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quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Índice de satisfação do consumidor brasileiro atinge 83%

"Resultado mundial, referente ao segundo trimestre, coincide com o do país, que caiu da 9ª para a 20ª posição no ranking geral devido à melhora e entrada de nações na lista."



*$:$* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 21/08/2014



O índice de satisfação do consumidor no Brasil atingiu a média de 83% no segundo trimestre deste ano, segundo o Benchmark da Zendesk. Houve uma repetição do resultado anterior, após um crescimento de quatro trimestres consecutivos. 

A média mundial também foi de 83%, mas o país caiu no ranking da 9ª para a 20ª posição. Isso ocorreu devido à entrada de mais nações no estudo e da melhora no resultado de outras, como Itália e Suíça. No primeiro trimestre deste ano, a média do índice no mundo estava em 81%.

A melhoria em dois pontos percentuais tem sua explicação na interação entre consumidores e profissionais que trabalham com atendimento direto ao público. Segundo a pesquisa, o nível de satisfação cai quando o atendimento tem um vocabulário demasiadamente apologético ou polido. Já utilizar termos como muito obrigado e desculpe no SAC não garante necessariamente um cliente feliz.

Curiosamente, quanto mais estas terminologias educadas são utilizadas, menor é a satisfação do cliente. A palavra “desculpe” gera no consumidor um descontentamento muito maior do que o uso de “obrigado” ou “por favor”. 

A pesquisa também apontou que a contagem de palavras é um claro indicador de satisfação quando a comunicação entre cliente e empresa é feita via Internet: quanto mais palavras no ticket inicial, menos satisfeito o cliente tende a ser. A mesma correlação não existe com o e-mail.

Resultado por setor e país
A indústria que historicamente apresenta o pior resultado – a de “Social Media” – deixou o último lugar no ranking após subir nove pontos percentuais, atingindo 78% de aprovação dos clientes. O líder é o setor de “Serviços de TI e Consultoria”, que manteve o resultado de 94% de satisfação do clientes. 


Já Educação ganhou um ponto percentual, ficando com 93%, na segunda posição. Em terceiro, aparece “Governos e Entidades Sem Fins Lucrativos”, que caiu após perder dois pontos percentuais, atingindo 93%. 

As piores colocações ficaram com “Jogos e Entretenimento” (75%), seguido de “Social Media” e de “Viagem, Hospitalidade e Turismo”.
Já no ranking por país, a Itália e a Colômbia apareceram pela primeira vez, na 4ª e na 30ª posições, respectivamente. 

A Nova Zelândia lidera a lista pelo terceiro trimestre consecutivo, com 93% de satisfação do cliente. Canadá e Noruega estão empatados em 2º lugar pelo segundo trimestre consecutivo, com 92% de satisfação cada. Os piores classificados são Índia (58%), Turquia (68%) e Colômbia (71%).
Satisfação, consumidor, Zendesk, índice

Brasil tem mais de 40 milhões de consumidores multitelas


"No ano passado, eram 30 milhões conectados a três ou mais dispositivos, segundo pesquisa. Crescimento acelerado mostra que país avança em conectividade."



*#:#* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 20/08/2014



O Brasil conta com 40 milhões de consumidores conectados a três ou mais telas – 10 milhões a mais do que o registrado no ano passado, segundo pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela TNS. Os dados mostram que o país avança rapidamente em conectividade. O número de pessoas com acesso à internet chega a 74% da população com 16 a 49 anos, das classes A, B e C, ainda de acordo com o levantamento.

A adesão aos smartphones também é crescente: 29% dos brasileiros têm o dispositivo, índice que sobe para 45% entre jovens com 16 a 34 anos. Independente da tela, o consumidor acessa, acima de tudo, entretenimento: são hoje 70 milhões de brasileiros assistindo a vídeos online (13% de crescimento em relação à 2013). O conteúdo audiovisual na web se torna, portanto, estratégico para as ações de Marketing das empresas.

Segundo um levantamento realizado pela Ipsos Brasil e Millward Brown Brasil, também a pedido do Google, o vídeo, de forma mais abrangente (TV + online), é responsável por 72% de todo o impacto de percepção de marca. Os dados foram levantados por meio da análise de 12 ações de grandes companhias de diferentes segmentos.

Devido às mudanças de hábitos de consumo de informação da população brasileira, cada vez mais o vídeo online determina o sucesso de campanhas: 54% do impacto sobre a percepção da marca vêm do vídeo veiculado em televisão e 46% do conteúdo audiovisual online. O investimento feito TV, no entanto, abocanha 93% do total de recursos, enquanto apenas 7% dele vai para a web.
Google, TNS, multitela