Total de visualizações de página

domingo, 22 de maio de 2022

Instagram: conheça e explore os recursos mais recentes lançados pelo aplicativo .

===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====


Funções como músicas nas mensagens diretas, compartilhamento rápido, mensagem silenciosa, enquetes em grupo e limitação de comentários e mensagens estão entre as funcionalidades desconhecidas de muitos usuários do aplicativo
===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====
Por g1

Postado em 22 de maio de 2022 às 16h00m

Post. N. - 4.353

Ícone do Instagram. — Foto: REUTERS/Thomas White
Ícone do Instagram. — Foto: REUTERS/Thomas White

Nos últimos tempos, o Instagram lançou uma série de recursos que aumentam as possibilidades de interação entre os usuários, bem como permitem um maior gerenciamento de conteúdo, como fotos, músicas e vídeos.

Entre as funções, estão as que permitem mudar a ordem de fotos e vídeos no feed e enviar enquetes em grupos para várias pessoas tomarem decisões em conjunto, como em que lugar se encontrarão.

O g1 separou algumas dessas novas funções e ensina como utilizá-las.

Músicas nas mensagens diretas

Instagram ganha recurso para compartilhar trechos de músicas em mensagens — Foto: Divulgação/Instagram
Instagram ganha recurso para compartilhar trechos de músicas em mensagens — Foto: Divulgação/Instagram

O Instagram tem um recurso que permite enviar trechos de músicas pela seção de mensagens, conhecida como Direct. A opção foi liberada no último dia 31 de março para usuários da rede social em todo o mundo.

Com a novidade, será possível copiar o link de uma música em serviços de streaming e compartilhar um trecho de 30 segundos. O Instagram mostrará a capa do álbum em que a faixa foi lançada e um botão para as outras pessoas ouvirem no Direct.

O recurso funciona por meio de uma integração com Apple Music e Amazon Music – a rede social terá integração com o Spotify em breve.

Para utilizar o serviço, faça o seguinte:

  1. Copiar o link da música em seu serviço de streaming - o link deve ter 30 segundos;
  2. Quando o link for enviado, aparecerá a capa do álbum em que a faixa foi lançada;
  3. Também aparecerá opção para enviar para outras pessoas.
Feed em ordem cronológica
Instagram começou a liberar duas opções de feed com postagens em ordem cronológica — Foto: Divulgação/Instagram
Instagram começou a liberar duas opções de feed com postagens em ordem cronológica — Foto: Divulgação/Instagram

O Instagram oferece um recurso que permite definir a ordem com que as postagens serão exibidas no feed. É possível manter a configuração atual, que é definida pelo algoritmo da plataforma, ou mudar para ordem cronológica reversa, em que os mais recentes aparecem primeiro.

Em testes ao menos desde janeiro, o recurso começou a ser liberado de forma oficial no dia 23 de março. A novidade chegará para todos os usuários de forma gradual.

Para mudar a ordem com que as postagens são exibidas no feed, será preciso tocar sobre o logotipo do Instagram no aplicativo e escolher uma das opções disponíveis:

  • Página Inicial: o feed no modelo atual, em que o algoritmo do Instagram ordena posts a partir do que acredita que atrairá mais interesse e inclui recomendações de contas que os usuários não seguem;
  • Seguindo: o feed em ordem cronológica apenas com as contas que os usuários seguem, e sem recomendações da rede social;
  • Favoritos: opção em ordem cronológica com lista feita por usuários com alguns perfis, como os de parentes e amigos próximos.

A opção que usa os algoritmos do Instagram seguirá como padrão e ficará ativada sempre que o feed da rede social for aberto. A mudança no Instagram atende, ao menos parcialmente, a um pedido antigo de usuários que preferem ver postagens em ordem cronológica reversa – que era usada nos primórdios do app.

Legendas automáticas para vídeos

Após selecionar um vídeo, clicar em ‘Configurações Avançadas’, ativar na aba de ‘Acessibilidade’ a opção ‘Exibir legendas’. Depois, é só clicar em compartilhar. — Foto: Reprodução
Após selecionar um vídeo, clicar em ‘Configurações Avançadas’, ativar na aba de ‘Acessibilidade’ a opção ‘Exibir legendas’. Depois, é só clicar em compartilhar. — Foto: Reprodução

Outra novidade recente da plataforma é a disponibilização de legendas automáticas para vídeos publicados no Feed.

As legendas são detectadas e aplicadas por meio de inteligência artificial, para facilitar a experiência no aplicativo e oferecer mais acessibilidade.

O Instagram incentiva os criadores de vídeos a manterem o recurso de legendas ativado para tornar seu conteúdo mais acessível para a comunidade surda e com deficiência auditiva para beneficiar a experiência dos mesmos na plataforma.

As legendas são geradas de forma automática. — Foto: Reprodução
As legendas são geradas de forma automática. — Foto: Reprodução

O objetivo também é ajudar pessoas que precisem usar o Instagram com o som silenciado ou não possam ouvir devido a ruídos externos.

Neste primeiro momento, as legendas estarão disponíveis em idiomas selecionados, como, por exemplo, em português, inglês e espanhol, entre outros.

À medida que mais pessoas usarem as legendas, a inteligência artificial aprenderá mais, melhorando a qualidade do recurso.

Veja como usar o recurso:

  • Selecione um vídeo para ser publicado no Feed;
  • Clique em Configurações Avançadas;
  • Ative na aba de Acessibilidade a opção Exibir legendas;
  • Depois, é só clicar em compartilhar.

As legendas geradas automaticamente também serão ativadas automaticamente para os produtores de vídeo, mas serão opcionais para os espectadores.

Compartilhamento rápido

Depois de escolher o conteúdo a ser enviado (no caso da imagem acima, uma foto), basta apertar e segurar o botão de compartilhamento para aparecer o pop-up das quatro pessoas com quem você mais interage. — Foto: Reprodução
Depois de escolher o conteúdo a ser enviado (no caso da imagem acima, uma foto), basta apertar e segurar o botão de compartilhamento para aparecer o pop-up das quatro pessoas com quem você mais interage. — Foto: Reprodução

Desde fevereiro, o Instagram passou a oferecer o recurso de compartilhamento rápido para seus usuários. Com ele, é possível compartilhar rapidamente conteúdos como imagens e vídeos com outros usuários com os quatro usuários com quais você interage com mais frequência.

Para fazer a ação, siga os seguintes passos:

  1. Abra o aplicativo Instagram em seu smartphone Android e iOS;
  2. Role para baixo ou abra o conteúdo que deseja compartilhar com seus amigos nas mensagens diretas;
  3. Toque e segure o ícone de envio;
  4. Se você recebeu o novo recurso, você ser capaz de ver um novo pop-up com fotos de perfil dos contatos com os quais você mais interage;
  5. Deslize o dedo para a imagem de exibição do usuário com quem você quer compartilhar a postagem e deixe seu dedo.
Mensagem silenciosa
Para silenciar a mensagem, é necessário colocar a tag @Silencioso no início do texto. — Foto: Reprodução
Para silenciar a mensagem, é necessário colocar a tag @Silencioso no início do texto. — Foto: Reprodução

Em janeiro deste ano, o Instagram disponibilizou um recurso para envio de mensagens diretas privadas - chama-se @Silencioso.

Ao marcar a mensagem com essa tag, o destinatário não receberá uma notificação quando receber o recado.

O objetivo é permitir que usuários possam enviar mensagens em horários incomuns sem incomodar.

Enquetes em grupos

Enquete criada para conversa em grupo no Instagram. — Foto: Reprodução
Enquete criada para conversa em grupo no Instagram. — Foto: Reprodução

Em dúvida para decidir sobre atividades ou programas com os amigos? O Instagram permite criar uma enquete diretamente no bate-papo em grupo por meio da figurinha de enquete.

Este é o passo a passo para criar uma enquete:

  1. Abrir uma conversa em grupo - abrir o Instagram e, na tela inicial, tocar no botão das mensagens, no canto superior direito. Em seguida, tocar no botão de nova mensagem, também localizado no canto superior direito. Selecionar duas ou mais pessoas que deseja inserir no grupo. Tocar em Bate-papo e começar a conversa.
  2. Tocar no ícone da "figurinha", localizado no canto inferior direito;
  3. Selecionar a opção "Enquete";
  4. Fazer a pergunta e oferecer as opções de resposta.
Limitar comentários e mensagens
O primeiro passo para limitar os comentários é escolher a opção privacidade dentro do menu Configurações. — Foto: Reprodução
O primeiro passo para limitar os comentários é escolher a opção privacidade dentro do menu Configurações. — Foto: Reprodução

Poucas coisas em redes sociais são tão desagradáveis quanto receber comentários agressivos ou desnecessários – muitas vezes, feitos por pessoas que sequer conhecemos.

O Instagram oferece um recurso que ajuda a impedir esse problema: a limitação de comentários e mensagens.

Uma vez no menu "Privacidade", clicar em "Comentários". — Foto: Reprodução
Uma vez no menu "Privacidade", clicar em "Comentários". — Foto: Reprodução

Para fazer a ação, os passos são os seguintes:

  1. Abrir o Instagram no celular ou tablet;
  2. Ir até o perfil;
  3. Tocar no ícone do menu no canto superior direito, ao lado do ícone +;
  4. Entrar no menu "Configurações" e clicar em "Privacidade";
  5. Entrar no menu "Privacidade" e clicar em "Comentários";
  6. No menu "Controle de comentários", escolher o perfil cujos comentários você deseja bloquear.
Dentro de "Controles de comentários", escolher os usuários que deseja bloquear. — Foto: Reprodução
Dentro de "Controles de comentários", escolher os usuários que deseja bloquear. — Foto: Reprodução

Tema Lo-Fi
Clique no ícone de mensagens, no canto superior direito do Instagram.  — Foto: Reprodução
Clique no ícone de mensagens, no canto superior direito do Instagram. — Foto: Reprodução

O Instagram apresentou um novo tema de background para deixar as conversas ainda mais personalizadas: o Lo-Fi.

Nele, é possível ver um gatinho relaxando diante da silhueta de uma cidade.

Após escolher a pessoa com quem você quer trocar o fundo da conversa, clicar em tema.  — Foto: Reprodução
Após escolher a pessoa com quem você quer trocar o fundo da conversa, clicar em tema. — Foto: Reprodução

Para acessar, siga os seguintes passos:

  1. Clicar no ícone de mensagens, no canto direito superior;
  2. Após escolher a pessoa com quem você quer trocar o fundo da conversa, clicar em tema;
  3. Em "Tema de bate-papo", escolher "Lo-Fi";
  4. Pronto! O tema "Lo-fi" foi aplicado ao fundo do bate-papo.
Em "Tema de bate-papo", escolher "Lo-Fi". — Foto: Reprodução
Em "Tema de bate-papo", escolher "Lo-Fi". — Foto: Reprodução


Pronto! O tema "Lo-fi" foi aplicado ao fundo do bate-papo. — Foto: Reprodução
Pronto! O tema "Lo-fi" foi aplicado ao fundo do bate-papo. — Foto: Reprodução
------++-====-----------------------------------------------------------------------=================--------------------------------------------------------------------------------====-++-----

Apple busca aumentar produção fora da China, diz WSJ

===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====


Segundo reportagem do jornal americano, a rígida política anti-Covid do governo chinês é um dos motivos para a decisão da marca americana.
===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====
TOPO
Por Reuters

Postado em 22 de maio de 2022 às 14h25m

Post. N. - 4.352

Apple quer aumentar a fabricação de seus produtos fora da China  — Foto: Reprodução/Apple
Apple quer aumentar a fabricação de seus produtos fora da China — Foto: Reprodução/Apple

A Apple disse a alguns de seus fabricantes contratados que deseja aumentar sua produção fora da China, noticiou o Wall Street Journal, citando pessoas familiarizadas com o assunto.

A Índia e o Vietnã, que já são locais de produção da Apple, estão entre os países selecionados pela empresa como alternativas, acrescentou a reportagem.

A Apple projetou no mês passado maiores problemas de fornecimento, uma vez que os lockdowns contra Covid-19 desaceleraram a produção e a demanda na China.

A reportagem acrescenta que a Apple está citando a rígida política anti-Covid da China, além de outras razões, para justificar sua decisão.

A Apple se recusou a comentar ao WSJ e também não pôde ser contatada de imediato pela Reuters neste sábado.

------++-====-----------------------------------------------------------------------=================--------------------------------------------------------------------------------====-++-----

Cannes entra na era do metaverso para atingir o público jovem

===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====


Os organizadores do festival também firmaram uma parceria com o jogo 'Fortnite' para recriar o Palais des Festivals, centro de convenções que abriga o evento.
===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====
TOPO
Por RFI

Postado em 22 de maio de 2022 às 09h45m

Post. N. - 4.351

Metaverso é ambiente de realidade virtual planejado pelo Facebook — Foto: Reprodução/Facebook
Metaverso é ambiente de realidade virtual planejado pelo Facebook — Foto: Reprodução/Facebook

O metaverso e seus desdobramentos são o tema de duas revistas francesas esta semana. Enquanto a "L’Obs" explora a entrada do icônico Festival de Cannes neste "novo mundo", "Le Point" entrevista o "rei" do metaverso, Andrew Bosworth, diretor tecnológico da Meta –  empresa que controla Facebook, Instagram e Whatsapp – que pretende converter 1 bilhão de pessoas para seu mundo paralelo até 2030.

Este ano, o Festival de Cinema de Cannes se abre às novas tecnologias, ao lado de seu novo parceiro para esta 75ª edição, a mídia online Brut.

O mundo do cinema está determinado a pular no trem do metaverso em movimento, escreve L’Obs. Com a mídia Brut como nova parceira, o festival tem a ambição de integrar o fenômeno dos games "Fortnite", mas também está se voltando para os NFTs.

75ª edição do Festival de Cannes começa nesta terça-feira (17) — Foto: LOIC VENANCE / AFP
75ª edição do Festival de Cannes começa nesta terça-feira (17) — Foto: LOIC VENANCE / AFP

Dentre as novidades do festival este ano há também uma parceria com o Youtube, a reinvenção de Cannes na mídia graças às redes sociais e a entrada no mundo dos videogames.

O universo de "Fortnite", um dos videogames mais populares do mundo desenvolvido pela empresa americana Epic Games, já havia recebido shows virtuais de artistas como Ariana Grande ou Travis Scott, que reuniram mais de 12 milhões de espectadores.

Desta vez é o mundo do cinema que o videogame procura recriar. No ambiente virtual, tem palmeiras, tendas brancas e o icônico Palais des Festivals, tudo parece pronto para compartilhar o evento cinematográfico do ano com jogadores de todo o mundo.

Com mais de 350 milhões de jogadores em 2020, segundo o portal de estatísticas Statista, o fenômeno é uma das melhores formas de atingir o alvo privilegiado desta edição: os jovens.

O estúdio francês Vysena, especializado no desenvolvimento de experiências no Fortnite Creative desde abril de 2021, se encarregou da recriação do Palais des Festivals e seus arredores no metaverso do jogo.

Esta não é a primeira aposta da equipe em termos de modelagem realista, pois vários de seus membros já haviam participado da reconstrução de um evento centrado no famoso discurso de Martin Luther King, "I have A Dream" (Eu tenho um sonho).

Converter 1 bilhão de terráqueos ao metaverso 

Já a revista Le Point conversa com o "rei" do metaverso, Andrew Bosworth, diretor tecnológico da Meta. Ex-professor de Inteligência Artificial de Mark Zuckerberg, também diplomado por Harvard, Bosworth assumiu recentemente o posto.

Ele é o craque deste mundo imersivo que está na origem da mudança do nome do Facebook para Meta e constitui a aposta mais arriscada para a rede social desde a sua criação, em 2004.

Andrew Bosworth é o diretor de tecnologia da Meta, controladora de Facebook, Instagram e WhatsApp — Foto: Divulgação/Meta
Andrew Bosworth é o diretor de tecnologia da Meta, controladora de Facebook, Instagram e WhatsApp — Foto: Divulgação/Meta

Mark Zuckerberg tem como objetivo converter 1 bilhão de terráqueos ao seu mundo paralelo até 2030 e essa ambição já lhe custou US$ 13 bilhões, informa a Reuters. 

Enquanto o faturamento do Facebook tende a estagnar, Andrew Bosworth afirma se preparar para a "era pós-celular", em que as pessoas acessarão a rede por meio de acessórios que vão desde pulseiras conectadas tipo CTRL-Labs até óculos Ray-Ban Stories, que permitem o compartilhamento de vídeos capturados ao vivo nas redes sociais, passando pelo capacete de realidade virtual Oculus Quest.

O fã de "Star Trek", que se destacou como arquiteto do feed de notícias do Facebook, será julgado pelo sucesso dessa revolução do metaverso.

Em dezembro de 2021, a plataforma social de realidade virtual Horizon Worlds foi lançada nos Estados Unidos e Canadá pela Meta. E, há poucos dias, Zuckerberg entregou uma prévia do projeto Cambria, que facilitará o acesso a esse mundo paralelo: um capacete que, aliado a um novo software, permite ao usuário pegar objetos virtuais apertando os dedos ou ver um treinador de ginástica aparecer à sua frente capaz de levar em conta os movimentos de pernas e braços.

------++-====-----------------------------------------------------------------------=================--------------------------------------------------------------------------------====-++-----