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quinta-feira, 3 de maio de 2012

Inspiração I - Marcas Icônicas



Consumo Inovação


*//* Postado por Beth Furtado - 03/05/2012


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Foi realizada a terceira edição do evento Inspiração, promovido pela empresa de arquitetura e design de varejo FAL - Falzoni & Alves Lima com o propósito de abordar ideias, insights e visões que influenciam a experiência de compra na atualidade. O evento contou com muitas APRESENTAÇÕES interessantes, mas vou abordar alguns conceitos que considerei particularmente inspiradores. Ken Nisch, CEO da JGA, um dos maiores escritórios de arquitetura norte-americanos e responsável pelo projeto da nova loja Cacau Show, apresentou o conceito Iconicidade como fator de atratividade. Ser um ícone não envolve qualidade, estilo ou bom gosto necessariamente. O que faz uma marca para ser icônica são as seguintes atitudes:

- Cria uma comunidade com o CONSUMIDOR por meio de uma abordagem interativa na experiência de compra;

- Torna real sua experiência, o que significa levar a marca para a vida real por meio de projetos que extrapolem o contexto da loja;

- GERENCIA os aspectos explícitos e implícitos da expressão da marca. Muitas expressões de marca são explícitas, óbvias, quando a expressão implícita é mais instigante. Um bom exemplo é o das lojas Godiva, no segmento de chocolates. As mulheres amam chocolates e muitas vezes o que parece ser uma compra de presente é, na verdade, uma autoindulgência disfarçada. A marca entrou neste clima criando lindas embalagens de presente, mas sabe que grande parte dos compradores estão comprando para si próprios. É uma expressão implícita;

- Olha o negócio pela perspectiva dos consumidores. As marcas icônicas conseguem vencer a barreira da GESTÃO baseada em sua própria perspectiva para tomar decisões da experiência de compra a partir da visão de seus clientes;

- Cria originalidade. Marcas icônicas apresentam propostas novas, autênticas;

- Tem e expressa simplicidade, clareza e vitalidade, o que significa mudar sempre a experiência que oferece, acompanhando as transformações de sua época.

Um case interessante apresentado por Nisch para ilustrar o conceito de sua apresentação foi o da marca Sleep Number, que oferece produtos para o sono customizados para os casais, mas detalhe: na mesma peça. Por exemplo, metade do colchão tem uma característica mais apreciada pelas mulheres e a outra metade pelos homens. O mesmo raciocínio é oferecido nos demais produtos que também apresentam alternativas de texturas, tecidos, pesos, materiais e demais opções para lençóis, cobertores e outros itens de conforto do sono.

Ken finalizou lembrando que Design é sempre uma questão de síntese. Síntese de oportunidades, síntese de conhecimentos expressos em códigos não verbais. Síntese de entendimento de necessidades. O que torna uma experiência icônica no final das contas é a capacidade de sintetizar estes elementos em uma proposta sincronizada e integrada.