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quinta-feira, 10 de julho de 2014

69% das empresas monitoram o que é dito nas redes sociais


"Estudo da Aberje mostra que empresas se preocupam com opiniões postadas na web. Um dos maiores temores é a exposição negativa da marca por consumidores."



*#:#* Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 10/07/2014


As empresas brasileiras estão preocupadas com o que as pessoas estão falando sobre elas nas mídias sociais, como aponta um levantamento da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). 

Cerca de 69% das companhias afirmam utilizar ferramentas de análises e mensuração para compreender o que é exposto em relação à marca, ao produto ou ao serviço que oferecem.
Segundo a pesquisa, 61,8% das companhias afirmaram que esse acompanhamento é feito nos ambientes corporativos na internet. 

Já 41,2% dizem integrarem esse monitoramento a soluções de Marketing, e 38,2% garantem que analisam o sentimento do cliente. Essa última atividade deve liderar a lista nos próximos anos, o palpite de 52,9% dos executivos.

Um dos maiores temores de 64% dos entrevistados na pesquisa é a exposição negativa da marca. Os danos à reputação e a divulgação de informações estratégicas são as principais preocupações. Esses empresários acreditam, no entanto, que a crítica pode ter seu efeito diminuído ou evitado.

O estudo considerou uma amostra formada por 53 empresas associadas à Aberje, de diversos segmentos e setores da economia. Juntas, elas possuem mais de 18 milhões de fãs no Facebook, 340 mil seguidores no Twitter e 62 mil inscritos em seus canais no YouTube. 

As informações foram obtidas por meio de questionário preenchido em sistema on-line, no período de 6 de fevereiro a 28 de março de 2014.
Monitoramento, Aberje, Redes Sociais

Netshoes fatura R$ 100 milhões por meio das redes sociais em 2013


"Clientes chegaram à loja virtual após passarem nas páginas da marca. Foram 60 milhões de visitas que percorreram esse caminho e realizaram a compra."



*%:%* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 10/07/2014


A Netshoes faturou, em 2013, R$ 100 milhões em vendas realizadas por clientes que chegaram ao e-commerce por meio das redes sociais da marca.  Foram 60 milhões de visitas que percorreram esse caminho e realizaram a compra. 

A empresa está presente nos canais desde junho de 2009 e apresenta uma média mensal de 52 mil interações neles. As redes sociais são trabalhadas pela companhia como uma ferramenta de branding e de geração de negócios.

Uma equipe de aproximadamente 15 pessoas acompanham as transformações das plataformas e se empenham para conhecerem os fãs em cada rede social. O e-commerce oferece atendimento personalizado aos clientes também por meio desse canal, além dos tradicionais, como telefone, chat e e-mail. 

A empresa ingressou no Twitter em junho de 2009, no Facebook em novembro, no Google+, em janeiro de 2012, no Linkedin em maio de 2013 e no Instagram em setembro de 2013.
No ano passado, a loja virtual realizou em média 14 mil atendimentos apenas por esses canais. 

O Facebook e o Twitter são os mais utilizados pelos internautas. Os comentários e as queixas realizadas em outros sites também são monitorados. Nos últimos 12 meses, 100% das reclamações do Reclame Aqui foram atendidas e mais de 96% delas solucionadas, sendo que mais de 76% dos clientes afirmaram que voltariam a comprar com a empresa.
Netshoes, rede social, faturamento