Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Firefox OS não terá mais versões comerciais para smart TVs; entenda


Raquel Freire
por
Para o TechTudo
30/09/2016 10h10 - Atualizado em 03/10/2016 16h29
Postado em 13 de outubro de 2016 às 23h40m
 
A Mozilla vai encerrar por completo o desenvolvimento comercial do Firefox OS. O anúncio foi feito por gestores da companhia, em comunidade do Google+ voltada para desenvolvedores do B2G, a engenharia do sistema. Em nota, a companhia explica que a decisão foi tomada porque o Firefox OS não se mostrou suficientemente útil para justificar o esforço em mantê-lo.

O que levar em consideração na hora de comprar uma Smart TV
O anúncio tem impacto direto em smart TVs, pois eram os únicos dispositivos nos planos da Mozilla para dar continuidade ao sistema operacional, descontinuado para celulares e computadores no fim de 2015. 

O comunicado afirma que a equipe concluiu que a plataforma para TV deverá ser desenvolvida pelo parceiro comercial, a Panasonic, e não mais internamente. Entenda abaixo o que isso significa para quem é dono de um televisor com o sistema.
Firefox OS não terá mais versões comerciais para smart TVs (Foto: Divulgação/Mozilla)
Firefox OS não terá mais versões comerciais para smart TVs 
(Foto: Divulgação/Mozilla)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

O texto é assinado pelo vice-presidente sênior de dispositivos conectados, Ari Jaaksi, e pelo vice-presidente de engenharia de plataforma, David Bryant. Segundo os executivos, mesmo com o encerramento gradual do Firefox OS, do final do ano passado ao início de 2016, a empresa ainda tinha esperanças de que o sistema pudesse ter algum futuro.
Tivemos ideias para outras oportunidades para o Firefox OS, talvez como uma plataforma para explorações no mundo dos dispositivos conectados, talvez para evolução contínua do Firefox OS TV, explicam. Foi para garantir essas possibilidades que, em fevereiro deste ano, a Mozilla chegou a lançar o Firefox OS 2.6, a última versão estável do sistema.

Em paralelo a isso, a companhia identificou interesse em desenvolvedores da Mozilla em levar adiante o trabalho com o sistema. Na época, foi lançado um projeto de transição para promover uma limpeza do código B2G (Boot to Gecko). O objetivo era deixá-lo em um estado final estável, de forma que pudesse ser passado às mãos da comunidade como um projeto de código aberto.

Código fonte será apagado do Gecko
O próximo passo da Mozilla será remover o código fonte do Firefox OS do Gecko, o motor de renderização que alimenta o navegador Firefox. De forma simples, Jaaksi e Bryant explicam que o código do sistema operacional atualmente atrapalha o desenvolvimento do software web.
Novas TVs 4K da Panasonic já vem com Firefox OS (Foto: Divulgação/Panasonic)  (Foto: Novas TVs 4K da Panasonic já vem com Firefox OS (Foto: Divulgação/Panasonic) )
TVs 4K da Panasonic já vinham com sistema Firefox OS 
(Foto: Divulgação/Panasonic)

Qual Smart TV comprar? Comente no Fórum do TechTudo.

Precisamos muito continuar a expandir o código básico que compreende o Gecko, nosso motor de plataforma web, como parte do desenvolvimento contínuo do Firefox. A fim de evoluir rapidamente e permitir novas mudanças arquitetônicas substanciais no Gecko, a organização de engenharia de plataforma da Mozilla precisa remover todo o código relacionado com o B2G.

Panasonic diz que não haverá impacto negativo para o consumidor
Ao que tudo indica, a Panasonic foi pega de surpresa com o fim do sistema operacional. A fabricante de TVs ainda comercializa modelos com Firefox OS e não foi comunicada oficialmente pela Mozilla. Procurada pelo TechTudo, a Panasonic Brasil explica em nota que continuará a desenvolver a plataforma, integrando os ativos desenvolvidos internamente aos do Firefox OS.

"Todos os aplicativos via streaming (como YouTube, Netflix, Climatempo, etc) estão hospedados dentro da plataforma da própria TV Panasonic, e não no Firefox OS. Dessa forma, os usuários não terão nenhum impacto nos seus aplicativos, que continuarão a serem atualizados, assim como o firmware", afirma a Panasonic Brasil.

Via Google Plus 

Protótipo de TV da Panasonic tem tela OLED totalmente transparente


Barbara Mannara
por
Para o TechTudo
13/10/2016 06h00 - Atualizado em 13/10/2016 06h00
Postado em 13 de  outubro de 2016 às 23h05m

A Panasonic aprimorou seu protótipo de TV com tela totalmente transparente", que se mistura com o design de forma quase imperceptível. A ideia tinha sido apresentada anteriormente no evento CES 2016, em janeiro deste ano. No entanto, desta vez, a TV fez um avanço da tela LED para a tecnologia OLED.

Como escolher entre uma TV LED e uma OLED? Entenda a diferença
Além disso, o dispositivo da Panasonic chega com display ultrafino com resolução em 4K. A novidade foi mostrada em um vídeo publicado pela fabricante na última quarta-feira (5), na transmissão do Panasonic LIVE, conferência que ocorreu durante o evento CEATEC 2016, em Tóquio, no Japão. 
Panasonic apresenta TV OLED com tela transparente (Divulgação/Panasonic)
Panasonic apresenta TV OLED com tela transparente 
(Divulgação/Panasonic)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
O grande diferencial da TV da Panasonic é sua capacidade de se esconder no design da casa de forma discreta, como se fosse uma superfície de vidro. Assim, enquanto está desligada, ela não interfere no cenário, ao contrário das TVs tradicionais, que ficam com o display escuro e contêm bordas. 

O interessante é que a TV pode ser usada com controle remoto, de forma tradicional, além de receber comandos por meio de movimentos ou ações por voz.
TV OLED transparente tem resolução 4K (Divulgação/Panasonic)
TV OLED transparente tem resolução 4K (Divulgação/Panasonic)

Segundo o site Digital Journal, uma das diferenças notáveis entre os dois protótipos - aquele do início do ano e o atual - é a tela mais brilhante e confortável de assistir. Por enquanto, o modelo da Panasonic está em exibição apenas em testes, e ainda tem que passar por uma série de ajustes para ter lançamento no mercado internacional. Segundo a fabricante, esse processo precisa de, pelo menos, mais três anos de desenvolvimento.

A ideia não é tão original assim, já que a Samsung também apresentou sua TV OLED com tela transparente durante o evento Retail Adia Expo, em 2015. Algo semelhante a esse tipo de tecnologia apareceu até antes, com um vídeo divulgado em 2014 pela LG, com um protótipo com transparência de 30% enquanto ativada.

Confira o vídeo de demonstração da TV:

Via Engadget, BRG, Panasonic, Digital Journal