Total de visualizações de página

domingo, 31 de maio de 2015

Faturamento do franchising cresce 9,2% no primeiro trimestre


"Comparação é com o mesmo período de 2014. Receita foi de R$ 31,3 bilhões contra R$ 28,7 bilhões no ano passado, segundo levantamento realizado pela ABF."



*-.:.-* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 29/05/2015



Apesar da desaceleração econômica atual, o setor de franchising continua crescendo. Seu faturamento nominal ampliou 9,2% no primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2014, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A receita foi de R$ 31,3 bilhões contra R$ 28,7 bilhões no ano passado.

O bom desempenho é atribuído à abertura de novas lojas (mesmo que em ritmo menor), à manutenção em níveis relevantes do emprego e renda e às mudanças comportamentais que vêm de alguns anos, como a busca por qualificação profissional, a necessidade de se alimentar fora do lar e a presença da mulher no mercado de trabalho.

Os segmentos do franchising que mais cresceram no período foram: Alimentação e Esporte, Saúde, Beleza e Lazer, ambos com uma expansão do faturamento da ordem de 14%; e Comunicação, Informática e Eletrônicos, com 11%. Nos três primeiros meses do ano, foram abertas 3,7% de novas lojas e fechadas 1,1%, ficando o mercado com um saldo positivo de 2,5% de novas lojas.

Tendo como base o dia 31 de março de 2015, operam no Brasil 128.809 unidades de franquias. Em número de pontos, os segmentos que mais cresceram foram Acessórios Pessoais e Calçados (14%) e Comunicação, Informática e Eletrônicos (13%). 

Em relação à internacionalização, 8% das redes brasileiras contam com operações no exterior, sejam unidades próprias ou franqueadas, com destaque para os segmentos de Acessórios Pessoais e Calçados (16%) e Comunicação, Informática e Eletrônicos (15%).

Em relação ao ponto comercial, foi registrado que 50% das redes operam exclusivamente com lojas de rua e 11% somente com lojas de shoppings. De forma geral, 72% das unidades de franquias no Brasil são de rua. 

Frente o apurado na pesquisa trimestral, a ABF mantém sua estimativa de crescimento do faturamento do setor em 2015 entre 7,5% e 9,0%. Já o número de marcas deve aumentar 8% e o de novas unidades, crescer entre 9% e 10%.
Franchising, ABF

Cheetos, Baconzitos, Cebolitos e Torcida ganham versão pipoca


"Elma chips lança linha especial com sabor de seus salgadinhos e venda prevista por apenas seis meses. Novas versões chegam às gôndolas com preço sugerido de R$ 2,99."



*-.:.-* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 29/05/2015



A Elma Chips levou as marcas de seus salgadinhos clássicos para uma linha especial de pipocas de micro-ondas, que só estará à venda durante seis meses. Cheetos sabor Requeijão, Baconzitos, Cebolitos e Torcida sabor Pimenta Mexicana ganharam a nova versão, em um lançamento que já está dando o que falar nas redes sociais.

Alguns prometem estocar o produto em casa, enquanto outros fazem piada com o cheiro que sairá do forno micro-ondas após o preparo. Tanto os salgadinhos quanto a pipoca têm aromas intensos. Os consumidores já os imaginam combinados.

As novidades chegam ao varejo ainda este mês com embalagens que remetem aos salgadinhos. O lançamento aproveita o período das festas juninas, quando há um aumento no consumo de pipoca. As novas versões estarão à venda nas gôndolas pelo preço sugerido de R$ 2,99.
.;