Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Google suspende transcrições de gravações de assistentes de voz na União Europeia

= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---= =

Em julho, TV belga noticiou o vazamento de uma conversa gravada pelo aparelho. Na ocasião, empresa admitiu que funcionários escutam aos áudios gerados e defendeu a prática.
= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---
 Por G1  

 Postado em 01 de agosto de 2019 às 23h00m  
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
Aparelhos de assistência do Google controlados por voz — Foto: Reprodução/YouTube 
Aparelhos de assistência do Google controlados por voz — Foto: Reprodução/YouTube

O Google concordou em suspender temporariamente as transcrições das gravações feitas pelo assistente de voz na União Europeia, informaram autoridades do bloco.

A medida começou a valer nesta quarta-feira (1º) e se estenderá por 3 meses. Ela foi uma determinação da comissão de proteção de dados da Europa, que investigou o vazamento de áudios gerados por interações com o assistente.
O caso foi denunciado no mês passado por um canal de TV belga. As gravações vazadas à imprensa incluíam informações sensíveis dos usuários, como condições médicas e endereços.
"O uso de assistentes de voz por provedores como Google, Apple e Amazon está se mostrando de alto risco para a privacidade dos envolvidos", disse a Comissão Europeia nesta quarta.
Segundo o órgão, este risco existe não somente para os donos dos aparelhos mas para todos os que têm contato com eles dentro de uma casa, por exemplo — o que exigiria que as empresas protegessem também a privacidade desses terceiros.

A comissão acrescentou que a Amazon e a Apple foram "convidadas" a implementar medidas apropriadas.

O que diz o Google
Quando o vazamento veio à tona, a empresa admitiu que funcionários do Google ou terceirizados ouvem as conversas gravadas pelo assistente e defendeu a prática, dizendo que ela permite melhorar o processo de reconhecimento da fala pelas máquinas.

Esses profissionais transcrevem as conversas e avaliam se ela foi processada corretamente pelo sistema de inteligência artificial que está por trás desses assistentes.

"Nossos especialistas em linguagem revisam e transcrevem um pequeno montante de falas para nos ajudar a entender melhor as diferentes línguas. Essa é uma parte crítica para construir a tecnologia de reconhecimento de fala e é necessária para criar produtos como o Google Assistente", afirmou a companhia, em nota.

Em maio deste ano, durante a conferência I/O, que o Google realiza para desenvolvedores, foram apresentadas novidades do assistente de voz, que agora é 10 vezes mais rápido e consegue entender melhor os pedidos feitos por usuários.