Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Vírus para Android já infectou mais de 1 milhão de celulares; saiba evitar


Paulo Alves
por
Para o TechTudo

05/12/2016 15h38 - Atualizado em 05/12/2016 15h38
Postado em 05 de dezembro de 2016 às 23h30m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
Mais de um milhão de contas do Google foram invadidas por hackers, por causa de um problema no sistema Android. Segundo a empresa de segurança digital Checkpoint, dispositivos com as versões Android 4.2, Android 4.3, Android 4.4 KitKat e Android 5.0 Lollipop estão vulneráveis à ameaça Gooligan, responsável por cerca de 13 mil novas infecções por dia. O problema é causado por um malware que se espalha por apps na plataforma.

O Gooligan infecta aparelhos por meio de aplicativos falsos, aparentemente inofensivos. Inicialmente encontrados na Google Play Store, esses apps já foram removidos pelo Google, mas continuam disponíveis na web. Uma vez instalados, eles são responsáveis por abrir caminho para vazamento de dados dos usuários.

Melhores antivírus para celulares Android
Apps comprados na Google Play poderão ser compartilhados por até seis pessoas (Foto: Marlon Câmara/TechTudo) (Foto: Apps comprados na Google Play poderão ser compartilhados por até seis pessoas (Foto: Marlon Câmara/TechTudo))
O malware Gooligan infecta celulares com sistema Android por meio 
de aplicativos falsos (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

O vírus consegue roubar dados da conta Google e ter acesso irrestrito ao Google Play, Gmail, Google Fotos, Google Docs, G Suite, Google Drive e outros serviços embarcados no Android. Além disso, os apps maliciosos servem para gerar receita para os hackers.

Os dispositivos infectados aumentam a reputação de apps na Play Store com avaliações de cinco estrelas, e clicam forçadamente em banners de anúncios. Portanto, as vítimas perdem seus dados e ainda contribuem para que os criminosos obtenham lucro diretamente do Google.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular.

Como identificar e se proteger
Para saber se o seu smartphone já está infectado, é importante saber se há consumo excessivo de bateria sem motivo aparente. Além de gastar mais energia que o normal, o malware Gooligan pode prejudicar o desempenho do dispositivo com muitos cliques em propaganda na web.

Para evitar infecção, não instale aplicativos disponibilizados fora da Google Play Store. Como a gigante das buscas já removeu os apps maliciosos da loja oficial, o perigo reside somente em sites independentes. Mas, se você acha que já está comprometido, siga o passo a passo para se livrar do problema.

Passo 1. Acesse as configurações do seu Android e acesse o menu “Fazer backup e redefinir”. Dependendo do aparelho, o nome da seção pode ser também “Cópia de segurança e restauração”. Em seguida, procure a opção “Restaurar o padrão de fábrica”.
Acesse as configurações de restauração do seu Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Acesse as configurações de restauração do seu Android 
(Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Zere o dispositivo e apague os dados da memória para se livrar do malware. O smartphone será reinicializado e você deverá configurá-lo como novo.
Apague os dados do aparelho e resete (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Apague os dados do aparelho e resete 
(Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Por fim, altere sua senha do Google para impedir que hackers tomem controle do seu Android novamente.
Altere sua senha do Google (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Altere sua senha do Google (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

WhatsApp estende suporte para celulares BlackBerry e Nokia


Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo
05/12/2016 14h19 - Atualizado em 05/12/2016 16h09
Postado em 05 de dezembro de 2016 às 23h00m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
O WhatsApp anunciou em seu blog oficial que pretende estender o suporte para alguns celulares das marcas BlackBerry e Nokia. De fato, a confirmação veio por meio de um update na postagem publicada em fevereiro deste ano, quando a fabricante anunciou este suporte pela primeira vez.

O apoio será estendido até 30 de junho de 2017 apenas para os smartphones com os sistemas BlackBerry OS, BlackBerry 10, Nokia S40 e Nokia Symbian S60. Desta forma, ficam de fora os aparelhos com Android 2.1 e 2.2, Windows Phone 7 e a dupla iPhone 3GS/iOS 6, que terão o suporte encerrado ao final de 2016, como planejado anteriormente.

WhatsApp: conheça cinco aplicativos de Android que deixam você invisível
Os Androids anteriores ao 2.3 tiveram o suporte estendido (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) (Foto: Os Androids anteriores ao 2.3 tiveram o suporte estendido (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo))
WhatsApp estendeu suporte para alguns modelos de celular
 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
Na prática, os usuários destes sistemas terão o acesso bloqueado no final de dezembro de 2016. Este é um aviso do mensageiro para que as pessoas atualizem os seus respectivos celulares, caso queiram continuar usando o app no próximo ano.

Caso você utilize um destes aparelhos, nós recomendamos que troque por um aparelho Android, Apple ou Windows Phone mais atual antes do fim de 2016 para que possa continuar usando o WhatsApp, diz o texto oficial. A justificativa do mensageiro para o fim do suporte é que os sistemas mais antigos já não possuem a capacidade necessária para os recursos futuros do WhatsApp.