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segunda-feira, 30 de abril de 2018

Como vai funcionar a nova regulamentação para fintechs de crédito


António Santos Lourenço, 
2018/04/30, 08:45 
Postado em 30 de abril de 2018 às 23h40m 


O Banco Central aprovou na última semana a regulação de fintechs de crédito, que estabelece dois novos tipos de instituições financeiras.
O Banco Central (BC) aprovou na última semana a regulação de fintechs de crédito, que estabelece dois novos tipos de instituições financeiras: Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP), correspondente ao modelo Peer to Peer Lending (P2P), ou empréstimo coletivo, no qual sites conectam pessoas (ou empresas) que estão buscando empréstimos a investidores buscando retornos acima da média; e Sociedade de Crédito Direto (SCD), onde empresas emprestam seu próprio capital para pessoas físicas.
Com a regulamentação, as fintechs que trabalham com crédito digital, poderão entrar com pedido de abertura de instituição financeira nas novas modalidades SEP ou SCD, o que as torna independentes e mais competitivas em relação aos bancos tradicionais. É o caso da Nexoos – fintech líder de mercado na modalidade Peer to Peer Lending (P2P) – empréstimo coletivo – que conecta pequenas e médias empresas que necessitam de empréstimos a potenciais investidores.
Para as fintechs pertencentes à SEP, houve uma mudança importante no limite máximo de risco que o investidor pode tomar, comparando com o edital de consulta público lançado em Agosto de 2018.
No primeiro edital este limite era de R$ 50 mil por investidor, considerando todas as suas operações na nova modalidade. Na nova proposta, o Banco Central regulamentou um limite de R$ 15 mil por operação, mas sem limitar a quantidade de operações. Esta mudança representa um grande avanço para o setor, pois viabiliza o modelo de negócio e incentiva a diversificação, afirma Daniel Gomes, CEO da Nexoos.
A regulamentação permite ainda que as fintechs ofereçam serviços de análise de crédito, atuar como corretor de seguros e, ainda, emitir moeda eletrônica. Atualmente as fintechs trabalham como correspondentes bancários de instituições financeiras parceira para poder oferecer empréstimos.
A regulação proposta é muito positiva, pois vai trazer mais competição e eficiência ao mercado, e, portanto, tem potencial de reduzir a taxa de juros. Quem ganha é o consumidor final, comenta Gomes. A regulamentação também estimula o surgimento de novas fintechs, além de possibilitar o crescimento das fintechs que já atuam no mercado.

Inteligência artificial reduz em 60% o número de ligações para o RH


António Santos Lourenço, 
2018/04/27, 08:31 
Postado em 30 de abril de 2018 às 21h30m 


Seis meses após a adoção da inteligência artificial em sua área de RH, a Tokio Marine já registrou uma queda de 60% no número de ligações para a área.

Seis meses após a adoção da inteligência artificial em sua área de Recursos Humanos, a Tokio Marine, uma das maiores seguradoras do Brasil, já registrou uma queda de 60% no número de ligações para a área. Apelidada de Marina, a ferramenta já é utilizada por mais da metade dos colaboradores da empresa e recebe cerca de 1,5 mil interações por mês. Os dados foram apresentados pela seguradora durante palestra realizada em abril.
O caminho, desde a ideia de adotar uma ferramenta inovadora como essa até alcançar resultados tão relevantes, foi repleto de desafios. Inicialmente, pensamos em cadastrar dez temas, para que os colaboradores pudessem tirar suas dúvidas. Ao longo do processo, avaliamos em diversas fases que seria necessário ampliar esse escopo, e hoje temos mais de 230 temas cadastrados e mais de 13 mil perguntas capazes de ser respondidas pela ferramenta. Essa ampliação não foi por acaso: concluímos que, caso os funcionários acessassem a ferramenta e não encontrassem respostas satisfatórias no primeiro contato, acabariam perdendo interesse pela Marina e deixando de acessá-la para tirar dúvidas, explica Juliana Zan, superintendente de Recursos Humanos da Tokio Marine.
Os temas variam desde questões inerentes à área, como PLR, salário e previdência, até perguntas gerais sobre produtos da Companhia e como reservar uma sala de reunião, por exemplo. Para garantir que essa estrutura funcionasse corretamente durante todo o processo e ainda assegurasse a manutenção adequada depois de inserida no cotidiano dos colaboradores, todo o projeto foi desenvolvido em parceria com a área de Tecnologia da Tokio Marine.
Estamos sempre atentos ao mercado, para trazer soluções diferenciadas para a seguradora. Ao acompanhar o avanço da inteligência artificial, avaliamos que poderia ter uma eficácia bastante relevante para a empresa. Para executar a criação da Marina, trabalhamos com o Dialogflow e a estrutura do IBM Watson. Fizemos uso de ambos, mas, ao longo do processo, também desenvolvemos um orquestrador, que é o sistema que carrega a base da Tokio Marine e coordena a atividade entre a ferramenta de diálogo e sua capacidade cognitiva, explica Silvia Onishi, gerente de Tecnologia.
A parceria entre as áreas garantiu resultados relevantes para a Tokio Marine. Hoje a área de RH, que recebia 2 mil ligações por mês para tirar dúvidas sobre temas cotidianos dos cerca de 1800 colaboradores, viu esse índice ser reduzido em 60%. Além disso, 60% dos colaboradores já interagiram ao menos uma vez com a Marina, o que mostra a afinidade e a empatia criada com a ferramenta, ponto fundamental para o sucesso da implementação.

A R&M Latam continua sua expansão na América do Sul fechando acordo de distribuição no Brasil


Henrique Candeias, 
2018/04/27, 11:50 
Postado em 30 de abril de 2018 às 19h45m 


Este é um passo importante para o mercado brasileiro, ficando assim assegurada a qualidade de cabeamento nos projetos de infraestruturas TI que estão em crescimento em todo o Brasil.

A Reichle & De-Massari, fabricante suíça de cabeamento estruturado, anunciou um acordo de distribuição com a XCabos, distribuidora de soluções em Cabeamento Estruturado, Fibra Óptica e acessórios.
Xcabos é uma empresa brasileira com sede em São Paulo, distribuindo soluções FTTX para todos os Distribuidores BD de Soluções de Rede Completas. Tem uma história de 10 anos no Brasil.
Alberto Costa, Diretor Comercial Xcabos destaca: Temos o prazer de assinar este acordo de distribuição com R&M. Conhecendo a qualidade das soluções do fabricante, este acordo nos permite expandir nossa oferta com produtos high-end para oferecer aos nossos clientes soluções completas para Datacenter e escritórios
Por seu lado, Peter Fischer, gerente de contas da R&M: Na R&M estamos empenhados em garantir acordos de distribuição de longo prazo com os principais distribuidores, regionais e globais, sendo XCabos o distribuidor que se encaixa na estratégia da R&M. Já tendo presença em diferentes projetos no Brasil, esse acordo nos permitirá alcançar mais clientes com uma solução adequada para um país com grandes oportunidades de crescimento