Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Testamos o Moto Z, celular da Lenovo com capinhas 'inteligentes'

<<>--------------                    -------------____--__  _============____--_____-------------                    ---------------<.>>
Thássius Veloso
por
De San Francisco, EUA*

10/06/2016 09h00 - Atualizado em 10/06/2016 12h45
Postado em 10 de junho de 2016 às 23h40m

Parece que a LG fez escola. Nos Estados Unidos, a Lenovo (dona da Motorola) revelou nesta quinta-feira (9) o Moto Z. Em consonância com o que já vimos no LG G5 e o LG G5 SE brasileiro, o Z é uma aposta no chamado design modular. 

Em outras palavras, o celular permite a adição de funções por meio de acessório. No caso deste Moto, a mágica se dá por meio de capinhas "inteligentes" que, na verdade, agregam recursos inéditos para o consumidor.

Conheça as especificações e saiba tudo sobre o Moto Z
O TechTudo esteve no anúncio do produto, durante o Lenovo TechWorld, na Califórnia. Pudemos brincar com os novos smartphones por alguns minutos – o que não substitui um review com análise completa, mas ajuda a ter uma noção sobre como eles funcionam. 

Dizem que a primeira impressão é a que fica. Veja, portanto, qual foi a nossa primeira experiência com o Moto Z e seu irmão mais poderoso, o Moto Z Force.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

Para início de conversa, a parte da frente do Moto Z lembra bastante o que já vimos no Moto G 4 Plus: tem os botões de voltar, tela inicial e aplicativo. Abaixo deles, um leitor de impressões digitais que parece estar no lugar errado. 

Isso porque outros telefones, como o Galaxy S7 e o iPhone SE, têm o sensor de biometria integrado diretamente no botão Home. A solução da Motorola parece preguiçosa.

Ainda sobre a aparência dos telefones, o Moto Z e o Moto Z Force têm várias opções de personalização, como as seis capas coloridas, com acabamentos nas categorias couro, tecido e madeira.
Moto Z e Moto Z Force (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)
Moto Z e Moto Z Force foram lançados na quinta-feira (09) 
(Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Ao virar o aparelho, logo percebemos que há algo de diferente: na traseira dele, na parte inferior, há uma série de pinos dourados que poderiam lembrar os contatos dos antigos cartuchos de videogame. 

A ideia é mais ou menos a mesma: usar aqueles conectores para fazer a comunicação com algo externo. No caso, os acessórios que a Lenovo desenvolveu especial para este produto. Entre eles tem um projetor de imagens, uma bateria reserva e um alto-falantes da JBL.

O processo de conectar o acessório – batizado de Moto Snap em português e Moto Mod em inglês – não poderia ser mais simples: basta aproximá-los para que o magnetismo junte as duas partes. 

Se for a primeira vez que o consumidor estiver ligando o Moto Z ao projetor, por exemplo, uma tela com ajustes e instruções vai aparecer imediatamente. Depois daquele primeiro contato, a ajuda inicial deixa de ser necessária.
Moto Z Force com Moto Snap da JBL (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)
Moto Z Force com Moto Snap da JBL 
(Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A Lenovo realmente compreendeu o conceito do plug and play bastante comum na indústria de informática há alguns anos. Basta juntá-los e usar os dois produtos – o telefone e o acessório. 

A barra superior do Android, onde ficam as notificações e o horário, também informa o percentual de carga do acessório escolhido pelo consumidor, caso ele tenha uma bateria própria.
Moto Z com Moto Snap de projetor de imagens (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)
Moto Z com Moto Snap de projeção de imagens 
(Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Manusear os Moto Snaps é igualmente simples. Eles vêm com aplicativos que são carregados automaticamente após a conexão, caso seja necessário. 

Por ser magnético, o telefone e o acessório permanecem firmes enquanto estão juntos. Nós até tentamos sacudi-los para ver se eles se separavam, mas pelo menos na nossa experiência de TechWorld os ímãs usados no Moto Z parecem ser suficientemente fortes para o uso cotidiano.

Cansou de usar o projetor portátil? Já recarregou seu telefone? A parte mais simples é desligar o acessório: basta aplicar um pouco de força para separar o smartphone Motorola do Moto Snap. Sem abrir nenhum menu ou clicar em nada, dentro do sistema.
Moto Snap (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)
Moto Snap tem contatos magnéticos com Moto Z e Moto Z Force 
(Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A pegada que a Lenovo deu para o design modular merece testes mais aprofundados. Ainda assim, parece ser mais inteligente que a da LG, com uma bateria removível que pode ser retirada para que o smartphone seja acoplado a acessórios (os LG Friends). O manuseio é desajustado, enquanto o do Moto Z parece simples e intuitivo.
O desempenho também requer testes adicionais. A boa notícia é que o Moto Z tem processador Snapdragon 820, da Qualcomm, inclusive no modelo que será vendido no Brasil. A Lenovo resolveu fazer diferente do que temos visto com outras fabricantes, que decidiram aplicar um rebaixamento nas especificações de telefone ao produzir a versão nacional. 

O caso mais notório desse comportamento é o LG G5 SE, um "Special Edition" pensado para o consumidor brasileiro que é mais fraco que o modelo gringo.
Moto Z Force (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)
Moto Z tem 4 GB de RAM e processador Snapdragon 820 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)


Podemos esperar uma performance interessante, pois o Moto Z conta com memória RAM de 4 GB e Android 6.0.1 Marshmallow. A ausência de modificações no sistema do Google – como aquelas que a Samsung, Asus, LG e Xiaomi, entre outras, fazem – costuma proporciona uma experiência de uso com menos engasgos e travamentos do que telefones similares.
Moto Z (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)
Moto Z é bem mais fino sem o Moto Snap acoplado 
(Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Para continuar com a ficha técnica, precisamos fazer as distinções entre o Moto Z e o Moto Z Force. Embora a tela seja a mesma, uma AMOLED de 5,5 polegadas, o Moto Z Force tem a proteção ShatterShield, numa versão melhorada em relação à do Moto X Force. 

Em apresentação, o ator Ashton Kutcher derrubou o Z Force de uns bons três metros, com a tela virada para baixo, sem que nenhum arranhão aparecesse.

O que você achou do Moto Z e do Moto Z Force? Comente no Fórum do TechTudo.
Moto Z (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)
Moto Z tem tela de 5,5" QHD (2560 x 1440 pixels) 
(Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A captura de imagens também apresenta números ligeiramente diferentes. Ambos os modelos fazem selfies de 5 megapixels, mas o Moto Z tem câmera principal de 13 MP, enquanto o Moto Z Force oferece 21 MP. Por fim, o Moto Z tem bateria mais humilde: 2.600 mAh, enquanto o Force traz 3.500 mAh e carregamento rápido.

Essa pujança energética toda tem um preço: o Force tem quase 2 milímetros de espessura a mais do que o Z normal. Nada de outro mundo.
Quem quiser comprar os celulares deve aguardar até setembro, que é quando a Lenovo começará a distribuí-lo mundialmente. 

A vida do Moto Z e Moto Z Force para o Brasil está confirmada, mas o preço não foi revelado. A fabricante chinesa observa em especial a flutuação do dólar no país, antes de bater o martelo sobre quanto cobrar pelos novos top de linha.

* O jornalista viajou a convite da Lenovo

Inbox by Gmail: como usar o novo serviço de e-mail do Google

<<>--------------                    -------------____--__  _============____--_____-------------                    ---------------<.>>
Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

04/06/2016 09h00 - Atualizado em 04/06/2016 09h00
Postado em 10 de junho de 2016 às 23h15m

O Inbox by Gmail é um serviço de e-mail criado pela Google , que atua como uma alternativa ao Gmail. Foi lançado em 22 de outubro de 2014, inicialmente em versão beta e apenas para dispositivos móveis, como Android e iPhone (iOS). O objetivo do programa é a melhoria na produtividade e na organização de e-mails que os usuários recebem diariamente.

Como usar o Google Agenda no Gmail
Ao ser lançado, o Inbox não era acessível para todos, a pessoa precisava receber um convite para usar o aplicativo. Apenas em junho de 2015 a Google decidiu liberar o serviço para qualquer usuário.
Inbox by Gmail é uma alternativa ao Gmail (Foto: Reprodução/Inbox)
Inbox by Gmail é uma alternativa ao Gmail 
(Foto: Reprodução/Inbox)

Antes disponível apenas para plataformas móveis, o Inbox ganhou versões acessíveis para o Chrome, Firefox e Safari, e plugins para estes navegadores.
 
Hoje o Inbox by Gmail pode ser usado para lembrar o usuário de determinadas tarefas, guardar links de páginas web que você deseja visitar depois e outras funcionalidades inexistentes no Gmail.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

Agrupamento de mensagens
As mensagens parecidas são agrupadas no Inbox. Por exemplo, se receber muitos e-mails de promoções, ofertas de lojas virtuais e newsletters, todas essas mensagens ficarão organizas no separador Promoções.

O mesmo acontece com os e-mails de confirmação de compras e rastreamento de pacotes. Seus e-mails de viagens, contendo os códigos localizadores, tickets de embarque e outras informações também são agrupados, mas em Viagens.

O grupo “Social” agrupa as suas mensagens de redes sociais, como Facebook, Twitter, YouTube e outras. Você também pode criar os seus próprios grupos, dependendo da necessidade.
Mensagens semelhantes são agrupadas (Foto: Divulgação/Google)
Mensagens semelhantes são agrupadas (Foto: Divulgação/Google)

Informações relevantes sempre à vista
Para o usuário economizar tempo, as informações mais importantes dos e-mails aparecem logo na caixa de entrada. Assim, não é preciso nem abrir o e-mail para saber os detalhes. 

Também é possível saber o status de pedidos e compras, status de voos, detalhes de reservas em hotéis ou restaurantes e fotos que contatos lhe enviarem por e-mail.

Controle de e-mails por gestos
Todos os e-mails recebidos no Inbox podem ser controlados por gestos. Por exemplo, quando você lê um e-mail e deseja arquivá-lo, basta arrastá-lo para a direita.

Gmail: como trocar o endereço de e-mail? Comente no Fórum do TechTudo.
Às vezes, quando não temos pressa em responder um e-mail, deixamos na caixa de entrada, apenas para nos lembrar de respondê-lo numa outra hora. Com o Inbox by Gmail isso não é mais necessário.

Arrastando o e-mail para a esquerda, você pode adiá-lo. Escolha uma data e uma hora para que esse e-mail retorne à sua caixa de entrada. 
Adie e-mails por meio de gestos (Foto: Divulgação/Google)
Adie e-mails por meio de gestos (Foto: Divulgação/Google)

Nunca mais esqueça nenhum compromisso
O Inbox by Gmail também lembro compromissos do usuário. Possui a função de “Lembretes”. Basta configurar qualquer tipo de lembrete no serviço, definindo data, hora e frequência para ser lembrado.

Toque no botão de “+” e escolher a opção “Lembrete”. Depois coloque um título, a data e a hora e mais algumas informações adicionais, como local e números de telefone de algum contato. Quando terminar, o lembrete aparecerá na sua caixa de entrada.
Adicione lembretes à sua caixa de entrada (Foto: Divulgação/Google)
Adicione lembretes à sua caixa de entrada (Foto: Divulgação/Google)

Salve artigos para ler depois
Mais recentemente, o Inbox ganhou uma nova função: salvar artigos para leitura posterior. Através de um plugin para o Google Chrome, você pode salvar qualquer página web.
Texto salvo no Inbox by Gmail (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)
Texto salvo no Inbox by Gmail (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

O link para ela aparecerá na sua caixa de entrada e, quando quiser, poderá voltar àquela página para ler o seu conteúdo com mais calma.