Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Dia dos Pais deve ser o mais fraco dos últimos três anos



"Projeção aponta para aumento de 4% nas vendas. Comércio investe em identificação do perfil dos pais para ganhar a atenção dos filhos na hora da compra. Conheça as ações das marcas."




*||=||* Por Luisa Medeiros | 08/08/2013



O Dia dos Pais de 2013 deve ter as piores vendas dos três últimos anos. É o que aponta uma projeção divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A expectativa é que o comércio vivencie um aumento de 4% nas vendas no período que antecede a data. No ano passado, o crescimento foi de 4,75%, enquanto em 2011, o índice foi de 6,86%. Em 2010, foram 10% de aumento. Para garantir as vendas, as marcas apostam em identificação do perfil dos pais para sugerir presentes que agradem.

Focando na personalização para driblar as previsões pessimistas, o Shopping Palladium, em Curitiba, desenvolveu um aplicativo na sua fanpage onde o internauta pode realizar um teste e receber dicas de produtos disponíveis nas suas lojas. A Dafiti adotou uma iniciativa parecida: o e-commerce criou um quiz de moda para os filhos descobrirem o estilo do pai e assim acessar as opções de calçados, roupas e acessórios mais adequados. O site contratou um consultor de estilo e um maquiador para elaborar uma curadoria de moda.

Entre as principais opções de presentes, os eletrônicos lideram a lista com 68% de desejo dos pais e 42% de intenção de compra dos filhos, de acordo com uma pesquisa do comparador de preços Kuantokusta em parceria com a Netquest. Sobre a escolha do presente, 51% dos pais preferem que os filhos escolham os seus presentes, enquanto 24% gostam de escolher o que vão ganhar. 

Sendo assim, para auxiliar na hora da decisão, um infográfico desenvolvido pela Qualcomm reúne a lista das principais atividades realizadas pelos pais por meio dos celulares e quais ferramentas o equipamento deve disponibilizar em cada caso. O resultado é a sugestão do um smartphone para cada perfil de usuário.

Veja as principais ações elaboradas pelas marcas para o Dia dos Pais.

Samsung: Na compra de uma Smart TV Samsung modelo F6400 ou F6800, o consumidor ganhar uma webcam e concorre a um dia de piloto no parque da Ferrari em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.


Sony Mobile: Na compra de um smartphone Xperia ZQ, o consumidor ganha uma capa produzida em edição limitada. A promoção é válida para as compras realizadas até 30 de setembro.

Cacau Show: A chocolateria elaborou sugestões de presente para a data como a caixa Seleção do Sommelier, composta por bombons e um livreto sobre a harmonização de chocolates e vinhos. Outra opção é o Kit Safra Especial, que traz tabletes em diferentes gradações de cacau.

Rayovac: A marca tem sugestões de presentes para pais aventureiros: Lanterna Indestrutível, que sai por R$109,90, e Lanterna Lazer Led Rayovac, por R$45,90.

Marisa: A loja de departamentos altera a cor do seu logotipo de rosa para azul em homenagem ao Dia dos Pais. A mudança acontece nos perfis da loja nas redes sociais e no catálogo.

Magazine Luiza: Rede publica ilustrações com referências de ditados populares na sua fanpage e convida os internautas a descobrirem a frase certa. Quem postar seus palpites com a hashtag #ComoDiriaMeuPai participa da ação.

Brahma: A marca oferece mensagens de jogadores de futebol para os pais. Para participar, é necessário cadastrar o código de barras das latas de cerveja no site www.brahma.com.br


Shoptime: O e-commerce lança para a data um site com dicas de presentes separados pelas categorias tecnologia, casa & cozinha, música, viagem, esporte & beleza, e “É Super Planejado”, com opções a partir de R$ 50,00.

Crocs: Marca sugere como presente o modelo masculino Santa Cruz Loafer, com acabamentos em camurça. Preço sob consulta.

Carrefour: Rede sorteia 100 notebooks até dia 11 de agosto. Cada R$ 50,00 em compras dá direito a um cupom para concorrer aos prêmios.


Veja também nas pesquisas do +Mundo do Marketing: "Hábitos e opiniões dos consumidores brasileiros sobre o Dia dos Pais"