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terça-feira, 17 de março de 2015

Polenghi cria receitas com Creme de Ricota


"Até brigadeiro de colher está na lista. Objetivo da ação é mostrar versatilidade do ingrediente, que substitui creme de leite, cream cheese, requeijão, maionese e leite condensado."



Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 17/03/2015



A Polenghi busca ressaltar a versatilidade de seu produto com o novo projeto “Tudo pode com o nosso Creme de Ricota”. A ação apresenta receitas com o ingrediente, que incluem até um brigadeiro. O apelo do menu criado para a ação é o de aliar a redução de calorias a sabor e saúde. 

O item da marca passa a substituir o creme de leite, o cream cheese, o requeijão, a maionese e até o leite condensado.
Todas as receitas foram testadas pela culinarista da Polenghi e estarão disponíveis em um hotsite dentro do portal do canal GNT.

Delas, 12 serão ensinadas em vídeos apresentados por uma chef de cozinha. Entre as receitas, estão brigadeiro de colher (com 30% menos calorias), pudim (com 18% menos calorias), torta de limão (com 19% menos carboidrato) e mousse de chocolate (com 44% menos calorias).

Há também opções de pratos salgados: estrogonofe (com 60% menos gorduras), lasanha (com 64% menos gordura), risoto (com 35% menos gorduras) e bife à parmegiana (com 20% menos calorias) são alguns exemplos.

O produto pode ser encontrado nas principais redes de supermercado do país na versão pote de 150 gramas e, desde fevereiro, em bisnaga de 1,5kg, voltada para o mercado de Food Service. Os preços sugeridos são de R$ 4,25 para o produto em tamanho menor e de R$ 28,50, em quantidade maior.


Cerveja e refrigerantes são bebidas mais consumidas por brasileiros


"Levantamento realizado pelo MeSeems detalha ainda a preferência por marcas e os motivos do não consumo de determinados produtos dessa categoria no Brasil."



** Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 17/03/2015



O Brasil é conhecido mundialmente por sua tradicional caipirinha, mas as bebidas mais consumidas pela população são refrigerante (34%) e cerveja (18%).  Na terceira colocação da preferência dos brasileiros, aparece o vinho (5,7%), segundo uma pesquisa realizada pelo MeSeems. 

Dos que preferem o refrigerante, 34% afirmam que consomem sempre, 44% às vezes, 17% raramente e 5% nunca consumiram.
Entre as três marcas preferidas, Coca-Cola é a mais citada, com 46%, seguida do Guaraná Antártica (16%) e Sprite (4%). 

Fanta Uva, Fanta Laranja, Pepsi e Schweppes Cirtrus aparecem empatadas com 5% da preferência. Entre os respondentes que não consomem a bebida, o motivo para 89% é por não acharem o produto saudável, 20% por não gostarem do sabor e apenas 2% pelo custo.

Em relação à cerveja, 35% dos que preferem esse tipo de bebida afirmam que o consomem às vezes. Aqueles que sempre bebem e os que raramente fazem uso da bebida alcoólica estão empatados com 18%. Entre os rótulos, Skol tem a preferência dos respondentes, com 18%, seguida da holandesa Heineken (13%), da americana Budweiser (10%) e da Brahma e da belga Stella Artois, ambas empatadas com 9%.

Antarctica aparece com 7% e Original com 6%. Dos que não consomem cerveja, 60% não gostam do sabor e 39% não acham um hábito saudável. Entre outros motivos que levam ao não consumo de cerveja, estão a religião e o não consumo de bebidas alcoólicas.

Já em relação ao vinho, de acordo com a pesquisa, apenas 6% dos respondentes disseram que sempre consomem, 41% raramente e 28% às vezes. O vinho tinto é o preferido entre os admiradores da bebida, seguido de espumante (8%), branco (6%) e rose (5%). 

Outros 10% responderam que não têm um vinho preferido. Dos 25% que afirmaram nunca consumirem vinho, 60% alegam não gostar do sabor, 15%, não acharem saudável e 9%, considerarem o produto caro.
Pesquisa, MeSeems, Cerveja, Refrigerantes

Submarino cria página exclusiva de produtos vintage com descontos


"Hotsite "Must have – edição das antigas" tem itens com tema retrô, selecionados por influenciadores da internet e outros profissionais, e ofertas de até 40%."



** Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 17/03/2015



O Submarino desenvolveu um hotsite para reunir ofertas de produtos com tema retrô. A página “Must have – edição das antigas” foi criada para acompanhar a tendência por artigos que remetam ao passado. Foram selecionados móveis e eletrodomésticos com até 40% de desconto, que remetam aos anos de 1960 e 1970 e possuam design que valorizam detalhes das décadas passadas.

A loja virtual escalou um time de influenciadores da internet e outros profissionais para fazerem a curadoria dos itens. O DJ Zeh Pretim e a vlogueira Luisa Clasen, por exemplo, indicam objetos, como a “Geladeira/Refrigerador Smeg 1 Porta Anos 50 268L Laranja”, por R$ 10.999,00, e o "Carrinho Bar Retrô Vermelho 67 litros", por R$ 1.349,91. 

Já o designer Fernando Schlaepfer selecionou a “Bicicleta Linus Dutchi Aro 700 Verde”, que pode ser encontrada com 10% de desconto, por R$ 2.499,00. Enquanto Marcio Cimatti, blogueiro e triplover, sugere o “Rádio Ribeiro e Pavani - Autorama 5W c/ USB, MP3, CD, Rádio e Vinil”, por R$ 1.399,00. As promoções vão até o dia 22 de março.
Submarino, Vintage

Carrefour faz tour pelo Brasil pelos 40 anos da empresa


"De março a abril, dois colaboradores franceses visitarão 40 lojas do grupo, em 14 estados, colhendo histórias que poderão ser acompanhadas em uma plataforma interativa online."



** Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 17/03/2015



O Carrefour realizará um tour pelo Brasil com dois colaboradores do escritório francês da rede. De março a abril, a dupla percorrerá 40 unidades, em 14 estados de todas as regiões do país, em busca de histórias que aconteceram nas lojas nas últimas quatro décadas. 

Com uma câmera nas mãos e um olhar atento, eles registrarão fatos curiosos que dão forma ao projeto “Tour 40 Anos Carrefour”. O resultado poderá ser acompanhado em um hotsite e nas redes sociais. Há ainda um campo para que o público em geral compartilhe suas histórias com o grupo Carrefour.

A partir destas visitas e dos textos enviados, serão produzidas 40 vídeorreportagens com o material. No portal, será possível conferir também o making of das gravações, o mapa das cidades participantes do projeto e o diário de bordo. Além disso, o calendário comemorativo da companhia inclui eventos e ações especiais para colaboradores e clientes para todo o ano.

O Tour começa em março, na loja Carrefour Marginal Pinheiros, em São Paulo (SP), e terminará no dia 30 de abril, na unidade Carrefour Ponta Negra, em Manaus (AM). A loja Marginal Pinheiros, em São Paulo (SP) foi escolhida para o pontapé inicial do projeto por ser o primeiro hipermercado da rede no país, inaugurado em 1975. 

Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Brasília (DF), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Manaus (AM) também receberão a visita dos franceses.
Carrefour, Tour 40 Anos Carrefour

Neuromarketing mostra como capturar a atenção do consumidor


"Ciência indica os caminhos mais promissores para tornar uma peça de comunicação eficiente e relevante para as pessoas, tirando a marca do ruído em que o cérebro está envolto."



** Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 17/03/2015


Um dos principais desafios dos profissionais de Marketing hoje é dosar as ações da empresa nas mais diversas mídias e conseguir, assim, captar o interesse do consumidor. Para ter assertividade, é preciso trabalhar de acordo com os comportamentos do cérebro humano e não contra ele. O crescente conhecimento a respeito desse órgão humano vem transformando o entendimento sobre o que é capaz de conquistar a disputada atenção das pessoas.

Nem todas as marcas vêm seguindo os conselhos da neurociência. Um exemplo são os anúncios que perseguem os usuários na internet. Basta pesquisar por sofás no Google para a imagem do móvel aparecer tela após tela, por muito tempo. Ou entrar no site de uma loja para passar a ver sua peça de propaganda a todo momento. Esse tipo de ação tem o potencial de resultar em um enorme desperdício de recursos. E o Neuromarketing é capaz de explicar porquê.

É simples: o cérebro se esgota a partir de um determinado momento. “Essa sensação de bombardeamento faz com que o cérebro filtre as informações que recebe. Ele entende como algo que não é relevante e faz com que passe despercebido”, diz Juliana Lordelo, Diretora de Atendimento na Área de Brand and Communication da TNS Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Habituação, a inimiga das campanhas
Muitas vezes, o tempo de exposição de uma comunicação, independente da mídia, ultrapassa seu ponto ótimo por não gerar mais engajamento substancial. Depois desse patamar ideal, a ação tem mínimo impacto na geração de awareness para a marca. O desafio é identificar essa quantidade de exposições, como destaca o estudo Brain Game - Integrated attention planning, da TNS.


A perda do efeito após um período de repetição se deve ao componente de habituação. “Funciona dessa forma para grande parte das questões sensoriais. Depois de um dia inteiro vestindo uma roupa, a pessoa já não a sente sobre a pele, por exemplo. Também acontece com aromas fortes em ambientes fechados. Ao entrar no local, o odor é intenso, mas, com o tempo, o olfato tende a se acostumar com ele”, explica Billy Nascimento, Fundador e Diretor Executivo da Forebrain, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Isso não significa que toda repetição representará desperdício de recursos, embora paulatinamente a marca vá perdendo performance e grau de atenção. Ela é importante para a fixação da mensagem que se deseja passar. Ainda assim, quanto mais comum ela se tornar para o consumidor, menos relevância ela passará a ter - se tornará pano de fundo.

Caminhos para sair do ruído
Não é apenas o tempo de exposição que deve ser levado em consideração pelas marcas. A disputa com outras campanhas, outras informações e a intensa profusão de estímulos é grande, o que dificulta uma estratégia de Marketing a sair do ruído. Para se tornar saliente, há alguns caminhos mais promissores.


Um deles é a criação de um storytelling. “O ato de contar uma história tem efeito nas reações cerebrais, porque a pessoa se envolve, se emociona, e está disposta a seguir a narrativa. Experimente dizer “era uma vez” para ver se todas as atenções não se voltam para o que você contará”, destaca o Diretor Executivo da Forebrain, empresa carioca pioneira em Neuromarketing no Brasil.

A companhia avalia mensalmente anúncios de televisão em seu estudo Brain e já conta com um banco de mais de 400 peças publicitárias analisadas. O levantamento aponta para mais alguns caminhos promissores, como o uso de determinados códigos já conhecidos da população que indicam que algo relevante acontecerá. Eles já costumam despertar a atenção naturalmente. 

Um deles é o recurso utilizado em uma propaganda do Santander, na qual o ator dá três batidinhas em um microfone, como quem começará um discurso.
O estudo da TNS aponta para mais uma estratégia que costuma gerar bons resultados. “O cérebro tende a lembrar melhor de tarefas não resolvidas. Um exemplo disso foi a campanha da Coca-Cola, que surpreendeu ao colocar o nome das pessoas nas embalagens. 

Os consumidores pensaram: “tenho que procurar uma lata com o meu nome ou com o de um amigo ou parente”. A ação também teve grande apelo emocional e fez com que muitos se envolvessem na campanha”, ressalta Juliana Lordelo.

Ferramentas do Neuromarketing
O Neuromarketing reúne uma série de ferramentas capazes de medir o engajamento dos consumidores com uma ação de comunicação. A TNS trabalha com o conceito de Opportunity to See (Oportunidade de Ver, em livre tradução). A empresa busca reconstruir as rotinas individuais e ver em quais momentos e quantas vezes as pessoas puderam ter contato com a marca. Seja via redes sociais, em uma visita à loja, em um evento patrocinado ou em peças publicitárias.


Já há no mercado, embora ainda não seja muito usado no Brasil, aplicativos para escutas móveis que, instalados no smartphone, identificam o momento em que um consumidor assiste ao anúncio na televisão. O APP nota quando a TV está ligada na hora de exibição da peça de propaganda e registra aquela fração de minuto. 

“Depois de mapear toda a rotina, conseguimos avaliar quais das mídias estão tendo maior impacto no consumidor”, diz a Diretora de Atendimento da TNS Brasil.
As ferramentas do Neuromarketing, como o eye tracking e a medição das ondas cerebrais, costumam ser mais eficientes do que entrevistas realizadas com consumidores, após a exposição aos anúncios. 

É muito comum que, ao ser perguntado sobre os comerciais assistidos na TV ou vistos em uma revista, o espectador não se lembre deles. Isso não significa que as peças não tenham cumprido seu papel.

Comunicação torna-se experiencial
Nem sempre o que está sendo estimulado pelo Marketing é a lembrança do ponto de vista racional. “Durante muito tempo, acreditamos que a comunicação deveria ser persuasiva, de forma a convencer o consumidor sobre os benefícios de um produto. Hoje, ela é mais experiencial. 


O objetivo é gerar uma associação positiva entre as marcas e os conceitos. Um dos maiores esforços é o de tornar um produto familiar. O nosso cérebro tende a rejeitar tudo aquilo que é novo e desconhecido, por uma questão de sobrevivência, de autoproteção”, explica Nascimento, da Forebrain.

As técnicas de mensuração da Neurociência miram no implícito, na força associativa de atributos e em questões emocionais, que neste contexto de familiaridade são mais relevantes do que a racionalização. Mesmo sem lembrar exatamente da peça, uma marca pode ter tido sucesso em tornar seu símbolo e seu portfólio mais familiares às pessoas e, por isso, mais confiáveis, na opinião delas.

Leia também: Como capturar atenção do consumidor. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência.

Neuromarketing | Comportamento do Consumidor

Mundo do Marketing contrata plataforma da AKNA


"Parceira é responsável por e-mail e automação de Marketing, recursos imprescindíveis para atender aos assinantes do portal e gerar valor agregado à marca."



** Por Redação, do Mundo do Marketing | 17/03/2015



O Mundo do Marketing acaba de contratar a plataforma de e-mail e automação de Marketing da AKNA, responsável por oferecer ao portal recursos importantes para os assinantes e para gerar valor agregado à marca. A parceira foi escolhida por oferecer um serviço completo, que ajudará o site a ser mais ágil e assertivo em suas ações.

Segundo Bruno Mello, Fundador e Editor Executivo do portal, a AKNA ajudará a rentabilizar ainda mais as campanhas de comunicação com os clientes e prospects do Mundo do Marketing.

AKNA, Mundo do Marketing, e-mail Marketing, automação de Marketing