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sábado, 11 de abril de 2015

7 dicas para construir ações de marketing e sustentabilidade


"Para que iniciativas sejam assertivas, é preciso manter o foco no cliente e na sociedade, moldando suas ofertas a partir do diagnóstico de necessidades do mercado."



** Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 10/04/2015






Quando uma empresa expressa a vontade de tornar suas ações e criar produtos sustentáveis, os desafios são inúmeros, principalmente para a área de Marketing. 

Para que essas iniciativas sejam assertivas, é preciso manter o foco no cliente e na sociedade, moldando suas ofertas a partir do diagnóstico de necessidades do mercado.

Para isso, é preciso que as empresas fiquem atentas às principais exigências do consumidor, direcionando os processos e procedimentos do negócio para um olhar ambiental, viabilizando a ecoeficiência da empresa e de seus produtos. 

O consumidor da atualidade busca por empresas sustentáveis que estejam dentro do seu perfil, podendo até pagar mais, no caso dos que se preocupam com a atual e futura condição do planeta.

Wellington Machado, Sócio e Idealizador do Curupira, startup que recupera a biodiversidade de áreas degradadas e proporciona experiências socioambientais pela internet, dá dicas de como planejar uma ação sustentável eficiente:
 

1. Crie personas
Conhecer o seu consumidor e os em potencial é fundamental para alcançar um Marketing saudável. Para isso, aprenda e descubra o que do consumidor gosta e o que ele quer em um produto ou serviço. Procure saber o que ele lê, qual programa assiste e aonde costuma fazer compras. Dessa maneira, com o maior número de informações você terá uma ideia e perfil nítido de quem é o seu consumidor.


2. Seja Autêntico
Segundo a pesquisa da BBMG e GlobeScan, 38% dos consumidores se identificam como Aspirationals, ou seja, gostam de comprar, preocupam-se com o consumo responsável e valorizam marcas comprometidas com o bem da sociedade. Portanto, leva em consideração questões como gestão de produtos ecoeficientes, embalagens biodegradáveis e qualidade.

3. Fale de coisas relevantes e escolha causas que combinem com o seu negócio
Muitos profissionais querem apresentar ideias sustentáveis sem um foco e, muitas vezes, fora do seu negócio. Portanto, se a sua empresa trabalha com construção, por exemplo, fale para o seu público sobre ideias sustentáveis para a geração de empregos ou sobre tecnologias para diminuir o consumo de água e energia na utilização do prédio. Dessa maneira, você estará falando de um assunto que realmente conhece e aumentando as chances de se tornar referência no mercado.


4. Apresente resultados e procure melhorar
Para clientes e consumidores, não basta uma marca dizer que se compromete com sustentabilidade. É importante mostrar os resultados do seu esforço, seja na gestão da empresa, seja no desempenho de algum produto específico. 


Apresentar resultados reais é a melhor forma de fidelizar o seu cliente e consumidor. Procure melhorar sempre a partir dos seus resultados, identifique o comportamento do seu cliente e funcionário, por meio de diálogos e conversas ocasionais. Dessa maneira você terá mais chances de conquistar o seu público-alvo.

5. Não faça propaganda enganosa
Todo consumidor consciente leva em consideração questões como gestão de produtos ecoeficientes, embalagens pouco poluidoras e qualidade. Por isso, não minta ou tente enganar seu consumidor. 


Muitas marcas perdem a credibilidade por não passarem informações como o quanto o seu produto é sustentável. Apresente informações como o porquê do seu produto ser eco, enfatize quais elementos verdes tornam sua oferta sustentável e se certifique de que sua empresa está de acordo com as normas de Soluções Ambientais.

6. Não assuste as pessoas
Sabe aquelas propagandas catastróficas que dizem que o mundo vai acabar se você não tomar uma atitude específica? Pois é. Pesquisas já comprovaram que o medo tem uma ação muito mais paralisante do que motivadora. Além de ineficaz, este tipo de comunicação não é atraente para as pessoas.

7. Conte histórias e inspire pessoas
A melhor forma de inspirar pessoas é por meio de histórias reais. Não é à toa que esta ferramenta construiu nossas crenças e tradições. 


Para atrair e inspirar um possível consumidor, você precisa apresentar os personagens e a situação, explicando as principais dificuldades e finalizando a história com a decisão. Dessa maneira, você cria o relacionamento com a marca entre consumidor e produto.

Leia também: Sustentabilidade: tema inadiável nas organizações. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

Responsabilidade Social | Sustentabilidade

Apple inicia pré-venda do Apple Watch e modelos se esgotam em horas


"Oferta começou no primeiro minuto desta sexta-feira, no horário da Califórnia, exclusivamente pelo site da marca nos Estados Unidos e em outros países da Europa e da Ásia."



** Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 10/04/2015




 A Apple colocou no ar a pré-venda do Apple Watch em seu site nos Estados Unidos e em outros países da Europa e da Ásia. 

Os clientes da marca que já adquiram produtos nessas regiões receberam um e-mail Marketing avisando do início do período de encomendas, marcado para o primeiro minuto desta sexta-feira, no horário da Califórnia. 

Bastaram algumas horas para que alguns modelos se esgotassem.
Há opções que partem de US$ 349,00, chegando a US$ 17 mil, no caso dos relógios inteligentes que têm partes de ouro 18 quilates. 

Esta linha mais cara já está esgotada. Ainda não há previsão de lançamento do Apple Watch na loja online brasileira.
Apple, Apple Watch