Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Como conquistar o shopper no ponto de venda em momentos de crise?


"Em tempos de crise econômica, aposta em comunicação de Marketing no PDV é fundamental para converter a venda e oferecer novas experiências aos cada vez mais exigentes consumidores."



*:* Por Roberta Moraes, do Mundo do Marketing | 22/04/2015



O momento desfavorável às vendas criado por conta da instabilidade da economia acende um alerta no mercado sobre as ações que podem ser desenvolvidas no ponto de venda para atrair a atenção do shopper. Conseguir que os produtos passem pelas caixas registradoras virou o grande desafio deste ano. 

Aplicar estratégias capazes de fazer com que uma marca seja lembrada e escolhida pelo consumidor em tempos de crise é o dever de casa que deve ser feito pelas empresas que desejam passar pela temporada desafiadora sem grandes problemas. Afinal, se os consumidores mudam os hábitos para contornar os momentos de dificuldade, o local de decidir a compra é no PDV.

Para serem mais assertivas, as marcas devem transformar o ambiente de transação comercial em área de experiência e oferecer algum tipo de recompensa aos consumidores por eles terem escolhido aquela loja e marca. Com tanta oferta, os espaços precisam valorizar a decisão do shopper. 

Este planejamento estratégico no ponto de venda será o tema abordado no seminário “Construção de Valor de Marca no Varejo”, que será realizado pela Dia Comunicação, no dia 28 de maio, no auditório da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com patrocínio do Mundo do Marketing.

Oferecer curadoria, conveniência e estimular o consumo responsável são algumas das tendências que podem ser aproveitadas pelo varejo para criar um melhor relacionamento com o cliente.  As organizações também precisam pensar mais em relacionamento e se preocupar com a forma como são vistas pelo público, apresentando clareza e coerência em suas crenças e seu comportamento. 

“Estamos vivendo cada vez mais em rede e isso influencia o consumo. Antes, a lealdade pelas marcas estava baseada nos hábitos de compra, mas agora o shopper começa a migrar para as crenças e a reputação das empresas”, comenta Gilberto Strunck, Sócio-Diretor da Dia Comunicação, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Investimento nas plataformas de compra
Com tanta concorrência e com o consumidor cada vez melhor informado, as empresas estão investindo ainda mais em ações no ponto de venda, tanto nos ambientes físicos, quanto nos virtuais. Afinal, é no momento da compra que a decisão é realmente tomada e uma comunicação bem feita pode conquistar o shopper na hora certa. 


Em momentos de instabilidade econômica, não adianta promover iniciativas que estimulem a compra se não houver uma ação efetiva no exato momento da aquisição. “No varejo, inércia é fracasso certo”, diz o consultor Edmour Saiani, no artigo 6 Tendências de Varejo em 2015, publicado no Mundo do Marketing.

Na maioria das vezes, as empresas fazem investimentos sem ter a real noção de que tipo de material atrai o consumidor, como deve ser a comunicação em cada ponto de contato do percurso de compra e o que deve ser dito. As marcas precisam identificar em que trecho dessa jornada deverão ativar o apelo emocional e, também, qual o melhor momento para que o preço seja trabalhado, por exemplo. 

“Todo mundo trata tudo igual, seja antes do ponto de venda, na entrada, dentro dele e nas gôndolas. É importante entender que existe uma hierarquia para falar com o shopper”, explica Simone Terra, Diretora de Estratégia da Dia Comunicação e Professora de Shopper Marketing da ESPM Rio, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Para impactar os consumidores com suas ações, as organizações devem levar em consideração todo o contato do público com a marca. As iniciativas para fazer com que ele passe de um mero apreciador de vitrine para um comprador em potencial devem ser cuidadosamente pensadas. 

As ações passam pela fachada da loja, pela entrada no PDV, pela garantia do engajamento do consumidor, pelo caminho até a seção e pela diferenciação dela, fazendo com que os atributos de um produto ganhem mais relevância em relação a outro e o shopper escolha uma marca no lugar da concorrente.

Comunicação assertiva
Em momentos de crise e instabilidade econômica, as ações devem ser desenvolvidas para fortalecer a inteligência, a produtividade e a assertividade. 


“Mais do que nunca é importante se comunicar adequadamente, direcionando o esforço de execução e de comunicação de Marketing para a assertividade quanto ao que se quer falar com o shopper”, explica Simone Terra, que também participará do evento realizado pela Dia Comunicação.

No Marketing atual, o design ganha relevância com papel fundamental ainda no planejamento de uma ação ou no início da criação de novos produtos. Muito além de fazer parte da etapa final dos processos, como a elaboração de embalagens ou a experiência no ponto de venda, ele, agora, ganha destaque em toda a ação. 

“O design pode ser um pilar estratégico do negócio. Se no passado ele tinha papel periférico, hoje em dia a atividade ganha papel central na estrutura das organizações”, explica Fernando Valente, Professor nos cursos de Pós-Graduação de Marketing e Design na ESPM, em entrevista ao Mundo do Marketing.

O olhar atento dos profissionais de Marketing pode ajudar a solucionar a queda nas vendas, gerar novas experiências ao consumidor e influenciar a decisão no momento da compra. Há cerca de 20 anos, por exemplo, o mercado de cervejas contou com uma solução aparentemente simples para fazer com que o shopper escolhesse a marca de que mais gostava. 

Ao serem criadas as geladeiras que exibem a temperatura, o freguês ganhou autonomia para apontar a bebida preferida, em vez de “a mais gelada”. Cases como esse serão apresentados pelo Designer Fernando Valente, que ministrará a palestra “O Design como Ferramenta para Construção de Marca e Geração de Vendas”, no evento.

Leite de rosas lança vídeo e site com nova identidade visual


"Objetivo da fabricante é ampliar seu público-alvo, atraindo consumidores mais jovens, com a aposta de que o tradicional pode ser atual e surpreendente."



*:* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 22/04/2015



Em agosto do ano passado, a Leite de Rosas anunciou a mudança de sua identidade visual como parte das comemorações dos 85 anos da marca. Agora, a empresa planeja o lançamento de um vídeo que conta sua história e apresenta o logotipo aplicado aos produtos. No dia quatro de maio, um novo site entra no ar, marcando oficialmente o novo momento da fabricante.

As mudanças buscam um reposicionamento capaz de ampliar o público-alvo, atraindo consumidores mais jovens, com a aposta de que o tradicional pode ser atual e surpreendente. O novo logotipo pretende transmitir modernidade, sofisticação, leveza e suavidade, na cor que representa o produto da companhia.

A mudança foi sutil, mas tornou mais fino o traço das letras que compõem o nome da fabricante de cosméticos. O novo modelo foi criado pela agência de design Hardcuore.
Assista ao vídeo:

"Inovação ao alcance de todos" é tema da palestra da 3M em SP


"Apresentação faz parte da etapa final do Circuito Mundo do Marketing, que contará ainda com a participação de profissionais da Edenred, Tecnisa, Granado e Crama Design Estratégico."



*.* Por Redação, do Mundo do Marketing | 22/04/2015




O tema "Inovação ao alcance de todos" será o mote de uma palestra ministrada por Luiz Serafim, da 3M, na etapa final do Circuito Mundo do Marketing de Tendências e Oportunidades para Inovar, em São Paulo, dia 14 de maio.  

Além da participação da empresa, o evento contará com a apresentação do case da Granado e de mais palestras com Fabrício Saad, da Edenred, Gustavo Reis, da Tecnisa, Ricardo Leite, da Crama Design Estratégico, e Felipe Scheppers, da Opinion Box. 
 
No evento, Bruno Mello, Editor Executivo do Mundo do Marketing, apresentará a nova marca, o posicionamento e as recém-criadas unidades negócio do portal. Para obter mais detalhes sobre como participar, acesse a página informativa do Circuito Mundo do Marketing.

Petrobras despenca em ranking de prestígio de marca


"Empresa caiu da 11ª posição, em 2014, para a 40ª nesta edição de levantamento da TroianoBranding. Entre as companhias que mais respeitam brasileiros, está em 66ª."



*:* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 22/04/2015



As denúncias de esquemas de corrupção dentro da Petrobras, a posterior saída de diretores e os prejuízos em negócios realizados pela empresa não deixaram a reputação da companhia ilesa. A marca despencou no ranking de prestígio realizado pela TroianoBranding. 

Ela foi uma das que mais sofreu abalo nessa esfera em sete anos de monitoramento das flutuações de mais de 250 organizações que operam no país, sejam elas nacionais ou globais.

Na sétima edição do estudo “As 100 empresas de maior prestígio no Brasil”, realizado anualmente desde 2008, a Petrobras caiu para a 40ª posição, entre as 274 companhias analisadas. Em 2014, ela aparecia no 11º lugar do ranking. Já havia sido a terceira no estudo de 2012 e ocupou o topo do ranking em 2008. 

No segmento mais jovem da amostra (de 18 a 34 anos), a posição da Petrobras é ainda mais baixa, 58ª. Entre as faixas de renda, são os mais pobres, com verba familiar inferior a R$ 2,5 mil, os mais desgostosos com a situação da empresa.

Na pergunta em que se pede ao entrevistado para indicar a marca que mais demonstra ter respeito pela população brasileira, aparece em 66ª, atrás de organizações menos comprometidas historicamente com o país e menos importantes na economia do Brasil.

Estatais como Eletrobras, Embratel, Eletronorte e Itaipu Binacional também caíram no ranking, até mais do que a Petrobras. O cenário mostra que a desconfiança em relação à competência e seriedade da gestão pública é algo que tem poder de contágio.

Petrobras despenca em ranking de prestígio
Primeiras colocadas
A liderança no ranking geral deste ano ficou com a Nestlé, seguida pela Johnson & Johnson. Do terceiro ao 10º lugar, aparecem Natura, Google, Apple, Microsoft, Samsung, O Boticário, Volkswagen e Coca-Cola. 


O estudo também segmentou a listagem das empresas preferidas do público em 30 categorias de negócio, por região do país, renda familiar, idade, gênero e entre CEOs e diretores.

Quando a análise considera a região, a Nestlé é a líder na preferência dos brasileiros em todo o país. A Johnson & Johnson ganhou posições importantes no Nordeste. No ranking passado, ela era a oitava empresa de maior prestígio. 

Neste, aparece em segundo lugar. A marca também ocupa o segundo lugar no Sudeste. Destaque para o Boticário no Norte, e para o Google no Sul, ambos em segundo lugar depois da Nestlé.

Na análise por renda familiar, a Nestlé também lidera em todas as faixas. Entre os que contam com até R$ 2.564,00 por mês, Johnson & Johnson e Volkswagen aparecem empatadas em segundo lugar. 

Na faixa entre R$ 2.564,00 e R$ 4.417,00, Johnson & Johnson, Google, Microsoft e Tramontina também aparecem empatadas em segundo lugar. Para aqueles que têm renda acima de R$ 4.417,00, Johnson & Johnson, Apple, Natura e Google ocupam a segunda colocação.

Segmentação por idade e gênero
O estudo também analisa a preferência dos entrevistados por geração. Entre aqueles com idades entre 18 a 34 anos, Apple, Nestlé e Google são as três primeiras colocadas nesta ordem; de 35 a 49 anos, Nestlé, Johnson & Johnson e Apple; e para os que têm mais de 50 anos, Nestlé, Johnson & Johnson e Volkswagen.

Homens e mulheres consideram a Nestlé a empresa de maior prestígio e a Johnson & Johnson vem em segundo lugar. Entre as mulheres, Natura e Apple estão em terceiro e quarto lugares; entre os homens, Google e Microsoft. Para os presidentes e diretores, Nestlé, Apple, Microsoft e Toyota são as marcas de maior prestígio.