Recém anunciado pela Apple, nova versão vem com melhorias significativas, mas alguns bugs surgiram no primeiro momento.
Por Ronaldo Prass
Postado em 20 de setembro de 2019 às 19h20m
Postado em 20 de setembro de 2019 às 19h20m
O iOS 13 foi disponibilizado pela Apple e já pode ser baixado para os modelos de iPhone que suportam a nova versão do sistema. A nova versão vem com melhorias significativas e novidades interessantes, mas será que vale a pena instalá-lo imediatamente?
Essa é uma dúvida recorrente entre muitos usuários, já que em lançamentos anteriores foram encontradas falhas que afetavam a estabilidade do dispositivo. Algumas falhas também apareceram nesta edição, mas apesar de eventuais "bugs" — algo previsível em qualquer programa ou sistema — o que deve ser levado em consideração é a agilidade na correção do problema.
Após a liberação do iOS 13, as reclamações começaram a surgir, com usuários afirmando que alguns aplicativos travam aleatoriamente durante a sua execução. Também houve relatos de instabilidade na conexão com a rede e lentidão no aplicativo da câmera.
Primeira falha grave encontrada no iOS 13
Um hacker da ilha das Canárias anunciou ter encontrado uma falha de segurança grave, que expõe a agenda de contatos. No entanto, para obter êxito na invasão é preciso ter o aparelho em mãos. Mesmo que ele esteja protegido por senha e leitura biométrica, os detalhes sobre os contatos podem ser facilmente acessados.
O caso havia sido reportado ao programa de recompensas para falhas de segurança da Apple no dia 3 de julho. De acordo com reportagem da rede de TV americana CNN, a própria Apple confirmou que o problema existe e informou que a correção para este bug deve acontecer no iOS 13.1, que será disponibilizado no dia 24 de setembro.
Vale a pena instalar agora?
Os recursos presentes no iOS 13 melhoram a experiência de uso do smartphone. Devido aos bugs relatados pelos usuários, e com a expectativa do iOS 13.1 já na semana que vem, vale a pena esperar pela versão estável, que tenha as correções.
Outras novidades da versão
Modo Escuro
Esse recurso está entre uma das novidades mais relevantes no iOS 13. O modo escuro vem sendo cada vez mais adotado pelos usuários.
No iOS, essa opção não é apenas para alterar a cor do tema para um tom completamente preto: o modo escuro pode ser definido permanentemente com esse aspecto ou alternar automaticamente para uma transição de tonalidade baseada no nascer do sol - função semelhante a presente no Mac OS Mojave.
Todos os apps no iOS 13 são suportados pelo modo escuro.
Teclado com Swipe
Escrever no teclado apenas arrastando o dedo, sem a necessidade de teclar, não é novidade. Mas para obter essa função era necessário instalar apps de terceiros, que permitiam mudanças no teclado. Agora esse recurso é nativo do iOS 13.
Mapas com visão da rua
Novamente um recurso conhecido há anos, presente no Google Maps. Essa função foi adicionada agora no Maps da Apple, com a possibilidade de visualizar imagens de ruas dentro do app.
O recurso será implementado primeiro nos Estados Unidos.
Assistente virtual interagindo com os Apps
Finalmente a Siri é capaz de executar apps instalados no iPhone através do comando de voz.
Escolha a rede Wi-Fi na Central de Controle
A Central de controle é um recurso que surgiu para simplificar o uso de recurso do aparelho, mas faltava a possibilidade de conectar a rede Wi-Fi ou um dispositivo Bluetooth através dessa funcionalidade. O sistema também redireciona automaticamente a conexão da rede Wi-Fi para os dados de celular, quando houver indisponibilidade de internet.
Usar a internet de duas operadoras simultaneamente
Quem tem acesso a duas linhas no iPhone (o aparelho permite utilizar um SIM físico e outro virtual), agora conta com um novo recurso, que permite que o telefone use internet de ambas as linhas simultaneamente, dependendo da cobertura e disponibilidade da rede.
Aplicativo de fotos
A exibição da galeria ficou mais suave, principalmente para quem possuí uma grande quantidade de fotos.
O app foi aprimorado com inteligência artificial e ficou melhor em organizar as fotos, destacar os melhores cliques, omitir fotos duplicadas.
Foram adicionados novos recursos para a edição de fotos e vídeos, com funcionalidades semelhantes às encontradas no Instagram, por exemplo. Você pode simplesmente tocar para editar uma imagem e obterá uma lista de rolagem de diferentes ajustes, incluindo exposição, realces, sombras, contraste, ponto preto e muito mais.