Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Conteúdo supera publicidade dentro do orçamento de Marketing

"Investimento também está mais espalhado ao longo das diversas etapas do funil da jornada de compra do consumidor. Objetivo é aumentar receita da companhia." 


Por Renata Leite | 04/09/2015


O conteúdo online vem ganhando papel de protagonismo entre os investimentos em Marketing das empresas, segundo mostra estudo internacional realizado pela IBM, em parceria com a CMO Club. 

De acordo com o resultado da pesquisa “Marketing is a (Buyer) Journey, Not a Destination”, feita pela web com 100 CMOs, mais da metade (57%) das companhias pretende aumentar a verba do departamento nos próximos dois a três anos. 

A principal fatia do valor (13%) será alocada na produção de conteúdo digital nas diversas etapas do funil da jornada de compra do consumidor. O montante supera o gasto na publicidade tradicional (12%).

A principal razão para espalhar o orçamento ao longo dos diversos momentos pelos quais o usuário passa desde a busca por um produto até a aquisição é a necessidade de aumentar a receita, segundo mencionaram 53% dos entrevistados. Cada uma dessas fases demanda conteúdo e canal apropriados. Também recebem fatias do orçamento a publicidade online (11%), os eventos (11%) e a criação e a melhoria de sites (11%).

Já dentro da jornada de compra, a verba é distribuída em conteúdos para o momento de descoberta (20%), aprendizado (16%), teste (16%), aquisição (21%), uso (13%) e recomendação (14%). Cada uma dessas fases também requer a priorização de um canal de contato com o consumidor específico. 

As redes sociais se mostraram mais promissoras para as etapas de descoberta, aprendizado, teste, uso e recomendação. Já para a compra, o principal ponto de contato continua sendo o site.

O e-mail também apresenta sua importância ao ser apontado como o segundo principal canal usado pelas empresas nas fases de aprendizado, teste, compra, uso e recomendação. 

As demais possibilidades apontadas, com menor grau de importância, foram eventos, aplicativos e publicidade digital. A IBM e a CMO Club organizaram e disponibilizaram online um infográfico com os dados resultantes da pesquisa e um documento com conclusões, ambos em inglês.
Conteúdo, jornada de compra, digital

Leia também: Inbound: a estratégia de Marketing do presente e futuro. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.

Inbound Marketing