Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Estudo propõe áreas prioritárias para desenvolvimento da IoT no Brasil


Fabiana Rolfini, 
2017/07/07, 16:00 
Postado em 07 de julho de 2017 às 23h45m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

Cidades inteligentes, saúde e rural devem ser as áreas prioritárias para iniciativas e políticas públicas que visem ao desenvolvimento da internet das coisas no Brasil, conforme definição apontada na segunda etapa do estudo técnico Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil.

A nova fase do estudo realizado sob a coordenação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) foi divulgada na quinta-feira, 06/07, no Rio de Janeiro.


As conclusões finais do relatório vão subsidiar o Plano Nacional de Internet das Coisas, que deve ser anunciado pelo governo até o fim deste ano. Segundo o BNDES, a seleção atendeu aos fatores de relevância dos segmentos para a economia nacional e pelos projetos inovadores em curso.

Em paralelo, foram definidas frentes de trabalho que estão presentes em todos os segmentos. Entre elas estão capital humano; investimento, financiamento e fomento; ambiente de negócios; governança e internacionalização; infraestrutura de conectividade; aspectos regulatórios; privacidade de dados; e segurança de dados.

A terceira e última fase do estudo técnico está prevista para ser concluída em setembro.

* Com informações da Agência Brasil.

Tesla vai instalar maior bateria de lítio do mundo na Austrália


Fabiana Rolfini, 
2017/07/07, 11:30 
Postado em 07 de julho de 2017 às 23h00m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

A Tesla anunciou nesta sexta-feira, 07/07, que vai instalar no sul da Austrália a maior bateria de lítio do mundo até o fim deste ano. O projeto é uma parceria da companhia de Elon Musk com a empresa de energias renováveis francesa Neoen.

A instalação ocorrerá em um parque eólico na região ainda em construção e deve terminar antes do final do ano, segunda informa o jornal americano The Wall Street Journal. 

A bateria terá capacidade de armazenar 100 megawatts, fornecendo energia suficiente para mais de 30 mil lares, e funcionará para proporcionar estabilidade ao sistema de produção de energia renovável.

É possível carregar a bateria quando há excesso de energia e o custo de produção é menor e então, descarregar quando o custo de produção está alto. Isso diminui o custo médio para o cliente final, afirmou Musk, em coletiva de imprensa.

A construção da mega bateria vem depois que a Austrália do Sul, que tem uma forte dependência de energia renovável, sofreu uma série de apagões em 2016, após uma forte tempestade destruir linhas de transmissão vitais.