em fóruns e redes sociais. “O cliente virou um parceiro que ajuda a desenvolver os nossos produtos. Quanto mais trazemos o cliente para dentro, mais solução ele traz”, afirma Barcellos (foto) em entrevista ao Mundo do Marketing.

O valor da marca
O atual Diretor de Marketing da Cisco Brasil vem de experiências no mercado B2B – passou pela Avaya, Nortel, Grupo AES e Grupo Algar – e sabe das dificuldades de vender para este mercado. Sua grande aliada dentro da empresa é a marca, admirada pelas pessoas envolvidas em tecnologia da informação. “Tem uma parcela emocional pelo fato da Cisco ser uma empresa líder e por ter sido a empresa que viabilizou a internet comercial quando criou os roteadores. Por isso, as pessoas que trabalham no mercado de tecnologia gostam de trabalhar com a Cisco. As pessoas de tecnologia amam a marca Cisco”, diz.

Mesmo assim, na hora de comprar, o consumidor pessoa jurídica tem suas peculiaridades. “É diferente influenciar as decisões do pessoal de compras e técnicos dos clientes”, ressalta Barcellos. Por isso, boa parte de seus esforços de Marketing são por meio de informação, tanto no site da companhia, por meio de blog, áudio, vídeo e uma infinidade de recursos, quanto em redes sociais. Os esforços têm gerado resultado. O site da Cisco no Brasil é o
mais visitado da América Latina e está entre os maiores do mundo.