por Raquel Freire
Para o TechTudo
Para o TechTudo
Postado em 13 de outubro de 2016 às 23h40m
A Mozilla vai encerrar por completo o desenvolvimento comercial do Firefox OS. O anúncio foi feito por gestores da companhia, em comunidade do Google+ voltada para desenvolvedores do B2G, a engenharia do sistema. Em nota, a companhia explica que a decisão foi tomada porque o Firefox OS não se mostrou suficientemente útil para justificar o esforço em mantê-lo.
O que levar em consideração na hora de comprar uma Smart TV
O anúncio tem impacto direto em smart TVs, pois eram os únicos dispositivos nos planos da Mozilla para dar continuidade ao sistema operacional, descontinuado para celulares e computadores no fim de 2015.
O comunicado afirma que a equipe concluiu que a plataforma para TV deverá ser desenvolvida pelo parceiro comercial, a Panasonic, e não mais internamente. Entenda abaixo o que isso significa para quem é dono de um televisor com o sistema.
Firefox OS não terá mais versões comerciais para smart TVs
(Foto: Divulgação/Mozilla)
O texto é assinado pelo vice-presidente sênior de dispositivos conectados, Ari Jaaksi, e pelo vice-presidente de engenharia de plataforma, David Bryant. Segundo os executivos, mesmo com o encerramento gradual do Firefox OS, do final do ano passado ao início de 2016, a empresa ainda tinha esperanças de que o sistema pudesse ter algum futuro.
Em paralelo a isso, a companhia identificou interesse em desenvolvedores da Mozilla em levar adiante o trabalho com o sistema. Na época, foi lançado um projeto de transição para promover uma limpeza do código B2G (Boot to Gecko). O objetivo era deixá-lo em um estado final estável, de forma que pudesse ser passado às mãos da comunidade como um projeto de código aberto.
Código fonte será apagado do Gecko
O próximo passo da Mozilla será remover o código fonte do Firefox OS do Gecko, o motor de renderização que alimenta o navegador Firefox. De forma simples, Jaaksi e Bryant explicam que o código do sistema operacional atualmente atrapalha o desenvolvimento do software web.
TVs 4K da Panasonic já vinham com sistema Firefox OS
(Foto: Divulgação/Panasonic)
“Precisamos muito continuar a expandir o código básico que compreende o Gecko, nosso motor de plataforma web, como parte do desenvolvimento contínuo do Firefox. A fim de evoluir rapidamente e permitir novas mudanças arquitetônicas substanciais no Gecko, a organização de engenharia de plataforma da Mozilla precisa remover todo o código relacionado com o B2G.”
Panasonic diz que não haverá impacto negativo para o consumidor
Ao que tudo indica, a Panasonic foi pega de surpresa com o fim do sistema operacional. A fabricante de TVs ainda comercializa modelos com Firefox OS e não foi comunicada oficialmente pela Mozilla. Procurada pelo TechTudo, a Panasonic Brasil explica em nota que continuará a desenvolver a plataforma, integrando os ativos desenvolvidos internamente aos do Firefox OS.
"Todos os aplicativos via streaming (como YouTube, Netflix, Climatempo, etc) estão hospedados dentro da plataforma da própria TV Panasonic, e não no Firefox OS. Dessa forma, os usuários não terão nenhum impacto nos seus aplicativos, que continuarão a serem atualizados, assim como o firmware", afirma a Panasonic Brasil.
Via Google Plus