Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Google interrompe atualização do Chrome que danifica sistema macOS da Apple

= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---= =

Problema começa interferindo no funcionamento de aplicativos e impede o computador de ligar.
= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---= =
 Por Altieres Rohr  

 Postado em 26 de setembro de 2019 às 21h20m  

GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
Sistema de atualização do navegador do Google modificou arquivos de sistema de forma indevida. — Foto: Divulgação 
Sistema de atualização do navegador do Google modificou arquivos de sistema de forma indevida. — Foto: Divulgação

O Google parou de distribuir uma atualização do navegador Chrome para macOS que danificava o sistema operacional da Apple e impedia os computadores e notebooks de ligarem corretamente.

O anúncio foi publicado por um funcionário da empresa no site de suporte técnico do Chrome nesta quarta-feira (25). O comunicado informa que uma nova atualização está sendo preparada para corrigir o erro, mas usuários afetados precisarão recuperar o próprio sistema manualmente.

De acordo com o Google, a Proteção de Integridade do Sistema, disponível desde o OS X 10.11 ("El Capitan", de 2015), previne o problema na maioria dos casos. Quem desativou esse recurso ou utiliza uma versão anterior à 10.11 estava sujeito a ter o sistema corrompido.
O primeiro sintoma a aparecer nos computadores corrompidos era o mau funcionamento de alguns aplicativos. Se o sistema fosse reiniciado ou desligado, a inicialização era interrompida por um erro grave de "kernel panic". A partir daí, o computador só poderia ser iniciado em "modo de recuperação".
Quem precisa reparar o sistema deve seguir por instruções fornecidas pelo Google e digitar uma série de comandos que desinstalam a atualização prejudicial e restauram o sistema operacional.

Risco para hardware alternativo
As primeiras queixas que apareceram nas redes sociais apontavam o software de edição de vídeo Media Composer como responsável pelo problema. A Avid, que desenvolve o software, comunicou em seu site que estava averiguando os relatos dos clientes.

A Avid então constatou que seu software não tinha relação com o erro apresentado e o verdadeiro culpado — o Chrome — foi identificado.

No entanto, muitos editores de vídeo desativam a Proteção de Integridade do Sistema para utilizar placas de processamento gráfico não comercializadas pela Apple — o que aumentou o número de usuários afetados nesse grupo.

Quem utiliza o sistema da Apple em computadores comuns, na forma de "Hackintosh", também estava em risco. Nesses casos, a proteção de integridade costuma ser desativada para garantir a compatibilidade com o hardware não aprovado pela Apple.

Segundo uma análise publicada no site de desenvolvimento do Chrome, o sistema pode ser corrompido mesmo que a Proteção de Integridade do Sistema esteja ativa. Porém, as condições para o erro se manifestar nesse cenário são mais específicas.

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.com
Selo Altieres Rohr — Foto: Ilustração: G1 
Selo Altieres Rohr — Foto: Ilustração: G1