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quinta-feira, 24 de abril de 2014

Marco Civil da Internet é aprovado no Senado


"Novas regras restringem, mas não impedem ações de Marketing direto, dando mais transparência aos usuários. Documento seguirá para sanção da presidente Dilma Rousseff."




*#* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 24/04/2014


O Senado aprovou, nesta quarta-feira, o Marco Civil da Internet sem realizar alterações ao texto que havia passado por votação na Câmara dos Deputados, em Brasília. O documento segue agora para sanção da Presidente Dilma Rousseff. As novas regras devem alterar a rotina das empresas, em especial as ações que envolvam Marketing direto. 

Apesar das restrições ao uso de informações de usuários disponíveis em sites e redes sociais para segmentar anúncios, as iniciativas não precisarão ser abolidas. Passarão apenas por adaptações.

A nova legislação impede que informações trocadas por meio de mensagens entre internautas sejam usadas para fim comercial, mas outros dados como curtidas em redes sociais e cliques em páginas ainda poderão ser aproveitados, desde que o usuário autorize. 

O Remarketing oferecido pelo Google não será influenciado pelas regras, caso o documento seja sancionado pela presidente. O texto colabora para dar mais transparência aos usuários.

Apesar das restrições, ainda há formas de atuar para se alcançar o público-alvo com assertividade na web. “Ainda existem muitas ferramentas de Marketing dirigido disponíveis. A partir de agora, as empresas terão que inovar mais, buscar outros meios. 

Vai atrapalhar um pouco, mas não ficou terrível”, explica Marco Antonio Badia, Diretor de Mídias Sociais da MKT Comunicação, agência especializada em comunicação digital.
Senado, Marco Civil da Internet, Marketing Direto

Boticário é marca mais amada pelos consumidores brasileiros


"Natura, Louis Vuitton, Nestlé e Havaianas aparecem em seguida em pesquisa da Officina Sophia, feita sob encomenda do Centro de Inteligência Padrão (CIP)."



*#* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 22/04/2014



O Boticário é a marca mais amada pelos consumidores brasileiros, segundo pesquisa da Officina Sophia, feita sob encomenda do Centro de Inteligência Padrão (CIP). 

Foram avaliados 40 atributos relacionados a temas como qualidade do produto, identidade aspiracional, disposição dos clientes em investir recursos, presença ativa nas redes sociais, lealdade dos consumidores, apego emocional, entre outros.

Em segunda posição aparece a Natura, seguida de Louis Vuitton, Nestlé e Havaianas. Considerando cada segmento em separado, o ranking muda. A Nike lidera entre as marcas esportivas, seguida de Adidas. 

No setor automobilístico, a Ferrari aparece em primeiro lugar. A Caixa Econômica Federal está no topo da preferência quando o assunto é o segmento bancário. A segunda posição ficou com o Banco do Brasil e a terceira com o Itaú.

O ranking das marcas de celulares aparece da seguinte forma: Samsung, Apple, Sony, Nokia e Motorola. Já em relação a cervejas, a campeã é a Skol, seguida de Stella Artois e a Original. A TAM é a líder entre as aéreas. O Boticário aparece no topo dos rankings de cosméticos e perfumes.

Confira abaixo as 10 primeiras colocadas no ranking das marcas mais amadas do Brasil em 2014:
  1. O Boticário
  2. Natura
  3. Louis Vuitton
  4. Nestlé
  5. Havaianas
  6. Prada
  7. Rolex / Gucci *
  8. Mont Blanc
  9. Tommy Hilfiger
  10. Samsung

* As marcas destacadas apresentaram a mesma pontuação e, portanto, aparecem na mesma posição no ranking.

RANKING POR SEGMENTO

Artigos Esportivos
  1. Nike
  2. Adidas
  3. Lacoste
  4. Olympikus
  5. Oakley

Automóveis
  1. Ferrari
  2. BMW
  3. Porsche
  4. Lamborghini
  5. Land Rover

Bancos
  1. Caixa Econômica Federal
  2. Banco do Brasil
  3. Itaú
  4. Bradesco
  5. Santander

Bolsas
  1. Louis Vuitton
  2. Tommy Hilfiger
  3. Calvin Klein
  4. Chanel
  5. Victor Hugo

Calçados Femininos
  1. Prada
  2. Gucci
  3. Chanel
  4. Vizzano
  5. Arezzo

Celulares
  1. Samsung
  2. Apple
  3. Sony
  4. Nokia
  5. Motorola

Cervejas
  1. Skol
  2. Stella Artois
  3. Original
  4. Budweiser
  5. Heineken

Companhias Aéreas
  1. TAM
  2. British Airways
  3. Emirates
  4. TAP
  5. Azul

Cosméticos
  1. O Boticário
  2. Natura
  3. L'Oréal
  4. Nivea
  5. Avon

Redes de Roupas
  1. Zara
  2. Americanas
  3. Riachuelo
  4. Renner
  5. Hering

Hipermercados/ Supermercados 
  1. Extra
  2. Carrefour
  3. Walmart
  4. Pão de Açúcar
  5. Bom Preço

Jeans
  1. Levi´s 
  2. Diesel
  3. Calvin Klein 
  4. M. Officer 
  5. John John 
  6.     
Joias
  1. Vivara 
  2. Swarovski 
  3. H. Stern
  4. Tiffany & Co. 
  5. Cartier 
   
Moda Feminina
  1. Chanel 
  2. Hering
  3. Dolce & Gabbana 
  4. Calvin Klein / Gucci 
  5. Morena Rosa 
   
Moda Masculina
  1. Oakley 
  2. Giorgio Armani
  3. Lacoste 
  4. Hugo Boss 
  5. Calvin Klein 
   
Notebooks
  1. Apple / Sony 
  2. Samsung 
  3. Dell 
  4. HP 
  5. LG 
   
Operadoras de Telefonia Fixa
  1. GVT 
  2. NET
  3. Oi -5,7
  4. Vivo/Telefônica
  5. TIM 
   
Operadoras de Telefonia Móvel
  1. Vivo/Telefônica 
  2. GVT 
  3. Nextel 
  4. Oi 
  5. Claro 
   
Perfumes
  1. O Boticário 
  2. Dolce & Gabbana 
  3. Christian Dior 
  4. Giorgio Armani 
  5. Chanel 
   
Produtos Alimentícios
  1. Nestlé 
  2. Sadia 
  3. Perdigão 
  4. Unillever 
  5. PepsiCo 
   
Refrigerantes
  1. Coca-Cola 
  2. Guaraná Antarctica 
  3. Fanta 
  4. Sprite 
  5. H2OH 
   
Relógios Masculino
  1. Rolex 
  2. Mont Blanc 
  3. Calvin Klein 
  4. Armani 
  5. Omega
   
Seguros de Automóveis
  1. Porto Seguro
  2. SulAmérica Seguros 
  3. Zurick Seguros
  4. Itaú Seguros 
  5. Bradesco Seguros 
   
TV por Assinatura
  1. SKY 
  2. NET 
  3. Claro
  4. VIVO TV
  5. Oi 

Postos de Combustível
  1. BR/Petrobrás 
  2. Ipiranga 
  3. Shell 
  4. Esso 
  5. Texaco 
   
Moda Sandálias
  1. Havaianas 
  2. Ipanema 
  3. Rider 
  4. Crocs 
  5. Dupé 

BANDEIRA de Cartão de Crédito
  1. Visa 
  2. Mastercard 
  3. Amex (American Express) 
  4. Hipercard 
  5. Elo 
   
Operadoras de Banda Larga
  1. GVT 
  2. Net 
  3. Vivo / Telefonica 
  4. Oi 
  5. TIM 

Eletrodomésticos
  1. Samsung
  2. Brastemp
  3. Philipps Walitta
  4. Electrolux
  5. Semp Toshiba

Brasil terá 103 novos shoppings até 2018


"Setor espera um crescimento de 24% com acréscimo de 2,89 milhões de metros quadrados de área bruta construída. Sudeste lidera a lista de empreendimentos."



*#* Por Luisa Medeiros, do Mundo do Marketing | 23/04/2014


O Brasil deve ganhar 103 novos shoppings em quatro anos, como aponta o Cadastro de Shopping 2014 do Ibope Inteligência. Se a expectativa se confirmar, resultará em um crescimento de 24% no setor, com um acréscimo de 2,89 milhões de metros quadrados de área bruta construída. O Sudeste é a região que deve receber mais empreendimentos: 44 no total.

No Nordeste devem ser inaugurados 24 shoppings, no Sul, 16, no Norte, 11, e no Centro-Oeste, 8. O ano passado foi o período com mais lançamentos, com 36 novos centros comerciais abrindo as portas, resultando numa média de um empreendimento inaugurado a cada duas semanas. Dessa forma, o Brasil encerrou o ano com 459 centros em operação.

O levantamento do Ibope aponta ainda a tendência dos empreendedores em focar em municípios com até 500 mil habitantes. De todos os shoppings inaugurados em 2013, 42% estão em cidades com até meio milhão de habitantes. Para 2014, a previsão é de que 73% das inaugurações aconteçam em municípios desse porte.

Os municípios localizados em regiões metropolitanas também ganham destaque neste cenário. É o caso de Boa Vista, capital de Roraima. 

Com uma população estimada para 2014 em pouco mais de 300 mil habitantes, a cidade ainda não possui nenhum shopping em funcionamento. A região receberá dois empreendimentos previstos para serem inaugurados ainda este ano.
Shoppings, Ibope, crescimento