Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

União Europeia alerta WhatsApp, Facebook e Yahoo sobre violação de privacidade


Leticia Cordeiro, 
2016/10/28, 20:00 
Postado em 28 de outubro de 2016 às 23h30m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

Reguladores de privacidade da União Europeia determinaram que o WhatsApp suspenda o compartilhamento de dados com o Facebook e solicitou ainda o envio de informações ao Yahoo sobre falha de segurança que afetou mais de 500 milhões de usuários.

Os reguladores de privacidade da União Europeia mandaram um alerta sobre violação da lei de proteção de dados do bloco europeu em carta enviada ao WhatsApp, ao Facebook e ao Yahoo. 

Os reguladores demandam que o WhatsApp pause o compartilhamento de dados com o Facebook até que as investigações da União Europeia sobre os novos termos de uso do serviço anunciados em agosto, que permitem que o app de mensagens envie para o Facebook informações incluindo o número do telefone do usuário, sejam concluídas e medidas legais de proteção de dados possam ser asseguradas.


Em resposta ao The Wall Street Journal, o WhatsApp informou que está trabalhando com as autoridades de proteção de dados para endereçar as questões.

Já na carta enviada ao Yahoo, os reguladores europeus expressaram preocupação sobre a falha de segurança de 2014 que afetou mais de 500 milhões de usuários, mas que só veio a público no último mês de setembro. 

Segundo a Reuters, o Yahoo terá de cooperar com as investigações de todos os reguladores nacionais de proteção de dados e reportar todos os aspectos da brecha de segurança para as autoridades da União Europeia, segundo informações da Reuters.

O alerta da União Europeia acontece depois de a entidade de proteção de dados da Alemanha proibir o compartilhamento e mandar Facebook apagar dados recebidos do WhatsApp.

IoT: CPqD inaugura espaço voltado à inovação aberta


Leticia Cordeiro, 
2016/10/28, 14:00
Postado em 28 de outubro de 2016 às 23h00m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

O Hiperspaço tem 80 metros quadrados e está localizado no Pólis de Tecnologia de Campinas. Ele funcionará integrado ao ecossistema de inovação de Campinas, formado por universidades e instituições de ciência e tecnologia, além de empresas, aceleradoras e incubadoras.

O CPqD inaugurou na quinta-feira, 27, as instalações do seu Hiperespaço, uma iniciativa para a promoção da inovação aberta de soluções para cidades inteligentes baseadas no conceito de Internet das Coisas (IoT). O espaço abrigará startups e empresas criativas que poderão colaborar no desenvolvimento de ideias inovadoras.

O Hiperspaço tem 80 metros quadrados e está localizado no Pólis de Tecnologia de Campinas/SP. Ele funcionará, de acordo com Flávio de Andrade Silva, coordenador das ações de IoT do CPqD, integrado ao ecossistema de inovação de Campinas, formado por universidades e instituições de ciência e tecnologia, além de empresas, aceleradoras e incubadoras.

O CPqD coloca também à disposição dos empreendedores suas nove plataformas tecnológicas – Computação cognitiva, Computação avançada, Comunicações ópticas, Comunicações sem fio, Redes de dados, Sensoriamento, Segurança da informação e comunicação, Sistemas de energia e Sistemas eletrônicos embarcados, além de seus laboratórios, mentoria tecnológica, rede de parcerias e sua experiência e capacidade em desenvolver projetos com financiamento de diferentes fundos de fomento disponíveis no país.

No caso de aplicações para cidades inteligentes, o próprio Pólis de Tecnologia poderá funcionar como laboratório vivo desse conceito, conta Silva.
Para participar do Hiperespaço, os interessados deverão submeter suas ideias à iniciativa pelo site hiperespaco.network.