Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

BullGuard compra especialista em IoT Dojo Labs


Ana Rita Guerra, 
2016/08/17, 07:00
Postado em 26 de 2016 às 21h50m


A especialista em cibersegurança BullGuard anunciou a aquisição da Dojo Labs, uma empresa dedicada à segurança na Internet das Coisas (IoT).

Os termos do negócio entre a empresa britânica BullGuard e a startup israelense não foram revelados. Já este ano, a Dojo Labs foi nomeada Cool Vendor em casa conectada pelo Gartner, um reconhecimento das suas ofertas de segurança doméstica geridas através de um aplicativo e baseadas numa plataforma cloud com algoritmos proprietários de machine learning.

Mais de 4 bilhões de aparelhos de consumo estão conectados à internet, e este número está a crescer exponencialmente, refere Paul Lipman, CEO da BullGuard, no comunicado da aquisição. 

Até agora, a segurança e privacidade destes aparelhos tem sido essencialmente inexistente, deixando os nossos dados e posses mais preciosas expostos. O executivo sublinha que as duas empresas partilham a visão de 
resolver esta necessidade crítica do mercado.

Num estudo recente, patrocinado pela BullGuard, os investigadores salientaram a escala a que chegou este problema e os receios que as pessoas têm sobre a segurança dos seus aparelhos conectados. 

No Reino Unido, 66% dos inquiridos confessaram grande preocupação com a segurança destes aparelhos, enquanto 72% admitiu não saber como garantir a inviolabilidade. Nos Estados Unidos, 58% dos consumidores expressaram receios, enquanto 61% disse não saber como aplicar medidas de segurança a aparelhos IoT.

A promessa transformadora das casas inteligentes só pode ser concretizada quando o problema de segurança tiver sido resolvido, sublinha Yossi Atias, cofundador da Dojo Labs.

Com a aquisição da Dojo Labs, estamos entusiasmados para no futuro oferecermos o maior nível de proteção possível aos clientes em todos os aspetos das suas vidas conectadas”, acrescenta o CEO da BullGuard.

Allo, do Google, é menos seguro que o WhatsApp, diz Snowden


Leticia Cordeiro, 
2016/09/22, 13:00
Postado em 26 de setembro de 2016 às 21h25m


Ex-agente da SNA descreve o Allo como uma junção do Google Mail, Google Maps e Google Surveillance (vigilância) e é enfático: Não use o Allo.

O novo aplicativo de mensagens do Google, o Allo, que se integra com a assistente virtual baseada em inteligência artificial Google Assistent é uma ameaça à privacidade dos usuários, alega o ex-agente da agência de segurança norte-americana Edward Snowden. Em sua conta no Twitter, Snowden alerta que Allo, por padrão, é menos seguro que o WhatsApp, o que o torna perigoso para não-especialistas.


image: http://www.bitmag.com.br/wp-content/uploads/2016/09/Captura-de-Tela-2016-09-22-às-08.54.46-300x70.png
Snowden Twitter
Snowden é enfático: Liberado para download hoje: Google Mail, Google Maps e Google Surveillance (vigilância). Isso é o Allo. Não use o Allo. Ele recomenda, em seu lugar, o uso dos aplicativos Tor e Signal. 

O que é Allo? Um app do Google que registra toda mensagem que você mandar e a torna disponível quanto houver um pedido da polícia, complementa.

A grande questão é que, para fazer perguntas em linguagem natural ao assistente durante uma conversa no app de mensagem e obter respostas que facilitam a vida das pessoas, como por exemplo trazer diretamente para a janela da conversa informações sobre data, horário e preço dos ingressos para um show, sem que seja preciso sair do chat, o Allo coleta todos os dados da conversa e de seu usuário.

Obviamente, quanto maior a quantidade e a qualidade das informações coletadas, mais eficiente se torna o assistente. O problema? Essas informações são armazenadas sem criptografia, ao contrário do que acontece hoje com o WhatsApp e com o iMessage (da Apple), expondo assim todas as informações do usuário no caso de interceptações de órgãos de vigilância do governo e a ordens judiciais para quebra de sigilo, por exemplo.

A criptografia das mensagens do WhatsApp, vale lembrar, tornou inviável o cumprimento de ordens de quebra de sigilo de mensagens do aplicativo em investigações criminais autorizadas pela Justiça brasileira, o que levou inclusive à prisão de executivos do Facebook no Brasil e o bloqueio do app aqui no país em quatro ocasiões desde o ano passado.

Há uma opção nas configurações do Allo para impedir a coleta de dados, usando como anônimo, mas isso impede o uso do Google Assistent, o seu diferencial em relação a outros apps de mensagem.