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sábado, 15 de agosto de 2020

Competição universitária quer desenvolver carros movidos a hidrogênio no Brasil

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Desafio promovido pela SAE tem 13 equipes inscritas e apoio da Mercedes-Benz. Atualmente, não há carros que usam hidrogênio como combustível à venda no país.  
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Por André Paixão, G1  
15/08/2020 06h01 Atualizado há 9 horas
Postado em 15 de agosto de 2020 às 16h00m

  * Post.N. -\- 3.825 *  
SAE já faz competições de carros a combustão e elétricos — Foto: DivulgaçãoSAE já faz competições de carros a combustão e elétricos — Foto: Divulgação

Cerca de 150 estudantes de engenharia de 13 equipes trabalham para aproximar os carros movidos a hidrogênio da realidade brasileira.

Eles fazem parte do SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, uma competição para promover o desenvolvimento da tecnologia no país, e, de quebra, capacitar os alunos para trabalharem com uma matriz energética que deve crescer muito nos próximos anos.

O desafio é organizado pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), que já realiza outros tipos de competição de estudantes em todo o mundo. Para esse específico, ainda há o apoio da Ballard, empresa canadense que produz as células de combustível para veículos a hidrogênio e da Anfavea, a associação das fabricantes de veículos.

Nos próximos meses, os alunos das 13 equipes terão que projetar um carro de corrida que seja movido a hidrogênio. Para isso, os estudantes participaram de 9 cursos oferecidos pela SAE.

Os projetos serão julgados considerando critérios técnicos e financeiros, como as especificações do veículo, desempenho do conjunto elétrico com célula a combustível, o sistema de segurança para o hidrogênio. Também serão avaliados aspectos menos objetivos, como organização da equipe e design do produto.
O grande desafio não é fazer o carro mais rápido ou mais bonito, mas fazer os primeiros veículos a hidrogênio no Brasil, disse Daniel Lopes, mentor em Tecnologia e Inovação para Mobilidade com Hidrogênio da SAE Brasil.

SAE já faz competições de carros a combustão e elétricos — Foto: DivulgaçãoSAE já faz competições de carros a combustão e elétricos — Foto: Divulgação

Após a eliminatória, restarão 10 times, que receberão um conjunto de célula de combustível da Ballard, para poder construir a versão definitiva do carro. Lopes explica que a maior parte das equipes já desenvolveu seus modelos para outras modalidades de competição.

Com base neles, vão transformar os veículos para usar as células de combustível e rodar com hidrogênio, completou.

Um carro movido a hidrogênio utiliza um motor elétrico, assim como aqueles modelos que são recarregados na tomada. A diferença é que energia necessária para colocá-lo em funcionamento pode ser gerada em uma reação química usando água e eletricidade, na chamada eletrólise, ou até mesmo usando etanol como combustível.

Nos dois casos, os líquidos passam por uma reação química que separa o hidrogênio dos demais elementos. Posteriormente, ele vira a eletricidade que vai recarregar a bateria e chegar aos motores.
Nissan testará van movida com energia elétrica a partir do etanol — Foto: DivulgaçãoNissan testará van movida com energia elétrica a partir do etanol — Foto: Divulgação

A Nissan testa veículos elétricos com célula de combustível a etanol no Brasil desde 2017, mas ainda não há qualquer indício de chegada de um carro desse tipo.

Aliás, atrair as fabricantes para apoiar os universitários é outro objetivo do H2 Challenge. Até agora, segundo a SAE, apenas a Mercedes-Benz se propôs a adotar uma das universidades.

A relação com a indústria traz um benefício duplo. Para as fabricantes, isso significa ter a tecnologia mais próxima de si, enquanto os estudantes têm a oportunidade de mostrar suas habilidades.

Está sendo muito empolgante porque os alunos, de forma geral, estão desmotivados com toda a realidade da pandemia, com aulas remotas. E o desafio tem trazido brilho para os olhos deles. Eles estão sendo guerreiros, disse Lopes.
SAE já faz competições de carros a combustão e elétricos — Foto: DivulgaçãoSAE já faz competições de carros a combustão e elétricos — Foto: Divulgação

Os carros são monopostos do tipo fórmula, que pesam aproximadamente 200 kg. A potência máxima é de cerca de 6 cavalos, a mesma de algumas outras competições promovidas pela SAE.

O formato da fase final da competição, quando os alunos precisarão colocar os carros na pista, ainda está sendo discutido. A expectativa é conseguir realizar um evento em algum campo de provas, mas tudo depende da evolução do coronavírus no país.

A SAE planeja anunciar a equipe vencedora em novembro, em um evento de mobilidade.
Temos o desejo que se torne um evento anual. Aí, a partir de então, deve virar uma competição em formato mais tradicional, disse o mentor da entidade.
Segunda geração do Toyota Mirai, carro elétrico movido a célula de hidrogênio — Foto: Naomi Tajitsu/ReutersSegunda geração do Toyota Mirai, carro elétrico movido a célula de hidrogênio — Foto: Naomi Tajitsu/Reuters

Esse maior interesse também pode ajudar a colocar o Brasil na rota do hidrogênio. Hoje, mesmo em países mais ricos, como Alemanha e Japão, carros com essa tecnologia ainda são mais caros do que similares elétricos.

No entanto, o Brasil pode ter um trunfo nessa questão. Quando pensamos no veículo a hidrogênio, precisamos pensar na infraestrutura de abastecimento. No caso do Brasil, temos condições de ser protagonista. Nenhum outro país no mundo tem um combustível renovável em todo posto, como é o etanol, afirmou Lopes.

Veja as equipes participantes do desafio para construir um carro a hidrogênio:
  • Baja UFABC – Universidade Federal do ABC (SP)
  • B’Energy – Centro Universitário Facens (SP)
  • Cheetah E-racing – Universidade Federal de Itajubá (MG)
  • DEDA Team – Centro Universitário Facens (SP)
  • EEP Baja- Escola de Engenharia de Piracicaba (SP)
  • Fórmula FEI H2 – Centro Universitário FEI (SP)
  • Mack Gear – Instituto Presbiteriano Mackenzie (SP)
  • Mauá Racing – Instituto Mauá de Tecnologia (SP)
  • Minerva Baja – Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ)
  • Tec H2 Racing – Senai Cimatec (BA)
  • Tesla UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais (MG)
  • UFPR Fórmula SAE – Universidade Federal do Paraná (PR)
  • Unicamp Baja SAE – Universidade Estadual de Campinas (SP)

VÍDEO: conheça um carro movido a hidrogênio que a Nissan teste no Brasil desde 2017
Etanol pode virar eletricidade? Veja tecnologia de célula de combustível que pode chegar e
Etanol pode virar eletricidade? Veja tecnologia de célula de combustível que pode chegar e

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Empresa de games do Brasil é avaliada em US$ 3 bilhões em rodada de investimento

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Wildlife desenvolve jogos para dispositivos móveis e havia alcançado o status de 'unicórnio' em dezembro passado. 
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Por Reuters  
14/08/2020 18h28 Atualizado há 21 horas
Postado em 15 de agosto de 2020 às 15h30m

  * Post.N. -\- 3.824 *  
A desenvolvedora de games de origem brasileira Wildlife Studios captou 120 milhões de dólares em rodada de investimento liderada pelo fundo Vulcan Capital, do cofundador da Microsoft Paul Allen, avaliando a empresa em US$ 3 bilhões.

A Wildlife, que desenvolve jogos para dispositivos móveis, já havia alcançado o status de 'unicórnio', startups com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão, em dezembro passado, após receber aporte de US$ 60 milhões do fundo norte-americano Benchmark Capital. A rodada mais recente eleva o total captado pela empresa a US$ 250 milhões.
"A Wildlife demonstrou uma capacidade única e consistente de desenvolver, lançar e sustentar vários títulos de maneira eficiente em vários gêneros, resultando em uma trajetória de crescimento líder e lucrativa", afirmou Rafael Costa, sócio da Vulcan Capital, que também investiu em empresas como Epic Games e Spotify.
Pandemia: 51% das startups tiveram perda e 15% cresceram
Pandemia: 51% das startups tiveram perda e 15% cresceram

Fundada pelos irmãos Victor e Arthur Lazarte em 2011, a Wildlife afirmou que pretende usar os recursos do aporte para continuar investindo na aquisição e desenvolvimento de talentos e para se tornar uma plataforma de jogos para dispositivos móveis. Dentre seus títulos mais populares, estão o "Tennis Clash" e o jogo multiplayer online "Zooba".
A companhia possui mais de 700 funcionários em seus 5 escritórios ao redor do mundo e atualmente conta mais de 100 milhões de usuários ativos em seus games, que somam 2 bilhões de downloads globais.

O investimento ocorre em um momento em que o setor de games vê um acelerado crescimento, com a empresa de pesquisa Newzoo prevendo um crescimento de 10,3% na receita da área em 2020 na comparação anual, gerando US$ 6 bilhões.

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Criador da primeira imagem digital da história morre aos 91 anos nos EUA

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O cientista da computação Russell Kirsch ficou conhecido como o "inventor do pixel", ao criar, em 1957, uma fotografia em preto e branco de 2 por 2 polegadas de seu filho.  
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Por G1  
14/08/2020 15h59 Atualizado há 22 horas
Postado em 15 de agosto de 2020 às 14h00m

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O cientista da computação Russell Kirsch, criador da primeira imagem digital da história, morreu aos 91 anos na última terça-feira (11) em sua casa em Portland, Oregon, nos Estados Unidos. Ele é conhecido como o "inventor do pixel".

Em 1957, Kirsch criou uma pequena imagem digital em preto e branco de 2 por 2 polegadas de seu filho, Walden, quando criança. Essa foi uma das primeiras imagens digitalizadas em um computador. Nascia, naquele momento, os pixels, pontos digitais usados ​​para reproduzir fotos e vídeos em telefones e computadores.
Russell Kirsch, criador da primeira imagem digital da história  — Foto: Jamie Francis/The Oregonian/APRussell Kirsch, criador da primeira imagem digital da história — Foto: Jamie Francis/The Oregonian/AP

A imagem foi feita pela equipe de pesquisa de Kirsch, no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos EUA.

Segundo um artigo da Science News de 2010, este trabalho lançou as bases para imagens de satélite, tomografias, realidade virtual e Facebook. A primeira imagem quadrada media apenas 176 pixels de lado - apenas 31.000 pixels no total. Hoje, a câmera digital do iPhone 11, por exemplo, pode capturar cerca de 12 milhões de pixels por imagem.

Nascido em Manhattan em 1929, Kirsch era filho de imigrantes judeus da Rússia e da Hungria. Ele foi educado na Bronx High School of Science, na New York University, em Harvard e no MIT e trabalhou por cinco décadas como cientista pesquisador no U.S. National Bureau of Standards.

Russell Kirsch deixa sua esposa de 65 anos, Joan, e os filhos Walden, Peter, Lindsey e Kara.

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