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segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Governo dos EUA recorre de ordem que suspende restrições ao TikTok

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Por decisão de juiz, Departamento de Justiça americano não pode impor restrições ao aplicativo chinês. Desde agosto, Trump tenta exigir venda do TikTok para uma empresa americana.  
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Por G1  
28/12/2020 15h28 Atualizado há 4 horas
Postado em 28 de dezembro de 2020 às 19h35m

  *.- Post.N. -\- 3.917 -.*  

Popular rede social TikTok sofre pressão nos EUA — Foto: Getty via BBC
Popular rede social TikTok sofre pressão nos EUA — Foto: Getty via BBC

O governo dos Estados Unidos recorreu nesta segunda-feira (28) da ordem de um juiz que impede restrições ao aplicativo chinês TikTok, informou a agência Reuters.

A apelação do Departamento de Justiça tenta reverter a decisão do juiz distrital Carl Nichols, de Washington.

A ação de Nichols veio depois de a juíza Wendy Beetlestone, da Pensilvânia, bloquear as restrições contra o app chinês programadas para 12 de novembro passado. Nesse caso, o governo norte-americano também recorreu.

'Novela' do TikTok

Desde agosto, o governo de Donald Trump tenta impor barreiras ao app da ByteDance. O presidente chegou a estipular uma data para que o TikTok fosse vendido nos EUA, mas o prazo foi adiado por diversas vezes.

O presidente norte-americano acusa a rede social de compartilhar dados de 100 milhões de usuários americanos com o governo chinês; algo que é negado pela ByteDance.

Um primeiro prazo para a venda de parte do aplicativo a empresas locais venceu em agosto. Apesar de, naquele mês, a proprietária do app ter divulgado a intenção de negociar com a Oracle, nada se concretizou até agora.

Trump chegou a acenar positivamente para a proposta, mas o negócio segue à espera do aval do governo americano e envolveria também a gigante do varejo Walmart.

Entenda, em 1 minuto, como funciona o TikTok

Conheça o TikTok, o app que incomoda Donald Trump
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Saiba mais sobre o app chinês
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O que mudou no Instagram em 2020? Relembre as novidades do aplicativo

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De olho no TikTok, rede social lançou vídeos curtos com o Reels. Veja quais foram os novos recursos que chegaram ao app neste ano.  
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Por G1  
28/12/2020 07h00 Atualizado há 6 horas
Postado em 28 de dezembro de 2020 às 13h05m

  *.- Post.N. -\- 3.916 -.*  

Vídeos do Instagram Reels poderão ter 30 segundos a partir de agora. — Foto: Divulgação/Instagram
Vídeos do Instagram Reels poderão ter 30 segundos a partir de agora. — Foto: Divulgação/Instagram

O Instagram completou 10 anos em 2020, há 8 deles fazendo parte do império do Facebook. O app, que já se viu ameaçado pelo Snapchat e incorporou os stories para não ficar para trás, viu outro concorrente ganhar espaço neste ano: o chinês TikTok.

Da mesma forma que fez no passado, se "inspirou" no rival: lançou a função Reels, para as pessoas fazerem vídeos curtos, brincarem com efeitos e com músicas.

Foi a principal novidade do ano na rede social. Aos poucos, o Reels foi ganhando mais espaço no aplicativo, passou a permitir vídeos mais longos e agora tem um ícone separado em sua tela inicial.

Mas esse não foi o único recurso novo. Veja abaixo as novidades do Instagram em 2020:

  • COMBATE À DESINFORMAÇÃO: a plataforma adicionou selos com informações de autoridades de saúde em buscas relacionadas com a pandemia de Covid-19, reduziu o alcance de conteúdos marcados como falso por agências de checagem e criou novos adesivos como o "Em Casa", para incentivar o isolamento.
Adesivos 'Em Casa' do Instagram. — Foto: Divulgação
Adesivos 'Em Casa' do Instagram. — Foto: Divulgação

  • MELHORIAS NAS LIVES: a quarentena elevou o interesse pelas transmissões ao vivo, e o Instagram liberou a opção de assistir e comentar nos vídeos Ao Vivo pelo computador. O app também passou a permitir que as pessoas salvassem suas transmissões no IGTV.
  • LOJA: de olho no comércio, o aplicativo lançou um recurso para mostrar produtos de lojas virtuais. A função estava dentro da aba "Explorar", mas assim como o Reels, passou para a tela inicial.
  • COLETÂNEAS: chamadas de "Guias", essa novidade permitiu agregar em uma aba os conteúdos sobre determinado assunto, para que os usuários fizessem curadoria sobre qualquer tema. O teste começou no Brasil, mas foi liberado para o mundo todo.

Opção 'Guias' do Instagram está disponível para todos a partir de 17 de novembro de 2020. — Foto: Divulgação/Instagram
Opção 'Guias' do Instagram está disponível para todos a partir de 17 de novembro de 2020. — Foto: Divulgação/Instagram

  • MENSAGENS PELO COMPUTADOR: os chats via "Direct" chegaram à versão web. Antes, a funcionalidade só estava disponível nos smartphones.
  • REMOÇÃO DE COMENTÁRIOS: as pessoas ganharam mais controle sobre os comentários em seus perfis: o Instagram liberou a exclusão de até 25 interações de uma única vez, permitiu bloquear e restringir as contas fizessem comentários ofensivos e destacar no topo mensagens positivas.
  • NOVAS REGRAS: depois de uma campanha de uma influenciadora digital plus size, a plataforma atualizou sua política sobre exibição parcial de seios. O protesto afirmava que sias fotos artísticas eram derrubadas, enquanto o mesmo não acontecia com publicações parecidas de mulheres magras. O Instagram reconheceu que a política antiga levava a erros.
  • INTEGRAÇÃO COM MESSENGER: o aplicativo se aproximou do Facebook ao integrar as plataformas de mensagens das duas redes sociais, permitindo que usuários do Messenger começassem conversas e chamadas de vídeo com pessoas que estão no Instagram e vice-versa. A opção ainda está em fase de testes.
Instagram vai avisar da integração entre os aplicativos. — Foto: Divulgação/Facebook
Instagram vai avisar da integração entre os aplicativos. — Foto: Divulgação/Facebook


Instagram completa 10 anos: conheça a história do aplicativo em 10 fatos
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