Total de visualizações de página

sábado, 4 de agosto de 2018

Quatro dicas de empresas de tecnologia para garantir a saúde dos colaboradores


Redação B!T, 
2018/08/03, 10:52 
Postado em 04 de agosto de 2018 às 19h00m 


Gestores reforçam a importância de apostar em iniciativas para o bem estar.

Os gastos com saúde nas empresas chegam a representar 12,71% dos custos da folha de pagamento e em alguns casos esse número pode chegar a 25%. Os dados são deste ano e fazem parte de um levantamento da consultoria Mercer Marsh Benefícios. Ainda segundo o estudo, o valor médio gasto por colaborador com seguro saúde mais que dobrou nos últimos cinco anos.  Para melhorar esse cenário, empresas vêm adotando ações diferenciadas a fim de promover a saúde e o bem estar dos seus funcionários.
Todo este investimento em iniciativas em prol da saúde, que pode parecer significativo em um primeiro momento, é essencial para garantir a qualidade vida dos colaboradores e traz como reflexo  para a empresa a redução das taxas de afastamentos (absenteísmo) e nos altos gastos com tratamentos de doenças, explica Juliana Bittencourt, Gerente de Recursos Humanos da Ahgora Sistemas, empresa pioneira no desenvolvimento tecnologias em nuvem e IoT para Gestão de Pessoas.  
Um outro estudo, desta vez realizado pela Quantum Workplace e Limeade, mostrou que medidas com a saúde deixam os colaboradores 38% mais motivados. Queremos que os nossos colaboradores se sintam bem dentro da empresa e fora dela. Nossa intenção também é proporcionar um ambiente de trabalho saudável e tranquilo, o que certamente impacta no bom desempenho da equipe, afirma Andreia Girardini, gerente de Recursos Humanos da HostGator, um dos principais provedores de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online do mundo.
O Diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Softplan, uma das maiores empresas de software do país, Edson Honma, complementa que iniciativas em prol da qualidade de vida dos funcionários aumentam o engajamento e contribuem para que tanto os colaboradores como o ambiente de trabalho sejam mais saudáveis. Nesta semana foi inaugurado um ambulatório na sede da Softplan.
Um médico e uma enfermeira estarão disponíveis no local uma vez na semana para realizar atendimentos aos colaboradores com plano de saúde da Unimed Softplan. Queremos ter um plano de saúde com propósito. Vamos aproveitar para unir o capital humano com o uso de dados, com toda a privacidade que a saúde merece, para termos os melhores benefícios e propagação de saúde para o nosso time, destaca o diretor executivo da Softplan, Moacir Marafon. A intenção com a medida é oferecer um atendimento mais personalizado e eficaz para os mais de 1,1 mil colaboradores que atuam na sede da empresa, em Florianópolis.
Os setores de Recursos Humanos das empresas elencam outras 4 dicas de ações voltadas ao bem estar e à saúde dos funcionários:
1- Equipes internas voltadas à promoção de iniciativas relacionadas a bem estar: essas equipes organizam dinâmicas, rodas de conversa e feiras, estimulando a prática de exercícios e uma rotina saudável.
2- Estímulo a uma boa alimentação: disponibilização diária de frutas para consumo dos colaboradores e parcerias com redes de alimentos naturais ajudam a chamar a atenção para a importância de comer bem e cuidar do corpo.
3- Benefícios que vão além do que é obrigatório por lei: plano odontológico e de saúde com ampla cobertura ou auxílio para fazer academia, por exemplo, estão entre medidas que motivam a equipe e estimulam os cuidados com o corpo.
4- Investimento em ambiente de trabalho: um local de trabalho que acolha bem os funcionários e que tenha atenção a questões ergonômicas, por exemplo, impacta na saúde da equipe a curto e a longo prazo. Oferecer espaços para convivência, descompressão ou mesmo salas para confraternização ajudam os colaboradores a terem maior qualidade de vida no trabalho.
Com estas ações, o dia a dia dos colaboradores fica melhor e mais saudável, e não apenas durante o expediente.

ART IT e Logicalis trabalham juntas em solução de IoT para área da saúde


Redação B!T, 
2018/08/03, 13:40 
Postado em 04 de agostode 2018 às 17h00m 


Solução final será capaz de rastrear amostras de exames para laboratórios de análises clínicas.
A ART IT trabalhou junto com a Logicalis para entregar uma solução de rastreamento de amostras de exames a uma das maiores operadoras de telecomunicação do Brasil. O objetivo da operadora é oferecer essa plataforma para o setor de saúde, mais especificamente laboratórios de análises clínicas.
A operadora percebeu que esse setor demanda que as amostras de exames estejam seguras, que os dados dos pacientes sejam protegidos, e que os laboratórios consigam controlar facilmente as amostras, seja na coleta, na preservação ou na entrega. Assim, o primeiro passo do projeto foi construir um kit de demonstração da solução para que a operadora apresente a tecnologia aos seus potenciais clientes.
A Logicalis desenvolveu uma aplicação baseada no EUGENIO, sua plataforma de Internet das Coisas (IoT), para receber e correlacionar os dados dos tubetes conectados com os dados dos pacientes e dos médicos solicitantes, e contou com o apoio da ART IT para desenvolver toda a interface do kit de demonstração e integrá-la com o EUGENIO.
Assim, graças à aplicação da ART, é possível visualizar todas as funcionalidades que a solução futura pode oferecer aos laboratórios e demonstrar como seria o rastreamento das amostras em uma situação real. 
O kit de demonstração simula o rastreamento desde o momento da coleta dos exames, passando pelo armazenamento e preparo, transporte, controle de fatores como temperatura, resíduos infecciosos e tempo de armazenamento, monitoramento das remessas até a entrega ao destinatário e, finalmente, recebimento com informações em tempo real sobre as amostras.
“Por meio da nossa aplicação, é possível simular o transporte da amostra de exame, considerando todos os fatores do processo, da variação de temperatura até o recebimento dos tubetes”, explicou Rodrigo Bizarro, Diretor de Tecnologia e Inovação da ART IT. “Dessa forma, a operadora conseguirá demonstrar com detalhes a tecnologia e aumentar suas oportunidades de negócio.”