Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O fim da fome: a Internet das Coisas chega ao Agribusiness


Paulo Henrique Pichini, 
President & CEO da Go2neXt Cloud Computing Builder & Integrator, 
2016/12/08, 13:00
Postado em 08 de dezembro de 2016 às 18h20m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

Até 2050 o mundo terá 9,6 bilhões de pessoas. Para que a população consiga sobreviver, a produção de alimentos terá de crescer 70% em relação ao que era gerado no planeta em 2006. Isso é o que diz a FAO, agência da ONU para a alimentação e a agricultura. Esse avanço terá de ser feito a partir do uso otimizado da água, em meio a dramáticas mudanças climáticas e, é claro, com a máxima economia e produtividade.

A Agricultura Digital ou de Precisão é um dos elementos críticos para a conquista dessas metas.
Em especial, vale destacar o papel da Internet das Coisas (IoT) neste quadro. Ao entrar no mundo rural, o sensor IoT acende áreas antes não digitalizadas. O resultado disso é produtividade, lucro e alimentos de melhor qualidade.

Relatório do instituto de pesquisa BI Intelligence prediz que até 2020 esse setor estará trabalhando com 75 milhões de dispositivos IoT. Hoje, em todo o mundo, a marca está em 30 milhões de sensores. Podemos afirmar que essa previsão também se aplica ao setor brasileiro de agribusiness, um dos mais competitivos do nosso país. Mesmo em tempos de recessão esse mercado continua avançando. Em 2015, por exemplo, 23% do PIB nacional veio daí.

Cada dispositivo IoT instalado no campo é um soldado que faz parte de uma brigada voltada à extrema otimização de todos os processos da empresa de agribusiness. As maiores empresas brasileiras desse setor já estão investindo, por exemplo, em projetos IoT para controle de frotas. Despesas com colheitadeiras, tratores e caminhões são, hoje, o segundo item na planilha de despesas dessas empresas. 

Um projeto avançado de IoT para frotas de agribusiness usa os dados coletados pelos sensores instalados nos veículos para mapear fatores como consumo de combustível, distância percorrida, pressão dos pneus e nível de óleo do motor. A solução IoT colabora, também, com a monitoração da área geofísica por onde trafegaram os veículos da empresa rural. Com isso, fica mais fácil saber se as máquinas atuaram nos talhões designados, com a velocidade e o alcance planejados.

Em alguns casos, essas soluções podem contribuir para reduzir em até 35% os custos habituais da empresa rural com seus veículos.
Um projeto IoT inteligente saberá diminuir os custos da implantação inicial e contornar os desafios de infraestrutura de TI e Telecom do ambiente rural. 

Quem desejar, por exemplo, sensorizar um vinhedo no Sul do Brasil, não precisa levar a rede de Telecom até todos os cantos da fazenda. Dispositivos IoT implantados no campo coletam dados 24x7x365 sem necessariamente enviar online essas informações para a nuvem. Conforme o orçamento e as metas de negócios de cada empresa, um outro caminho pode ser seguido.

Uma das possibilidades é, em vez de instalar hot spots fixos no campo, adaptar hot spots a tratores e caminhões e enviar esses veículos para a colheita de dados em intervalos pré-determinados.

Flexibilidade também é a norma quando se trata de garantir a conexão do ambiente rural. Apesar do expressivo aumento das redes nos últimos 10 anos, o Brasil segue contando com áreas escuras, onde a qualidade dos links é variável. Essa realidade não inviabiliza a aplicação do IoT às áreas mais remotas do nosso país.

A resposta é inserir, no projeto IoT para o agribusiness, uma miríade de tipos de conexão. Os projetos mais avançados incluem a convivência otimizada e fluida de redes 3G, 4G, Wi-Fi, LoRa, GPS e via satélite. O gestor rural que experimenta essa fartura de rede percebe claramente que sua empresa deu um salto de conectividade, de informação e de negócios.

A Internet das Coisas aplicada ao campo propõe a reinterpretação de práticas agrícolas milenares.
Hoje, graças aos dispositivos IoT, é possível gerar um mar de informações sobre áreas e ativos que, antes, ficavam longe da visão da TI e do gestor de negócios. A inserção dessas informações em sistemas Big Data é o segundo elemento da equação. 

Mas o sentimento de descoberta e conquista só vem quando as análises de dados (Analytics) recheiam os gráficos de um Dashboard (painel de controle) criado sob medida para uma fazenda de soja, para uma empresa de produção de laticínios. Com o Dashboard, o que começa com o IoT, consolida-se no BigData e ganha sentido no Analytics vira, finalmente, a base para as decisões estratégicas do agribusiness.

Toda essa inovação é boa, e pode ajudar o mundo a chegar, sem fome, ao ano 2050.

Rico contrata chatbot da Direct Talk para canais de atendimento


Ana Rita Guerra, 
2016/12/08, 17:00
Postado em 08 de dezembro de 2016 às 17h35m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

A plataforma digital Rico firmou uma parceria com a Direct Talk, especializada em atendimento ao consumidor online, para passar a utilizar suas soluções em seus canais de atendimento. Isso inclui o serviço de ChatBot da Direct Talk, bem como o DTChat, DTMail e DTe-Service.

A Rico é uma das maiores empresas no segmento de corretagem de investimento no Brasil, com mais de 200 mil clientes e 9 bilhões de reais em patrimônio destes. Lidamos com os investimentos de milhares de brasileiros, é um mercado extremamente sensível, explica Fernando Montanari, gestor da área de atendimento, mesa de operações e sócio da Rico. A parceria com a Direct Talk tem como objetivo aumentar a retenção dos clientes.

Confiança e parceria são essenciais no nosso trabalho, que não existe sem um bom atendimento. Precisamos dar total atenção aos nossos clientes, solucionar dúvidas, resolver problemas com agilidade e eficiência, pelos mais variados canais, acrescenta Montanari. E a Direct Talk é nossa parceira nesta tarefa, com soluções que auxiliam a comunicação da empresa com o cliente.

Por meio da plataforma de negociação da Rico, o cliente investe em ações, tesouro direto, fundos, renda fixa e contratos futuros, como títulos atrelados a ativos como o dólar, índice e commodities agrícolas. Tem o apoio de especialistas para ajudar a tomar decisões na hora de investir e atendimento personalizado, pelo desktop, mobile ou tablet.

A Rico é uma dos principais corretores de investimento do país, e totalmente online, com atendimento personalizado. Por isso, principalmente nesses casos de empresas digitais, é imprescindível o investimento em soluções que otimizem esse atendimento, de forma inteligente, para oferecer todo o suporte necessário, adianta Marcelo Pugliesi, CEO da Direct Talk. 

O executivo revela que o Chat e a FAQ Inteligente da Direct Talk permitiram à Rico chegar a uma retenção média de 54% dos clientes já a partir do primeiro atendimento.

As soluções ajudam a solucionar dúvidas e resolver problemas, além de fazer uma triagem para auxiliar os próximos atendimentos. São atendimentos personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente, comenta.

Em 2016, o mercado de investimentos de pessoa física voltou a aquecer. Dados da BM&FBovespa mostram que em julho deste ano a participação deste grupo no setor foi de 19,6%. O maior interesse se reflete na busca pelos serviços de home broker e negociação de ativos pela internet. 

Esse aquecimento tem levado a Rico a cadastrar em média 8 mil clientes mensalmente, sendo que 30% dos investidores agregados à base mostram interesse pela bolsa, reflexo do investimento na base tecnológica. Até março, 95% pretendiam aplicar em títulos públicos no Tesouro Direto ou outros ativos de renda fixa.

Intel Security integra seu gerenciador de senhas com Windows Hello


Ana Rita Guerra, 
2016/12/08, 16:00
Postado em 08 de dezembro de 2016 às 17h35m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

A Intel Security anunciou que seu gerenciador de senhas True Key será integrado com o Windows Hello, um passo que lhe permitirá oferecer a solução de autenticação multifatorial de login no Microsoft Edge.
Quem usa o Windows 10 pode ativar a nova extensão de aplicativo True Key integrada com o Windows Hello no Microsoft Edge, podendo usar essa solução para desbloquear suas contas on-line.


A integração vem tentar resolver um problema que está cada vez mais difícil de resolver: o principal método de confirmar a identidade de um usuário é um nome de usuário e uma senha, e já tem mais de um bilhão de sites na internet. 

Os usuários ou lidam com dezenas de diferentes combinações ou usam a mesma em todo o lado, o que coloca em risco sua segurança. O que a Intel Security pretende com o aplicativo True Key é permitir que os usuários aposentem seus maus hábitos e comecem a usar senhas longas, fortes e complexas para todas as suas contas na Internet.

Com essa integração, os usuários do Windows 10 podem fazer download da extensão para o Microsoft Edge, conectar seu perfil do aplicativo True Key e contar com os fatores de autenticação seguros do Windows Hello. A extensão memoriza as senhas que o usuário já tem e cria outras novas, além de preencher automaticamente seus nomes de usuário e suas senhas quando ele iniciar uma sessão em sites ou aplicativos.

O problema das senhas não vai desaparecer da noite para o dia, e é por isso que trabalhar com o Windows Hello é um grande passo na visão de um futuro sem senhas, compartilhada entre a Intel Security e a Microsoft, afirmou Richard Reiner, CTO da True Key da Intel Security. 

Fornecendo aos usuários do aplicativo True Key uma proteção multifatorial aprimorada e realizando o preenchimento dinâmico de formulários na Web, continuamos desenvolvendo um aplicativo que incentivará a melhoria da gestão de senhas e da segurança on-line.
Outros novos recursos do aplicativo são:
  • Compatibilidade com mais navegadores de desktop: Além de funcionar no Internet Explorer, Microsoft Edge e Chrome, o aplicativo True Key passou agora a funcionar com o navegador Firefox.
  • Preferências avançadas de login para dispositivos móveis: Os usuários do Android e do iOS podem combinar até três fatores de autenticação diferentes para iniciar sessões em suas contas do aplicativo. Os usuários podem escolher fatores como seu rosto, impressão digital, dispositivo confiável ou uma senha-mestra para iniciar sessões no aplicativo True Key.
  • Android e melhor compatibilidade com navegadores: Os usuários do Android podem agora iniciar sessões no aplicativo True Key utilizando sua impressão digital como método de autenticação, fazer com que um PC ou dispositivo móvel perdido ou não utilizado deixe de ser confiável, e usar o navegador original do Android ou o navegador Opera para navegar na Web com segurança.