Total de visualizações de página

domingo, 12 de junho de 2016

Tecnologia mais barata pode dar qualidade profissional para câmeras de celular


Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

08/06/2016 05h00 - Atualizado em 08/06/2016 05h00
Postado em 12 de junho de 2016 às 20h00m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, trabalham em uma nova tecnologia que pode trazer a qualidade das câmeras DSLR para os celulares, segundo uma informação divulgada pelo jornal Science, no último dia 3 de junho. 

Para atingir esse objetivo, eles criaram um novo tipo de lente fotográfica que, em lugar de vidro, usa microestruturas de quartzo para direcionar a luz para o sensor fotográfico de forma mais eficiente e em dimensões muito mais compactas.

Como funciona a câmera dupla do celular? Conheça a aposta da LG e Huawei
Vista como revolucionária na ótica, essa tecnologia pode fazer com que lentes em geral fiquem muito menores mais baratas e eficientes, já que os celulares com melhores câmeras, como Galaxy S7, iPhone 6S e o LG G5 SE, são também os mais caros do mercado.
Cada pilar é uma estrutura de dióxido de titânio e que refrate um comprimento de luz (cor) específico para o sensor da câmera (Foto: Divulgação/Harvard)
Cada "pilar" é uma estrutura de dióxido de titânio e que refrate um comprimento de luz (cor) específico para o sensor da câmera (Foto: Divulgação/Harvard)

A nova lente foi chamada de metalens em alusão ao uso de óxido de titânio nas placas de quartzo que a compõem. Esse material conta com uma superfície desenhada para que a luz seja direcionada de forma mais eficiente ao sensor fotográfico. Como é possível ver na imagem, a lente é feita de padrões e espaços e é por essas aberturas que a luz passa.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

O resultado é uma lente fotográfica de apenas 0,08 polegadas, completamente plana, mas que pode resolver detalhes menores que 400 nanômetros (1 nanômetro equivale a 1 metro dividido por 1 milhão): na prática, e de forma simples, a lente minúscula consegue identificar detalhes muito mais precisos, sem exigir conjuntos óticos em vidro caros, sensíveis e grandes.
Os pesquisadores andam animados a respeito das perspectivas da tecnologia, porque além de permitir lentes minúsculas e de alta qualidade, ela pode também significar custos mais baixos. 

Atualmente, lentes fotográficas são caras e fabricadas em processos de manufatura extremamente sensíveis e com níveis de precisão que podem oscilar: duas lentes fabricadas no mesmo lugar podem ter variações de qualidade em virtude dessas distorções.

A tecnologia metalens é diferente. Por dispensar o vidro e a precisão geométrica necessária para moldá-lo na forma e ângulo correto, o processo pode abrir espaço para fabricação de massa de lentes mais baratas nas mesmas indústrias que hoje fabricam microchips.

Apesar das perspectivas interessantes, a tecnologia ainda está em estágios iniciais. No momento, as lentes criadas pelos pesquisadores apenas refratam uma parte da luz visível: ou seja, uma foto gerada com uma dessas lentes vai gerar uma imagem estranha, em que faltarão cores e informação. 

Porém, para criar uma metalens que tenha a capacidade de refratar todo o espectro visível ainda serão necessários alguns anos.

Via Harvard, Peta Pixel, PopSci

Sensedia anuncia certificação em Arquitetura e Design de APIs


Solange Calvo,
2016/06/10, 15:00
Postado em 12 de junho de 2016 às 19h30m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
contratodetrabajo
Especialista em APIs, a Sensedia acaba de lançar sua certificação em Application Programming Interfaces (APIs). É a primeira do tipo no Brasil. 

A empresa quer promover e incentivar a capacitação de profissionais em APIs – uma tecnologia cada vez mais utilizada no Brasil e no mundo.

Ao se tornar certificado, o profissional pode comprovar seus conhecimentos por meio do aval da Sensedia. A certificação tem três níveis – API Foundation, API Developer e API Expert.

Para ser aprovado no primeiro nível, é preciso realizar uma prova presencial e conseguir um mínimo de 75% de acertos. Entre os tópicos abordados na avaliação estão: design de APIs, microservices, implementação, segurança, consumo de APIs, lifecycle e testes. Os próximos níveis também incluem provas práticas e desenvolvimento de um projeto.

Além das provas para a certificação – que poderão ser realizadas em Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro – a Sensedia também promoverá treinamentos online ou presenciais para quem quiser se preparar mais para os testes. 

O participante certificado recebe um kit digital em Arquitetura e Design de APIs, que poderá ser visualizado em seu perfil no Linkedin.

Huawei e Etisalat fecham acordo para banda larga no Oriente Médio e Ásia


Solange Calvo, 
2016/06/10, 16:00
Postado em 12 de junho de 2016 às 19h00m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
parceria-comercial1
A Huawei, empresa global de soluções de TIC, e a Etisalat UAE, fornecedora de serviços de telecomunicações, firmaram colaboração para oferecer solução 10G PON de serviço de banda larga de 10 Gbps.

Hoje, os consumidores exigem alta velocidade para transmitir vídeos 4K, necessidade de baixa latência nos jogos em nuvem, sistemas desk cloud e transferência de grandes arquivos.


De acordo com a Huawei, o lançamento do serviço de 10GBps permitirá que os usuários experimentem a mais alta velocidade de banda larga disponível na região atualmente.

A nova tecnologia de banda larga demonstra que a nossa rede existente é capaz de suportar a futura tecnologia de próxima geração PON (rede óptica passiva). 

A Etisalat estuda novas tecnologias para expandir nossas capacidades e melhorar a nossa habilidade de suportar o crescimento da demanda por tráfego dos clientes, disse Esmaeel Alhammadi, vice-presidente de Desenvolvimento de Rede da Etisalat.

Habilitar um mundo melhor conectado é a visão que a Huawei compartilha com os clientes. Ao trabalhar novamente em parceria com a Etisalat em um caso de banda larga de 10G, criamos um cenário para o desenvolvimento de capacidade de gerenciamento inteligente, e que pode aumentar o acesso à sociedade de informação moderna, disse Poundss Peng, presidente da principal conta global Huawei Etisalat.
Reflexão para a Consciência!...