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domingo, 29 de novembro de 2015

Do samba ao sertanejo: cervejaria busca renovação com Brahma Valley

"Marca aposta em megaevento como plataforma de comunicação mais moderna para se relacionar com público. Festival reúne artistas de vários ritmos do cenário nacional e internacional." 

*:$-$:* Por Roberta Moraes | 27/11/2015


Gustavo Segantini, Gerente de Marketing da Brahma
Depois de anos investindo em rodeios, a Brahma dobrou a aposta e se posiciona, definitivamente, como a cerveja da música sertaneja. Neste fim de semana, a cervejaria comanda o Brahma Valley, festival que reunirá no Jockey Clube de São Paulo os principais cantores do estilo musical e promoverá ainda o encontro desses com outros ritmos como rap e funk. 

O evento é um grande desafio da fabricante, que cria uma nova plataforma de comunicação, depois de 24 anos sendo a responsáveis pelo espaço mais concorrido no Carnaval carioca, o camarote na Marques de Sapucaí. Neste ano, a marca se despediu do samba e cedeu lugar para a Antarctica, também da Ambev.

A proposta é ousada. Brahma quer fazer para o sertanejo o mesmo que Cirque du Soleil fez para os circos, o que o Tomorrowland representa para a música eletrônica, o que o Coachella representa para a música popular norte-americana ou ainda o que o Lollapalooza agrega na música indie. 

A marca quer conversar de maneira mais moderna com os consumidores e percebeu que oferecer experiência em um grande festival de música poderia ser o caminho para mostrar que a cervejaria está se modernizando junto com o próprio público.

Após analisar a evolução do mercado e a transformação do estilo musical, que hoje conta com vários desdobramentos, como breganejo, arrochanejo, universitário, a empresa decidiu que também era o momento de avançar. “A forma como vínhamos utilizando a nossa plataforma de música sertaneja ainda estava muito tradicional, focada no universo de rodeio que mantém suas raízes, o que não é ruim. 

Percebemos que precisávamos nos comunicar de uma forma mais atual, assim como o ritmo evoluiu. Queríamos trazer essa modernidade para a marca, inovando nesta conversa com o nosso público e percebemos que um grande evento com grandes experiências e misturas iria impactar o público”, explica Gustavo Segantini, Gerente de Marketing da Brahma, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Espaço para misturas improváveis
Apesar de apostar nesses novos tempos, a marca sabe que o público que gosta deste tipo musical também está preocupado com as suas origens e por isso selecionou artistas variados que representam os mais diversos tipos dentro do mesmo estilo. “O Brahma Valley é um jeito moderno de se comunicar com o público sertanejo que hoje também é mais moderno, mas não queremos perder a essência.


Por isso, assim como estamos trazendo grandes nomes do sertanejo atual, também teremos cantores mais tradicionais, como Chitãozinho e Xororó, Mato Grosso e Mathias. Além disso, teremos ainda o country americano, que ainda remete muito às origens da música”, acrescenta Segantini.

Além de promover uma mistura entre estilos diferentes do próprio sertanejo, o festival quer ainda unir a esses, cantores de ritmos que ajudaram a provocar essa virada da música de raiz em algo mais contemporâneo. Para isso, o evento contará com três megapalcos: o todo espelhado será onde acontecerão encontros dos grandes nomes da música sertaneja tradicional com os novos cantores. 

Outro será em formato de violão, com 20 metros de altura, onde o pop e o sertanejo se unirão. O terceiro será o “Sound”, que será destinado para unir a música eletrônica com o country. Esses espaços servirão de testemunha para encontros inusitados como Anitta com João Neto e Frederico, Ludmilla e Michel Teló e Gustavo Lima com Catra.

A intenção da empresa é fazer valer o slogan do evento: “O Sertanejo como você nunca viu”. “Fizemos um benchmarking em todos esses grandes eventos que transformaram cada um de seus ritmos para entender o que eles têm de melhor e que ainda não tínhamos enxergado isso no universo sertanejo. 

E o grande diferencial do Brahma Valley será a mistura, levando um mundo lúdico que ainda não existia neste segmento. Como o sertanejo abraçou todos esses ritmos, também queremos incorporá-los nesta grande festa”, acrescenta o gerente de Marketing da Brahma.

Área gastronômica com curadoria
Para mostrar que as misturas improváveis não acontecerão apenas nos palcos, o festival contará ainda com uma área gastronômica diferenciada, com a curadoria do chef Henrique Fogaça, que irá trabalhar em parceria para a criação de um menu variado. 


Na Tenda Chefs, Fogaça oferecerá as iguarias de seu restaurante, o Cão Véio, como o burger com 150g de carne bovina, queijo gruyère, farofa de bacon, salada com mostarda, tomate e cebola roxa no pão de brioche. 

Neste espaço também estarão os chefs Patrícia Polato, da Linguiçaria Real Bragança, Flávia Spilkamp, da Aya Cuisine, Jefferson Rueda, do Casa do Porco, Mauro Tavares, do Black Sheep; Vinícius Oliveira, do Cozinha Ambulante; Erika Onomura e Alexandre Galindo, dos Santa Pepa e Carburadores, e Victor, do Calzone Catering, oferecendo os mais diversos cardápios.

O evento contará com um espaço reservado aos Foodtrucks. Por lá “estacionarão” os chefs Rodrigo Amaral, do Chef Sobre Rodas; João Vergueiro, do Frish; Alex Sotero, do Nero Food Truck e Adolpho Schaefer e Paulo Ribas, do Holly Pasta. A Chilli Beans também terá o seu caminhão no evento, mas será uma loja itinerante onde o público poderá encontrar os lançamentos da marca, entre óculos de sol, de grau e relógios.

Ainda para reforçar uma experiência diferenciada, a Ambev selou parceria com o Easy Táxi e está oferecendo desconto para quem optar ir ao festival pedindo táxi pelo aplicativo. O público do megaevento terá desconto de até 50% (limitado a R$ 20,00) nas corridas de táxi até o local durante os dois dias de festa. 

Para ter acesso ao benefício, o passageiro deve pedir o táxi, entrar em “Pagamento & Promoção”, digitar o código "BRAHMA" no campo “Código Promocional” e selecionar o método de pagamento “Cartão de Crédito no App”. O desconto será abonado no valor total da corrida e é válido das 10h às 16h do sábado, dia 28, e no domingo, 29.

Outras atrações
Não serão apenas a música, a gastronomia e a presença de outras marcas que irão chamar a atenção do público, a cenografia promete ser uma atração à parte. Assim como acontece em outros grandes festivais de música, a cervejaria também preparou atrações diferenciadas e interativas para conquistar os fãs. Um dos destaques será a roda gigante, presente na maioria dos eventos deste tipo.


Por tratar de um universo country, o espaço terá ainda um cavalo gigante, com 20 metros de altura, que será um tobogã. Um enorme boi, de 30m, também marcará presença e além de tirar fotos também servirá de ponto de refrescância com bebedouros.

As inovações na maneira de conversar com o público não estão restritas ao evento. Em outubro, a fabricante colocou no mercado latas promocionais alusivas ao Brahma Valley. A embalagem traz toda a identidade visual do festival, um touro, ícone representativo de rodeios e do universo country, além de informações como data, local da realização e site.

Na internet, para reforçar esse novo posicionamento mais moderno, a marca encontrou uma maneira inusitada de engajar os fãs nas redes sociais. Alguns perfis que colocaram “Talvez” no evento criado pela marca no Facebook receberam vídeos com mensagens de artistas para tentar convencê-los a irem ao festival. 

Participaram da ação personalidades como Sabrina Sato, os cantores Marcos e Belutti, Lucas Lucco e Thaeme e Thiago. 
A iniciativa gerou buzz, surpreendeu os fãs e mostrou um pouco como a marca pretende dialogar com o público daqui pra frente.
  
Veja a estrutura do evento:

FofoStore doará um litro de água para região de Mariana a cada venda

"Marca realiza ação social que dará um litro de água para moradores da localidade afetada a cada compra paga na modalidade débito, tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas."

*.=.=.* Por Bianca Ribeiro | 27/11/2015


A FofoStore está realizando uma ação social junto às vítimas do rompimento da barragem do Rio Doce, em Mariana e Governador Valadares, em Minas Gerais. 

Para cada venda feita na modalidade débito, no e-commerce ou nos três quiosques da marca nos shoppings Cidade, BH Shopping e Ibirapuera, a empresa doará um litro de água para a região afetada.

A marca é conhecida por transformar os icônicos emojis do mundo virtual em almofadas de pelúcia. 

O objetivo da iniciativa é incentivar as pessoas à se unir em situações como essa e conseguir arrecadar uma quantidade de água significativa para aliviar o sofrimento da população afetada. 
FofoStore, Mariana, ação social