===+===.=.=.= =---____--------- ---------____------------____::_____ _____= =..= = =..= =..= = =____ _____::____-------------______--------- ----------____---.=.=.=.= +====
Com o Animated Drawings, desenhos que lembram figuras humanas podem dançar, correr e pular. Foco dos pesquisadores está em desenhos infantis, que são mais difíceis para a inteligência artificial identificar.===+===.=.=.= =---____--------- ---------____------------____::_____ _____= =..= = =..= =..= = =____ _____::____-------------______--------- ----------____---.=.=.=.= +====
Por g1
Postado em 17 de dezembro de 2021 às 13h45m
Post. N. - 4.228
Meta, dona do Facebook, usa inteligência artificial para animar desenhos
A Meta, controladora do Facebook, apresentou nesta quinta-feira (16) uma inteligência artificial capaz de transformar desenhos em animações. A ferramenta está disponível no site Animated Drawings, onde é possível fazer uma ilustração dançar, correr e pular.
Com ela, é possível animar as figuras de pessoas e personagens parecidos com humanos que foram desenhados à mão. Segundo a Meta, o foco de seus pesquisadores em inteligência artificial da Meta são os desenhos infantis.
A empresa afirmou que muitas ferramentas de inteligência artificial conseguem lidar com imagens realistas de seres humanos. No caso de desenhos, em especial aqueles feitos por crianças, o resultado pode ser imprevisível, o que dificulta a detecção pela IA.
"Nosso objetivo era construir um sistema de IA que pudesse identificar e animar automaticamente as figuras humanas de desenhos infantis com uma alta taxa de sucesso e sem qualquer orientação humana", afirmou a Meta.
Inteligência artificial da Meta transforma desenhos feitos à mão em animações — Foto: Divulgação/Meta
Para isso, os pesquisadores ensinaram à ferramenta o que é uma figura humana em desenhos infantis. Quando um desenho é enviado, a inteligência artificial isola a ilustração e localiza os pontos de articulação nos braços e pernas para realizar os movimentos.
Mark Zuckerberg, cofundador do Facebook, compartilhou a novidade em seu perfil e afirmou que as melhorias em inteligência artificial poderão contribuir com o metaverso.
"Os avanços em IA podem ser usados em ferramentas de narrativa e construção de mundos – e, no futuro, eles vão desbloquear novas experiências e tornar a expressão criativa no metaverso tão fácil quanto as postagens sociais de hoje".
------++-====-----------------------------------------------------------------------=================--------------------------------------------------------------------------------====-++-----