"Madrugador, Relax, Aproveito as Festas e Já Estou Chegando retratam comportamentos diante das compras de fim de ano, que devem impactar ações do varejo."
Nas compras de fim de ano, quatro modelos comportamentais dos consumidores predominam, segundo pesquisa realizada pelo Paypal. Os diferentes perfis foram identificados como Madrugador, Relax, Aproveito as Festas e Já Estou Chegando.
O primeiro deles, Madrugador, diz respeito a quem inicia os preparativos desde setembro, adquire os presentes antecipadamente em sites do mundo todo, justamente para garantir que o produto esteja em mãos antes da data. É aquele que evita filas e valoriza os benefícios, como acúmulo de pontos, além de começar as decorações de Natal em novembro.
Já o perfil Relax é o que compara preços com calma, analisando a melhor forma de pagamento. Ele usa bastante a internet para buscar objetos criativos e originais – como artigos com conceito fashion ou ecologicamente correto. São pessoas que valorizam o tempo em família e para atividades pessoais, além de estar planejado para os gastos dessa época do ano.
A terceira personalidade é o Aproveito as Festas, que usufrui de datas como a Black Friday, Cyber Monday e vendas noturnas. Consumidores com esse perfil não se importam em enfrentar filas e, uma vez com todos as compras feitas, desfrutam das horas livres com o que gostam.
Enquanto isso, o Já Estou Chegando é o que deixa para ir ao shopping na última hora, não se preocupando com embalagem e preferindo lojas virtuais que entreguem rápido.
Veja o infográfico com as informações sobre os perfis.
O primeiro deles, Madrugador, diz respeito a quem inicia os preparativos desde setembro, adquire os presentes antecipadamente em sites do mundo todo, justamente para garantir que o produto esteja em mãos antes da data. É aquele que evita filas e valoriza os benefícios, como acúmulo de pontos, além de começar as decorações de Natal em novembro.
Já o perfil Relax é o que compara preços com calma, analisando a melhor forma de pagamento. Ele usa bastante a internet para buscar objetos criativos e originais – como artigos com conceito fashion ou ecologicamente correto. São pessoas que valorizam o tempo em família e para atividades pessoais, além de estar planejado para os gastos dessa época do ano.
A terceira personalidade é o Aproveito as Festas, que usufrui de datas como a Black Friday, Cyber Monday e vendas noturnas. Consumidores com esse perfil não se importam em enfrentar filas e, uma vez com todos as compras feitas, desfrutam das horas livres com o que gostam.
Enquanto isso, o Já Estou Chegando é o que deixa para ir ao shopping na última hora, não se preocupando com embalagem e preferindo lojas virtuais que entreguem rápido.
Veja o infográfico com as informações sobre os perfis.