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quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Consumidores questionam falta de açaí em Guaraná Antarctica Black


"Mensagens postadas e compartilhadas nas redes sociais criticam a ausência do fruto entre os componentes da bebida descritos na embalagem. Ambev responde."



*#:#* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 29/01/2015



Lançar um produto novo no mercado não costuma ser fácil, ainda mais quando se trata de um setor tradicional, no qual os consumidores já estão satisfeitos com as opções disponíveis para compra. 

Além de todos esses desafios naturais, o Guaraná Antarctica Black ainda se deparou com uma polêmica, que tomou conta das redes sociais. A bebida que teria sabor de açaí não leva o fruto em sua composição.

Não demorou muito para os consumidores notarem a ausência da matéria-prima na descrição dos componentes exibida na embalagem e os comentários tomarem conta das redes sociais. Em nota oficial, a Ambev explicou que o refrigerante tem aroma natural de açaí, que aparece como aromatizante no rótulo.

Leia a nota completa: “A Ambev informa que o novo Guaraná Antarctica Black traz em sua formulação o aroma natural de açaí, informação que aparece no rótulo como “aromatizante”. 

A Ambev segue todas as normas legais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), órgão responsável por definir padrão de identidade e qualidade dos refrigerantes”.
Açaí, Guaraná Antarctica Black, Ambev, polêmica

Vendas em shoppings crescem 10,1% em 2014


"Censo da Abrasce aponta expansão do setor fora das capitais. De acordo com pesquisa, 41% dos centros comerciais estão concentrados em cidades com menos de 500 mil habitantes."



*$:$* Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 29/01/2015




Mesmo com menos dias úteis e com incertezas na economia, o mercado de shopping centers brasileiro atingiu um faturamento de R$ 142,27 bilhões em 2014, registrando um crescimento de 10,1% em vendas, em relação ao ano anterior. 

A expectativa do setor para 2015 é de alcançar uma alta de 8,5%, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O Natal foi a data comemorativa que mais contribuiu para o aumento das compras. 

No mês e no período das festas, os campeões de vendas foram telefonia (26,83%), artigos diversos (15,71%), lazer e entretenimento (17,06%) e conveniência e serviços (16,45%).
Em média, as aquisições no mês de dezembro cresceram 8,5% em relação ao mesmo período de 2013, performance maior que a do comércio em geral, que apresentou crescimento de 1,2%, se comparado ao ano passado. 

A indústria de shopping centers recebeu 24 novos centros de compras em 2014, tendo na região Sudeste o maior número de empreendimentos, com 12 novos pontos. Em seguida aparecem Nordeste, Norte, Sul e Centro-Oeste.

Do total de lançamentos, apenas seis ocorreram nas capitais. O percentual de abertura no interior foi maior do que nas capitais, pela primeira vez na história da indústria. Apesar de perfis variados, 41% dos malls estão concentrados em municípios que possuem até 500 mil habitantes. Estão previstas 26 inaugurações em 2015, somando às atuais 520 unidades em operação em todo o Brasil.

Outro destaque fica por conta do número de empregos diretos gerados: foram abertos cerca de 112 mil novos postos de trabalho no setor durante o ano de 2014. Atualmente, estima-se que haja aproximadamente 979 mil empregos diretos nesses locais, o que corresponde a um aumento de 12,9 % com relação a 2013. 

O número de frequentadores também saltou de 415 milhões de visitas por mês para 431 milhões em 2014, o que representa uma alta de 3,7% com relação ao ano anterior. Além disso, o número de lojas cresceu 10,4%, totalizando 9.242 estabelecimentos comerciais em malls.
Shoppings, Abrasce, Censo Abrasce