Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Telit e Intel firmam parceria para desenvolver plataforma de IoT


Ana Rita Guerra, 
2016/09/27, 17:00
Postado em 27 de setembro de 2016 às 20h10m


A Telit, especialista em Internet das Coisas, assinou uma parceria com a Intel para o desenvolvimento da arquitetura de múltiplas plataformas para IoT Industrial.

A solução consiste em arquitetura e produtos de referência para implantações de ponta a ponta com a tecnologia Telit deviceWISE, que inclui uma extensa biblioteca de drivers e cloud readiness embutidos. A idéia é dar às empresas um salto instantâneo para o IoT Industrial.

No início deste ano, a Telit anunciou a formação de sua unidade de negócios voltada ao IoT Industrial e nossa parceria com a Intel cria uma nova forma para empresas implementarem a Internet das Coisas, afirma Fred Yentz, CEO da Telit IoT Platforms.  

O executivo elaborou sobre a arquitetura da plataforma deviceWISE, dizendo ter sido escolhida pela Intel por sua inteligência de ponta, conectividade pronta para a nuvem e integração para sistemas empresariais.
A colaboração entre Telit e Intel permite o monitoramento e controle remoto de máquinas, produção de diagnósticos e manutenção preventiva para todos os mercados e indústrias.

Esse é um setor em que a gigante de Santa Clara quer se afirmar rapidamente. Sua plataforma, Intel IoT, conecta legados e novos sistemas e ajuda na transmissão de dados entre dispositivos e a nuvem. O que as duas empresas oferecem agora,  Intel Iot Gateway Tecnology com deviceWise, permite soluções escaláveis e capazes de atender às necessidades de uma larga escala de aplicações. 

O ecossistema é fundamental para a estratégia IoT da Intel, diz Doug Davis, vice-presidente sênior do grupo Internet das Coisas da Intel. Parcerias com empresas como a Telit permitem à Intel fornecer blocos de construção chave aos nossos clientes para  para dimensionar e impulsionar o crescimento de suas soluções de Internet das coisas facilmente.

A Intel e a Telit publicaram conjuntamente um resumo do produto intitulado A Faster, Simpler Way to Turn Edge Data into a Business Asset (ou, em português, Um Jeito Rápido e Simples de Transformar Dados de Ponta em um Ativo de Negócios)

Os principais benefícios, dizem as empresas, é a alta performance, que permite análises em praticamente tempo real, a segurança e proteção de dados, a escalabilidade, capacidade de gerenciamento e implementação rápida e mais flexível.

Cibercriminosos de olho na biometria de caixas eletrônicos


Ana Rita Guerra, 
2016/09/27, 15:00
Postado em 27 de setembro de 2016 às 18h45m


Investigações da Kaspersky Lab revelam que a inclusão de autenticação biométrica em caixas eletrônicos está sendo vista por cibercriminosos como uma nova oportunidade de roubo de informações sigilosas.

A biometria é considerada pelas organizações financeiras uma das soluções mais promissoras na verificação de dados, e possível método a ser adotado em todos os terminais bancários. Envolve verificação de dados biológicos do cliente, como impressão digital, palma da mão e íris.

O método que os fraudadores usam para obter dados de cartões de crédito teve início com simples skimmers, isto é, dispositivos caseiros conectados ao terminal para roubar informações da fita magnética e o código PIN do cartão com ajuda de webcams ou teclados falsos. Ao longo do tempo, o design desses dispositivos foi aprimorado de modo a torná-los menos perceptíveis. 

Com a implementação de cartões de pagamento com chip e código, a clonagem foi dificultada. Porém, não foi impossibilitada, uma vez que a evolução também migrou para os golpes, ao serem criados os shimmers – artefatos muito parecidos, mas capazes de coletar informações suficientes do chip do cartão para realizar ataques de retransmissão online. Em resposta, o setor bancário tem usado novas soluções de autenticação, algumas baseadas na biometria.

De acordo com pesquisa realizada pela Kaspersky Lab no submundo do crime virtual, já existem pelo menos 12 vendedores oferecendo skimmers capazes de roubar impressões digitais das vítimas. E pelo menos três negociadores clandestinos estão pesquisando dispositivos para obter ilegalmente dados de sistemas de reconhecimento de impressões das palmas das mãos e da íris.

A primeira remessa de skimmers biométricos passou pela fase de testes pré-venda em setembro de 2015. Evidências coletadas pelos pesquisadores da Kaspersky Lab mostram que, durante avaliações iniciais, os desenvolvedores descobriram vários bugs. No entanto, o principal problema foi o uso de módulos GSM para a transferência de dados biométricos, considerada muito lenta para o grande volume de dados obtidos. Assim, novas versões dos skimmers usarão tecnologias de transferência de dados mais rápidas.

Também há sinais de discussões em comunidades secretas que indicam o desenvolvimento de aplicativos móveis baseados na colocação de máscaras sobre a face das pessoas. Com esse método, invasores podem pegar fotos de potenciais vítimas postadas nas mídias sociais e usá-las para enganar os sistemas de reconhecimento facial.

O problema da biometria é que, ao contrário das senhas ou dos códigos PIN que podem ser facilmente modificados quando afetados, é impossível alterar impressões digitais ou imagens de íris, explica Olga Kochetova, especialista em segurança da Kaspersky Lab. Ou seja, se suas informações forem comprometidas, este método de autenticação já não confiável. Por isso, é essencial manter seus dados protegidos e compartilha-los de modo seguro.

A especialista lembra que dados biométricos também são gravados nos passaportes eletrônicos e nos vistos. Se um invasor roubar este documento, além da certidão física, ele também terá os dados biométricos da vítima. A identidade da pessoa é roubada, avisa.

O uso de ferramentas capazes de comprometer dados biométricos não é a única ameaça virtual potencial aos caixas eletrônicos, segundo pesquisadores da empresa de segurança, uma vez que hackers continuarão realizando golpes como ataques baseados em malware, de caixa preta e de rede.